Resumo (PT):
Este relatório procura propor uma visão para o ensino das artes visuais
baseada em propostas da cultura visual, questionando diferentes modos de
encarar a educação artística na contemporaneidade e orientando-a para a
formação integral dos sujeitos, um pressuposto influenciado pela ideia que a arte
e a estética constituem um meio para os sujeitos conhecerem e compreenderem o
mundo, e a si mesmos. Esta visão holística de ensino e aprendizagem, com
enfoque na literacia visual, convoca outros conteúdos e metodologias de ensino
centradas nos estudantes. Daqui emergem novos desafios para as Artes Visuais,
em específico, para a disciplina de Desenho A, do 12º ano: criar situações de
aprendizagem significativa, que permitam dar voz aos estudantes, no sentido de
promover o desenvolvimento do pensamento visual crítico e as diferentes
subjetividades, ou descentralidades do eu. Evocando a metáfora das respigadoras
(Hernandez, 2007) a materialização desta narrativa requer que nos posicionemos
como professores, artistas e investigadores, no contexto da sala de aula, para a
criação de comunidades de aprendizagem, que possibilitem o desenvolvimento e
manifestação do pensamento disruptivo, desencadeado pela experienciação livre
do desenho, desacorrentado de normas e verdades fixas; esta narrativa reclama
que os estudantes possam ter voz, para que possam construir/desconstruir
representações e sentidos de identidade.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
82