Resumo (PT):
As actuais preocupações a nível mundial para a produção de equipamentos tecnicamente mais evoluídos têm pressionado as empresas e a comunidade científica para o desenvolvimento de novos materiais, com as propriedades mais adequadas, para cada tipo de sector dos transportes, nomeadamente maior resistência mecânica e menor densidade. A criação e implementação deste tipo de materiais em diferentes estruturas conduz, no entanto, a solicitações muito mais exigentes às ferramentas utilizadas no processamento de peças, como é o caso das ferramentas de corte. Atentos a este facto, os produtores de ferramentas têm vindo a realizar estudos aprofundados acerca das geometrias e materiais mais adequados a utilizar nas ferramentas que desenvolvem em função do tipo de material a trabalhar (compósitos resina-fibras de carbono e de vidro, titânio-carbono, alumínio-resina-fibra de vidro, carbono-kevlar-aço, etc.), de forma a poderem competir num mercado internacional cada vez mais exigente e em contínua mudança. A natureza anisotrópica dos materiais compósitos torna-os mais susceptíveis à ocorrência de diversos tipos de dano, tais como delaminações, que são de evitar pois provocam uma perda das características mecânicas das peças na zona de ligação. Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre a influência dos materiais (carboneto de tungsténio e diamante policristalino) utilizados em brocas de furação e do seu número de cortantes (2 e 4 cortantes) sobre a evolução das forças axiais durante a furação e rugosidades (degradação) das paredes dos furos. Os ensaios realizados permitiram caracterizar a degradação das ferramentas ensaiadas, as quais foram estudadas através de ensaios de desgaste, rugosidade e análise microscópica. Os resultados obtidos fornecem indicações importantes sobre a geometria de broca e parâmetros de corte mais adequados para a produção de ferramentas utilizadas na produção de componentes para a indústria aeronáutica.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
6