Resumo (PT):
Este artigo tem como objetivo compreender a interação entre o cliente e o fornecedor, na compra de serviços de marketing. Para isso, apresenta-se uma caracterização dos serviços de marketing, do fornecimento e dos intervenientes na interação de compra destes serviços. Primeiro, apresentamos uma revisão da literatura relacionada com a compra, caracterização dos serviços e a interação no contexto dos serviços. Em seguida, apresenta-se um grupo selecionado de casos exploratórios, que servem de base à discussão deste trabalho. Os casos selecionados correspondem à compra de serviços de marketing por três grandes empresas portuguesas. As entrevistas em profundidade junto dos responsáveis de marketing foram realizadas em Novembro de 2010. Os resultados dos casos revelam que são comprados um número crescente e diversificado de serviços de marketing. Estes serviços são heterogéneos, simples ou complexos. São negociados com base em contratos anuais, ou seja, clientes e fornecedores contratam um relacionamento por um determinado período. Os serviços são fornecidos por um grupo diversificado de fornecedores, com quem os clientes se relacionam há dois ou mais anos. Clientes e fornecedores partilham informações diversas e consideradas importantes. Os clientes consideram que os fornecedores possuem um conhecimento específico. O estudo destaca o crescimento do mercado de serviços de marketing e a oportunidade para as partes melhor se adaptarem e explorarem novas formas de interação. Os resultados obtidos revelam a necessidade de uma investigação mais aprofundada quantitativa e qualitativa sobre o mercado de serviços de marketing e a interação entre o cliente e o fornecedor do serviço.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica