Resumo (PT):
Procura-se analisar a origem e a evolução das Ciências da Informação e
Comunicação, nascidas em França na segunda metade do século XX sob o
impulso de um grupo de investigadores de que Roland Barthes, Robert Escarpit e
Jean Meyriat foram os mais representativos. A perspetiva integrada que
defendiam para este campo de estudo obteve resultados concretos em França,
mas a sua influência em outros países é praticamente desconhecida. Não
obstante, sabemos que, através da criação do movimento académico das iSchools
se foi modelando, na prática, o binómio informação e comunicação com um viés
acentuadamente tecnológico e menos cientifico-social e humanístico. A análise da
oferta formativa das iSchools permitiu demonstrar que, apesar de algumas escolas
oferecerem formações em comunicação e informação, não existe uma consistente
base epistemológica para suportar a visão integrada que caraterizava as SIC
francesas nem uma real visão transdisciplinar. Nesta comunicação pretende-se
mostrar que é possível desenvolver um projeto que aproxime profissionais da
comunicação e da informação e que permita superar a dimensão profissional e
descobrir afinidades no plano fenomenológico e epistemológico.
Abstract (EN):
The aim is to analyze the origin and evolution of the Information and
Communication Sciences, born in France in the second half of the 20th century
under the impulse of a group of researchers in which Roland Barthes, Robert
Escarpit and Jean Meyriat were the most representative. The integrated
perspective they advocated for this field of study has achieved concrete results in
France, but its influence in other countries is virtually unknown. Nevertheless, we
know that, through the creation of the iSchools academic movement, the
information and communication binomial has been modeled with a markedly
technological and less scientific-social and humanistic bias. The analysis of the
programmes offered by iSchools showed that, although some schools offer training
in communication and information, there is no consistent epistemological basis to
support the integrated vision that characterized the French SIC nor a real
transdisciplinary vision. In this paper we intend to show that it is possible to develop
a project that brings communication and information professionals closer together,
and that allows us to overcome the professional dimension and discover affinities
at the phenomenological and epistemological level.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica