Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A Telescola... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica! = The Telescola... is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

A Telescola... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica! = The Telescola... is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!

Título
A Telescola... é uma imensa sala de aula, do tamanho da lusitana faixa atlântica! = The Telescola... is an immense classroom, one the size of the Lusitanian Atlantic territory!
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2018
Autores
Alves, Luís Alberto Marques
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Lima, Rui Guimarães
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Indexação
Dialnet
DOAJ
Latindex
ProQuest
RCAAP
CAPES - Portal de Periódicos
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): Enquanto subsistema educativo no quadro político do Estado Novo português (1926-1974), a Telescola surge-nos como um meio tecnologicamente inovador e com uma capacidade de multiplicar destinatários. Este encontro auspicioso entre tecnologia e alunos, garantia ao regime a possibilidade de encurtar os níveis de analfabetismo e aumentar os anos de escolaridade. Ouvir os representantes da Nação nos seus discursos no âmbito do poder legislativo é pressentir o pensamento do regime, da época, mas também o desencontro entre o que se passava em Portugal e no Mundo. Ajuda-nos também a ver argumentos, dados comparativos e lógicas de investimento útil. Permite-nos compreender a dinâmica que a geração dos engenheiros procurou incutir ao regime, elegendo a educação como eixo central do desenvolvimento. A instalação da Telescola e a sua permanência para além de 1974 é mais uma prova da significância da sua implementação.
Abstract (EN): The Telescola, in its quality as pedagogical subsystem of the Portuguese Estado Novo¿s (1926- 1974) policies, emerges as a technologically advanced medium with the potential to reach a multitude of individuals. This auspicious meeting of technology and students enabled the State to curtail illiteracy levels, as well as increase the years of compulsory education. To read the representatives of the Nation¿s speeches concerning the legislative power allows us to perceive the regime¿s own current of thought at the time; however, the aforementioned discourses also shed some light on the discrepancies between Portugal and the World in that period. It also aids us in understanding arguments, the comparative data and the justifications for the investment in that field. It also enables us to comprehend the dynamics that the generation of engineers sought to instil into the regime, by favouring education as the central axis of development. The establishment of the Telescola and its existence beyond 1974 is further proof of the significance of its implementation.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
LuisAMAlves43300-181539-1-PB Versão em língua portuguesa 432.39 KB
LuisAMAlves_en_43300-181537-1-PB Versão em língua inglesa 467.52 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Telescola : um espaço de referência educativa (2019)
Livro
Alves, Luís Alberto Marques; Lima, Rui Guimarães; Pereira, Francisco
O espírito e a filosofia subjacentes aos diplomas legais de criação da Telescola, na década de 1960, em Portugal (2017)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Alves, Luís Alberto Marques; Lima, Rui Guimarães
Telescola : pressão internacional, inovação nacional e mérito pedagógico (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Alves, Luís Alberto Marques ; Lima, Rui Guimarães ; Pereira, Francisco
Telescola : pressão internacional, inovação nacional e mérito pedagógico (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Alves, Luís Alberto Marques; Lima, Rui Guimarães; Pereira, Francisco
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 04:18:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2