Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Uma Aventura: O estagiário de Educação Física na Escola
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Uma Aventura: O estagiário de Educação Física na Escola

Título
Uma Aventura: O estagiário de Educação Física na Escola
Tipo
Tese
Ano
2021-11-19
Autores
Bruno Miguel Nunes Moreira
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente documento foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional, inserido no 2º ano do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O mesmo reflete a aventura que o autor teve, ao longo de um ano de estágio, com todas as suas dificuldades e superações experienciadas. O estágio profissional decorreu na Escola Secundária de Valongo, no ano letivo de 2020/2021, com uma turma do décimo ano, do curso científico-humanístico de ciências e tecnologias. A exposição resulta da introspeção sobre o desempenho do professor estagiário, ao longo do seu percurso no Estágio Profissional. O relatório de estágio encontra-se dividido em sete capítulos. O primeiro capítulo está reservado a uma breve introdução. No segundo capítulo é apresentado o enquadramento pessoal do professor estagiário. Enquanto no terceiro capítulo é retratado o enquadramento institucional. No quarto, quinto e sexto capítulos, é desenvolvido o enquadramento operacional, em que são focadas três áreas fulcrais, a área 1, organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a área 2, participação na escola e relações com a comunidade, e a área 3, desenvolvimento profissional, respetivamente. De destacar que na área de desenvolvimento profissional, foi realizado um estudo de investigação sobre a motivação para o exercício aos alunos da turma do autor, sendo que houve aumentos significativos dos motivos para a prática de exercício físico, entre o desconfinamento e o final do ano letivo. O sétimo capítulo está reservado para as considerações finais e expetativas para o futuro. Com este documento, o autor discorre sobre as suas decisões, dificuldades e emoções sentidas ao longo do seu percurso, que protagonizaram a construção da sua identidade profissional, a de professor de educação física.
Abstract (EN): This document was accomplished within the scope of the Professional Internship, included in the 2nd year of the 2nd cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the College of Sports of the University of Porto. This work reports the adventure that the author had, over a year of internship, with all its difficulties and overcomings experienced. The professional internship took place at the High School of Valongo, in the school year of 2020/2021, with a class of the tenth year, from the scientific-humanistic and technological course. This exhibition results from the introspection about the performance of the intern teacher, throughout his career in the Professional Internship. The internship report is divided into seven chapters. The first chapter is reserved for a brief introduction. The second chapter presents the trainee teacher's personal framework, while in the third chapter the institutional framework is portrayed. In the fourth, fifth and sixth chapters, the operational framework is developed, in which three core areas are focused, area 1, organization and management of teaching and learning, area 2, school participation and community relations, and area 3, professional development, respectively. It is remarkable that in professional development, a research study was carried out about the students’ motivation to exercise in the author's class, which revealed that there were relevant increases in the reasons for the physical exercise practice, between the deconfinement and the end of the school year. The seventh chapter is reserved for the final considerations and expectations for the future. With this document, the author discusses his decisions, difficulties and emotions felt throughout his career, which led to the construction of his professional identity: a physical education teacher.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio _ Versão Final de Bruno MIguel Moreira Uma Aventura: O estagiário de Educação Física na Escola 828.65 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-16 às 20:40:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2