Você está em:Início > Publicações > Visualização > Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Tipo
Livro
Ano
2021
Autores
Pintassilgo, Joaquim
(Coordenador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição.
A pessoa não pertence à instituição.
A pessoa não pertence à instituição.
Sem AUTHENTICUS
Sem ORCID
Resumo (PT):
Este livro, cuidadosamente intitulado “Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX”, é uma resposta instigante ao desafio historiográfico de fazer uma história da educação a partir do mote da inovação pedagógica e em diferentes tempos históricos. Trata-se da coletânea organizada pelos professores Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves, que reúne quinze ensaios que focalizam instituições escolares que se afastaram ou descontruíram a forma escolar – teoria enunciada por Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin –, ou a gramática escolar – conceito cunhado por David Tyack e Larry Cuban.
Esta coletânea é formada por um conjunto de textos que apresentam o roteiro de um arquipélago de experiências escolares de referência visto na longa duração histórica. O foco é deslocado das reformas educativas prescritas pelo Estado para as práticas escolares inovadoras à maneira de táticas certeaunianas que são inventadas à margem e mesmo contra os poderes educacionais constituídos. Embora a presente obra tenha diversificadas apropriações pedagógicas, acredito que ela foi pensada especialmente a partir do livro Des collèges et des lycées différents, de Marie-Laure Viaud, que aborda iniciativas destoantes no ensino secundário francês. Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves organizaram uma publicação coletiva que coloca a lupa sobre novos ensaios escolares, de diferentes temporalidades, que ecoam no presente e ajudam a refletir sobre a reinvenção da escola no surpreendente e incerto século XXI. (PROF. DR. NORBERTO DALLABRIDA, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Abstract (EN):
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Notas:
Edição brasileira da obra publicada em Portugal em 2019 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa:
https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=330405
Nº de páginas:
550
ISBN:
978-65-88812-13-6
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.