Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Osório de Castro: a poet of India
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Osório de Castro: a poet of India

Título
Osório de Castro: a poet of India
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2020
Autores
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Literatura
Outras Informações
Resumo (PT): Osório de Castro (1868-1942) é um conhecido poeta português quase sempre estudado como exemplo das correntes finesseculares do século XIX (Simbolismo, Parnasianismo, Decadentismo), em que se encontram frequentes alusões ao Oriente, caracterizadas pelo exotismo ou anacronia dos elementos, fora do espaço e do tempo comuns, tigres ou ruínas. De facto, no período em que trabalhou na Índia, publicou até em Panjim, Nova Goa (1906) um livro de poemas, A Cinza dos Mirtos, em que são constantes as alusões a esse Oriente. Mas acentua-se então, a nosso ver, uma estranha inversão de perspetiva: passando os elementos exóticos ou anacrónicos a ser comuns, os elementos comuns, vistos de longe, ganham em exotismo e anacronia. De certa forma, a Índia acentua ambiguidades conotativas: a vitória é sentida como derrota e a objetividade da História parece produto da subjetividade do Mito. Considerando deste modo a singularidade da poesia de Osório de Castro, este ensaio visa refletir sobre a complexidade de um diálogo filosófico-literário entre Oriente e Ocidente.
Abstract (EN): Osório de Castro (1868-1942) was a Portuguese poet known as an example, in Portugal, of Symbolism, Parnassianism and Decadent Movements, literary currents marked by exotic and anachronistic themes, things out of place or out of time like tigers and ruins, with frequent allusions to Oriental places. In fact, he worked in India for a certain period where he published a book of poems (A Cinza dos Mirtos/ [The Ash of the Myrtles], Panjim/Nova Goa, 1906). where exotic themes are constantly exemplified. However, it seems to us that a strange inversion occurred: in a local context, exotic or anachronistic themes became common, and common themes became, in a certain way, exotic and anachronistic. To Castro, India emphasized ambiguity: victory is just the other side of defeat, and History has been a Tale. This essay aims to reflect upon the complexity of the literary and philosophical dialogue between Occident and Orient, considering the singularity of Castro’s poetry.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Portas Fechadas? Janelas Abertas. Saídas Profissionais das Línguas Românicas (2007)
Publicação Didática
Maria Luísa Malato Borralho; Françoise Bacquelaine
40 sonetos (2019)
Livro
Cabral, Paulino António, Abade de Jazente, 1719-1789; Malato, Maria Luísa
Worlds made of heroes : a tribute to J. R. R. Tolkien (2022)
Livro
Vasconcelos, Filomena ; Botelho, Inês ; Malato, Maria Luísa
Uma passagem pelo mundo da máfia: a jornada da flor lilás e suas companheiras (2007)
Livro
Malato, Maria Luísa; Laranjinha, Ana Sofia ; Leite, Isabel Pereira
Teixeira de Pascoaes / Vicente Risco (Epistolário) (2012)
Livro
Malato, Maria Luísa ; Natário, Maria Celeste ; Caseiro Nogueiras, Delfín

Ver todas (255)

Do mesmo livro

Confúcio: da literatura à sabedoria (2020)
Capítulo ou Parte de Livro
Natário, Maria Celeste
A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e as suas experiências do Oriente (2020)
Capítulo ou Parte de Livro
Polónia, Amélia ; Capelão, Rosa
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 20:36:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2