Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O ensino secundário em Portugal e no Brasil no século XX = Secondary education in Portugal and Brazil in the twentieth century
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

O ensino secundário em Portugal e no Brasil no século XX = Secondary education in Portugal and Brazil in the twentieth century

Título
O ensino secundário em Portugal e no Brasil no século XX = Secondary education in Portugal and Brazil in the twentieth century
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2021
Autores
Gatti, Giseli Cristina do Vale
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Alves, Luís Alberto Marques
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Indexação
CAPES - Portal de Periódicos
Google Scholar
Dialnet
Latindex
ProQuest
RCAAP
DOAJ
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo aborda, em perspectiva comparada, a temática do Ensino Secundário em Portugal e no Brasil durante o Século XX. Parte-se de uma discussão conceitual e de uma contextualização histórica do que se passou em ambos os países no período delimitado. Em seguida, faz-se uma apresentação da bibliografia de referência e de uma parte significativa da historiografia existente sobre este nível de ensino em Portugal e no Brasil. Depois, examina-se a legislação e alguns aspectos relacionados às instituições escolares, seus currículos e práticas. Ao final, apontam-se semelhanças e diferenças entre os percursos e a situação atual do Ensino Secundário em Portugal e no Brasil.
Abstract (EN): The theme of this paper is secondary education in Portugal and in Brazil in the 20th century from a comparative perspective. This history is first examined based on a conceptual discussion and a historical contextualization of what occurred in both countries in the period defined. Then a reference bibliography and a significant part of the historiography that exists on this educational level in Portugal and Brazil is presented. Next, the legislation and some aspects related to school institutions, curricula, and practices are examined. Finally, similarities and differences between Portugal and Brazil in the historical paths and the current situation of secondary education are indicated.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/63763
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Artigo 2021 Cadernos Uberlândia_por Versão em língua portuguesa 482.23 KB
Artigo 2021 Cadernos Uberlândia_eng Versão em língua inglesa 493.20 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 06:21:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2