Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century

Título
Roteiros da inovação pedagógica : escolas e experiências de referência em Portugal no século XX = Itineraries of pedagogical innovation : reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century
Tipo
Livro
Ano
2021
Autores
Pintassilgo, Joaquim
(Coordenador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Alves, Luís Alberto Marques
(Coordenador)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Este livro, cuidadosamente intitulado “Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX”, é uma resposta instigante ao desafio historiográfico de fazer uma história da educação a partir do mote da inovação pedagógica e em diferentes tempos históricos. Trata-se da coletânea organizada pelos professores Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves, que reúne quinze ensaios que focalizam instituições escolares que se afastaram ou descontruíram a forma escolar – teoria enunciada por Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin –, ou a gramática escolar – conceito cunhado por David Tyack e Larry Cuban. Esta coletânea é formada por um conjunto de textos que apresentam o roteiro de um arquipélago de experiências escolares de referência visto na longa duração histórica. O foco é deslocado das reformas educativas prescritas pelo Estado para as práticas escolares inovadoras à maneira de táticas certeaunianas que são inventadas à margem e mesmo contra os poderes educacionais constituídos. Embora a presente obra tenha diversificadas apropriações pedagógicas, acredito que ela foi pensada especialmente a partir do livro Des collèges et des lycées différents, de Marie-Laure Viaud, que aborda iniciativas destoantes no ensino secundário francês. Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Marques Alves organizaram uma publicação coletiva que coloca a lupa sobre novos ensaios escolares, de diferentes temporalidades, que ecoam no presente e ajudam a refletir sobre a reinvenção da escola no surpreendente e incerto século XXI. (PROF. DR. NORBERTO DALLABRIDA, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Edição brasileira da obra publicada em Portugal em 2019 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=330405
Nº de páginas: 550
ISBN: 978-65-88812-13-6
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Capítulo ou Parte de Livro
Silva, Carlos Manique da (Autor) (Outra); Ribeiro, Cláudia Pinto (Autor) (FLUP)
2021
Capítulo ou Parte de Livro
Alves, Luís Alberto Marques (Autor) (FLUP); Lima, Rui Guimarães (Autor) (Outra); Pereira, Francisco (Autor) (Outra)
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 06:23:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2