Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > UM CAMINHO INESPERADO DE UM ESTAGIÁRIO ATÉ AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Relatório de Estágio Profissional
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

UM CAMINHO INESPERADO DE UM ESTAGIÁRIO ATÉ AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Relatório de Estágio Profissional

Título
UM CAMINHO INESPERADO DE UM ESTAGIÁRIO ATÉ AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Relatório de Estágio Profissional
Tipo
Tese
Ano
2020-12-11
Autores
Manuel João Ferreira Carção
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente relatório resulta do Estágio Profissional, unidade curricular inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que marcou o início da prática profissional, enquanto professor de Educação Física. O Estágio Profissional foi realizado numa escola localizada em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, sendo o núcleo de estágio constituído por três estudantes estagiários, supervisionado por uma professora cooperante dessa escola e uma professora orientadora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto no ano letivo de 2019/2020. A sua realização é o culminar de um ano de aquisição de conhecimentos, vivências e competências pedagógicas imprescindíveis para o futuro enquanto pessoa e profissional docente. É neste momento que invocamos todos os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o processo de formação, de modo a estabelecer a ponte entre a teoria a prática. Após esta atuação, chega o momento de refletir acerca “do quê” e de “como” tudo aconteceu, para que se possam ser tiradas ilações acerca desta atuação. Assim, este relatório assume-se como um momento de reflexão, analisando-se o que se fez, o que poderia ser feito, assim como a nova realidade e a superação através de todas as experiências, desafios e vivências que foram surgindo durante o Estágio Profissional. O estudo realizado veio da necessidade provocada pela nova realidade da pandemia Covid-19, que obrigou a toda comunidade escolar a adaptar-se, organizar, inovar e reinventar-se num curto espaço de tempo. Tudo isto foi de tal maneira marcante e desafiante, para mim, que me senti compelido a desenvolver o tema “O desafio do ensino à distância na Educação Física”. Neste estudo faço uma reflexão crítica acerca do tempo vivido, durante o qual desenvolvi a minha adaptação ao ensino à distância, bem como acerca das atividades realizadas e dificuldades sentidas.
Abstract (EN): The present document portrays the supervised practicum training, a course unit integrated in the second and last year of the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, of the Faculty of Sports – University of Porto. This supervised practicum was the starting point of my professional practice as a teacher of Physical Education, and was held in a school of Arcozelo, Vila Nova de Gaia, during the school year 2019/2020. The internship group comprised three pre-service teachers, one Cooperating teacher – from the school’s teaching corps –, and one Supervisor teacher – from the Faculty of Sports. This report represents the culmination of a very important year; a year of acquisition of knowledge, experiences and teaching skills – all of them indispensable for my future as a person and as a teaching professional. This is the moment to invoke all the acquired knowledge throughout my process of education, in order to establish a bridge between the theory and the practice. After this ‘performing’, it comes the time to think about of ‘what’ and ‘how’ everything happened. This is mandatory in order to draw conclusions and to learn from the practicum. In this way, this written report represents a moment of reflection, which analyses what was done and what could be done. It also examines this new reality and the overcoming, through all the experiences, challenges that arose during the Professional internship. A study was carried out, taking into account this new reality caused by the Covid’s pandemic. Indeed, all the school community had to adapt, to organize itself, and to reinvent itself in a very short period of time. All of this was so striking and challenging, that I felt compelled to develop the theme: ‘the challenge of distance learning in Physical Education’. In this study I develop a critical reflection regarding the lived period, during which I made my own adaptation to the distance learning, as well as regarding my ideas and proposals and felt difficulties.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio de Manuel João Ferreira Carção UM CAMINHO INESPERADO DE UM ESTAGIÁRIO ATÉ AO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Relatório de Estágio Profissional 1307.92 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 19:06:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2