Resumo (PT):
Devemos ao psicólogo Jerome Bruner a distinção entre cognição paradigmática e cognição narrativa, duas
formas que os seres humanos usam para entender o mundo e atribuir significado à sua existência. A cognição
paradigmática recorre a conceptualizações ou a categorizações que se organizam tendo em vista atingir um ideal
de descrição e explicação da natureza lógico-formal. Ela centra-se em modelos que isolam as causas gerais dos
fenómenos e procura identificar procedimentos suscetíveis de corroborar ou infirmar hipóteses empiricamente
testáveis alicerçadas em processos lógico-dedutivos. Na cognição narrativa, por seu turno, a realidade é
compreendida através de histórias. Através de um enredo presente na narrativa a ação de um ou mais
personagens estrutura-se no espaço e no tempo e confere significado à existência. A utilização de narrativas
suscetíveis de funcionarem como elementos catalisadores da aprendizagem tem vindo a configurar um campo
particularmente interessante ao nível da educação designado por ensino narrativo. Neste artigo descrever-se-ão
os princípios genéricos suscetíveis de estruturar uma abordagem narrativa ao nível do ensino, como o espaço de
aula pode tornar-se um local de partilha de narrativas e de co(construção) de significados e os resultados de
investigações que evidenciam a sua eficácia ao nível da aprendizagem de conteúdos e do desenvolvimento de
competências pelos estudantes.
Abstract (EN):
We owe the psychologist Jerome Bruner the distinction between paradigmatic cognition and narrative cognition,
two forms humans use to understand the world and to give meaning to their existence. Paradigmatic cognition
resorts to conceptualizations or categorizations that are organized so as to achieve an ideal of description and
explanation of logical-formal nature. It focuses on models that isolate the general causes of phenomena and
seeks to identify procedures that can corroborate or reject empirically testable hypotheses based on logicaldeductive
processes. In narrative cognition, reality is understood through good stories. Through a plot in the
narrative, the action of one or more characters is structured in space and time and gives meaning to existence.
The use of narratives that can be used as catalysts for learning has been a particularly interesting field in
education called narrative teaching. In this article, I will describe the generic principles that can be used to
structure a narrative approach at the level of teaching, and how the classroom can become a place to share
narratives and to co-build meanings. I will also present the results of research and studies that show their
effectiveness in terms of content learning and the development of competences in the students.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica