Resumo: |
As alergias respiratórias relacionadas com bioaerossóis são desencadeadas por pólen e esporos de fungos transportados pelo ar, sendo um problema relacionado com a exposição ambiental. Dado que a prevenção da emissão desses bioaerossóis é especialmente difícil, estratégias de prevenção eficazes são uma forma de prevenir efeitos adversos à saúde. A amostragem aerobiológica de pólen e esporos de fungos é uma das fontes de informação mais importantes para fazê-lo, mas baseia-se na utilização de amostradores localizados no topo dos edifícios de modo a registar os níveis de fundo presentes na atmosfera. No entanto, quem sofre de alergias é sensibilizado mais próximo do solo, onde podem ocorrer variações de concentração em microescala que não são detetadas pelos equipamentos situados to topo dos edifícios. Concomitantemente, um desafio importante relacionado com as alergias desencadeadas por bioaerossóis é quantificar as cargas efetivas de alergénios a que os indivíduos sensibilizados estão expostos, já que as contagens de pólen/esporos de fungos nem sempre representam a concentração real dos epítopos alergénicos no ar.
Assim, ainda não temos conhecimento quantificável sobre as cargas de alergénio e a variabilidade na exposição individual e a biomonitorização humana da exposição a pólen e esporos de fungos pode ser uma solução.
O BIOREAL pretende explorar um novo paradigma de investigação através de uma prova de conceito para quantificação de bioaerossóis alergénicos (pólen e esporos de fungos) e deteção dos seus alergénios ao nível individual, visando avaliar a exposição humana. Uma nova estratégia disruptiva será testada através de amostragem dinâmica implementando uma metodologia inovadora que combine equipamentos móveis com biossensores para deteção e quantificação de alergénios. Isto revolucionará a informação disponível sobre bioaerossóis, oferecendo um conhecimento mais racional sobre a descrição do bioexpossoma humano. Os resultados do projeto abrirão oportuni  |
Resumo As alergias respiratórias relacionadas com bioaerossóis são desencadeadas por pólen e esporos de fungos transportados pelo ar, sendo um problema relacionado com a exposição ambiental. Dado que a prevenção da emissão desses bioaerossóis é especialmente difícil, estratégias de prevenção eficazes são uma forma de prevenir efeitos adversos à saúde. A amostragem aerobiológica de pólen e esporos de fungos é uma das fontes de informação mais importantes para fazê-lo, mas baseia-se na utilização de amostradores localizados no topo dos edifícios de modo a registar os níveis de fundo presentes na atmosfera. No entanto, quem sofre de alergias é sensibilizado mais próximo do solo, onde podem ocorrer variações de concentração em microescala que não são detetadas pelos equipamentos situados to topo dos edifícios. Concomitantemente, um desafio importante relacionado com as alergias desencadeadas por bioaerossóis é quantificar as cargas efetivas de alergénios a que os indivíduos sensibilizados estão expostos, já que as contagens de pólen/esporos de fungos nem sempre representam a concentração real dos epítopos alergénicos no ar.
Assim, ainda não temos conhecimento quantificável sobre as cargas de alergénio e a variabilidade na exposição individual e a biomonitorização humana da exposição a pólen e esporos de fungos pode ser uma solução.
O BIOREAL pretende explorar um novo paradigma de investigação através de uma prova de conceito para quantificação de bioaerossóis alergénicos (pólen e esporos de fungos) e deteção dos seus alergénios ao nível individual, visando avaliar a exposição humana. Uma nova estratégia disruptiva será testada através de amostragem dinâmica implementando uma metodologia inovadora que combine equipamentos móveis com biossensores para deteção e quantificação de alergénios. Isto revolucionará a informação disponível sobre bioaerossóis, oferecendo um conhecimento mais racional sobre a descrição do bioexpossoma humano. Os resultados do projeto abrirão oportunidades de investigação, não só relacionadas com a saúde, mas também na área dos biossensores para a deteção de bioaerossóis. A equipa de investigação do projeto reúne especialistas com experiência transdisciplinar em aerobiologia, química analítica e eletroquímica, imunoalergologia e ciência de dados. O IP tem fortes ligações com redes de investigação internacionais que irão apoiar cientificamente o projeto proposto.
O projeto irá focar-se na otimização de equipamentos individuais de monitorização de partículas que permitem amostragem gravimétrica em filtro para quantificar pólen/esporos de fungos e seus alergéniosao nível da exposição individual.
Será efetuada uma campanha de amostragem que envolverá estudantes voluntários ou funcionários da FCUP com sintomatologia alérgica e vão transportar os amostradores individuais de partículas ao longo das suas atividades diárias, registando os sintomas alérgicos numa aplicação de notas de voz e no final de cada dia num questionário de controlo diário (CARAT). Os filtros serão substituídos diariamente pelos voluntários e entregues na FCUP. Estes filtros são submetidos a um procedimento químico para extração de alergénios e depois processados para identificação e quantificação de pólen e esporos de fungos. Serão explorados biossensores (imunodetecção electroquímica e semicondutores de deteção por fluorescência) especificamente adaptados para a quantificação de alergénios em amostras de ar, calibrados para os alergénios mundiais mais frequentes presentes no Porto: Pla a 1 de Platanus, Grupos 5 de Poaceae e Alt a 1 de esporos do fungo Alternaria. Adicionalmente, pretende-se modelar a relação entre o potencial alergénico do bioaerossol, os sintomas alérgicos e a informação meteorológica diária adquirida.
O projeto irá permitir esclarecer aspetos metodológicos importantes para investigação futura em amostragem e quantificação da carga alergénica dos bioaerossóis ao nível de exposição individual. Esta informação beneficiará vários utilizadores finais, como profissionais de saúde, doentes com sintomatologia alérgica ou responsáveis pelo planeamento urbano e administrativo. Contribuirá para uma melhor gestão dos problemas e custos relacionados com alergias, , através de estratégias de prevenção, capacitando os doentes para a tomada de decisão baseada em informação personalizada e ajudando na gestão de espaços verdes urbanos de modo a implementar estratégias para melhorar a qualidade do ar relacionada com os bioaerossóis. Também, contribuirá para o avanço tecnológico de biossensores com vista ao desenvolvimento futuro de sensores de base imunológica para alergénios de pólen e esporos de fungos presentes em amostras ar. Finalmente, fortalecerá os esforços da comunidade científica internacional no sentido de implementar legislação para a deteção sistemática de Bioaerossóis causadores de alergias. |