Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa

Título
Metamorfoses de A Reprodução: um olhar atualizado a partir da realidade portuguesa
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Revista
97
Páginas: 87-105
ISSN: 0873-6529
Indexação
DOAJ
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Sociologia
Outras Informações
Resumo (PT): Neste artigo procura-se discutir em que medida A Reprodução (Bourdieu e Passeron, 1970), 50 anos depois de ter sido editada, continua atual para a análise das relações entre o espaço social e o sistema educativo na sociedade portuguesa. Para isso sintetizam-se resultados de pesquisas recentes realizadas em Portugal no campo da Sociologia da Educação, ilustrando os vasos comunicantes que estabelecem com o quadro referencial daquela obra. Daremos conta dos modos de relação das classes sociais com o sistema educativo, salientando aproximações e desvios face à matriz dos autores franceses. Discutiremos os avanços, contradições e insuficiências da educação compensatória. Concluiremos pela atualidade de A Reprodução, mas sob condições e adaptações, gerando novos horizontes de indagação que permitem reconstruir a teoria sem a destruir. Apesar de existir ampla abundância empírica que comprova a transmutação das desigualdades sociais de base familiar em desigualdades escolares e destas, novamente, em desigualdades sociais, constatamos que existem mudanças que advêm de políticas educativas e da feminização do acesso e sucesso escolar. Sugerimos um investimento em pesquisas que promovam a articulação entre escalas de observação (micro, meso e macro) e a interseção e consubstancialidade de desigualdades sociais (classe, género e etnia).
Abstract (EN): This article seeks to discuss the extent to which Reproduction (Bourdieu and Passeron, 1970), 50 years after it was published, remains current for the analysis of the relations between social space and the educational system in Portuguese society. To this end, we summarize the results of recent research carried out in Portugal in the field of Sociology of Education, illustrating the communicating vessels that they establish with the referential framework of this work. We will give an account of the ways in which social classes relate to the educational system, emphasizing approximations and deviations from the matrix of French authors. We will discuss the advances, contradictions and shortcomings of compensatory education. We will conclude by the timeliness of Reproduction, but under conditions and adaptations, generating new horizons of inquiry that allow us to reconstruct the theory without destroying it. Although there is ample empirical abundance that proves the transmutation of family-based social inequalities into school inequalities and these, again, into social inequalities, we find that there are changes that come from the educational policies and the feminization of school access and success. We suggest an investment in research that promotes the articulation between observation scales (micro, meso and macro) and the intersection and consubstantiality of social inequalities (class, gender and ethnicity).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
spp-9659 964.50 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Mundo da sociologia: 12º ano: manual (2023)
Livro
Pombo, Antonio Pedro; Lopes, João Teixeira ; Melo, Benedita Portugal e ; Rodrigues, Cristina Tristão
Estudos sobre crianças e espaços públicos urbanos a partir do Projeto CRiCity: recomendações (2022)
Livro
Seixas, Eunice Castro; Seixas, Paulo Castro; Lopes, João Teixeira ; Ferro, Lígia; Melo, Benedita Portugal e; Tomás, Catarina; Barbosa, Inês; Rodrigues, Júlia ; González, Sara
Crianças na cidade em tempos de COVID-19: reflexões a partir da investigação em espaços públicos no Porto e em Lisboa (2020)
Livro
Seixas, Eunice Castro ; Melo, Benedita Portugal e ; Rodrigues, Júlia; Giacchetta, Niccolò; Gonzalez, Sara Calado; Seixas, Paulo Castro; João Teixeira Lopes; Ferro, Lígia; Machado, Idalina
Mundo da Sociologia: 12º Ano: trabalho de projeto e caderno de atividades (2023)
Livro
Pombo, Antonio Pedro; João Teixeira Lopes; Melo, Benedita Portugal e; Rodrigues, Cristina Tristão
Sociology in Portugal: local, national, and international dialogues (2020)
Capítulo ou Parte de Livro
Lopes, João Teixeira ; Abrantes, Pedro; Ferro, Lígia; Ramos, Madalena; Melo, Benedita Portugal e; Ferreira, Ana; Cerejo, Dalila; Aníbal, Alexandra

Ver todas (7)

Da mesma revista

When art meets crisis: the Portuguese story and beyond (2018)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silva, Augusto Santos ; Guerra, Paula ; Santos, Helena
Valores e tensões na política cultural ibérica: um estudo de casos = Values and tensions in Iberian cultural policy: a study of cases (2002)
Artigo em Revista Científica Nacional
Rodriguez Morató, Arturo ; Lopes, João Teixeira ; Zamorano, Mariano Martín ; Ferro, Lígia; Azevedo, Natália ; Sánchez Belando, María Victoria ; Andrade, María; Novo Rey, Uxío; Apolinário, Sónia; Ricardo, José
Transformações do trabalho em contextos de pressão para o desempenho profissional (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Tavares, David ; Lopes, Noémia ; Gonçalves, Carlos Manuel

Ver todas (42)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-17 às 13:48:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2