| Código Oficial: | 6828 |
| Sigla: | EGA |
Serão apresentados aos estudantes conceitos e metodologias de trabalho tidos como mais relevantes na Economia do Ambiente e no domínio específico do Desenvolvimento Sustentável e respetivos indicadores.
As temáticas a lecionar versam duas áreas essenciais numa unidade curricular do primeiro semestre de um Mestrado cujo âmbito é a Economia e Gestão do Ambiente. Por um lado, um primeiro bloco de conteúdos programáticos de introdução às temáticas da Economia do Ambiente, assegura a preparação fundamental dos estudantes nessa área. Em segundo lugar, a questão do Desenvolvimento Sustentável é apresentada com os alicerces metodológicos básicos para um entendimento dos estudantes em relação à sua importância fulcral na atualidade, a nível internacional, nacional, regional e empresarial. Procura assim preparar-se os estudantes para qualquer contexto de trabalho e, num plano mais imediato, para o eventual aprofundamento das matérias e procura de case studies, nomeadamente no âmbito de uma potencial tese de mestrado.
Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos estruturados e ferramentas de análise em matéria de Economia da Energia e de Política Energética. Pretende-se familiarizar os estudantes com a evolução e situação atual do sistema energético mundial, europeu e português juntamente com os principais conceitos, grandes questões, e indicadores utilizados na disciplina para a sua análise. A UC estuda as questões da segurança energética, a relação entre energia e economia e a forma como os diferentes atores, as transformações socioeconómicas e tecnológicas, e as políticas de energia e clima influenciam a sustentabilidade do sistema energético.
O objetivo da disciplina é proporcionar aos estudantes o adequado conhecimento e perícia para auditar sistemas de gestão ambiental e para assegurar a sua implementação, de acordo as normas do processo de certificação Ambiente (NP EN ISO 14001:2015) e as linhas de orientação NP EN ISO 19011, de modo a conseguir-se melhor desempenho ambiental, numa perspetiva de sustentabilidade. Adici
A disciplina tem como objectivo a compreensão por parte dos alunos das ferramentas conceptuais básicas de Marketing e da sua especificidade em actividades ligadas ao ambiente e à sustentabilidade. Pretende-se que os alunos desenvolvam capacidades de análise e de decisão sobre as principais variáveis de Marketing ambiental num processo integrado de gestão organizacional.
Introdução aos conceitos estruturantes de Direito do Ambiente e identificação do quadro legislativo comum a todo este ramo de Direito. Visa fornecer aos alunos um conjunto preciso de conceitos e uma visão global do Direito do Ambiente de forma a que fiquem detentores de conhecimento básicos nesta áreas que lhes permitam situar soluções e utilizar um discurso correcto do ponto de vista técnico-jurídico.
Fornecer aos estudantes um conjunto de instrumentos económicos que lhes permitam compreender os problemas regulatórios em geral e, em particular, os respeitantes ao ambiente, bem como avaliar as políticas de regulação. Pretende-se que, no final do curso, os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam avaliar a importância das políticas públicas na esfera ambiental.
Dotar os estudantes com conhecimentos e ferramentas de análise do funcionamento dos mercados de energia e da regulação setorial, em particular do mercado europeu.
Com as crescentes preocupações com as alterações climáticas, os instrumentos de política ambiental capazes de as combater afiguram-se essenciais. Dar um “preço” ao carbono, nomeadamente, através de imposição de impostos e compra de licenças de poluição ganhou um novo relevo no campo económico.
O Mercado de carbono, especialmente no espaço europeu, tornou-se um dos temas mais discutidos nos últimos anos, alvo de sucessivas críticas e ajustamentos, foco de investigação e publicações.
Após ser dada uma visão sobre os antecedentes dos mercados de emissões e outros instrumentos políticos com efeitos no mesmo sentido, é traçado um panorama sobre vários mercados de poluição existentes, suas modalidades e caraterísticas, enfocando no CELE.
Os estudantes devem estar habilitados a avaliar o desempenho daqueles mercados, segundo os objetivos para os quais foram criados, assim como de instrumentos de suporte ao seu funcionamento. Através dos conhecimentos adquiridos, pretende-se dar, portanto, as competências necessárias aos alunos para analisar, discutir e trabalhar futuramente com questões derivadas do mercado de CO2 europeu ou mecanismos complementares a nível internacional ou de um país em particular.
O curso pretende desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a responsabilidade social e o seu relato nas sociedades contemporâneas e refletir de uma forma crítica sobre estas práticas como práticas sociais e organizacionais em evolução permanente.
Em particular, pretende-se:
• Apresentar os principais conceitos e instrumentos associados à responsabilidade social;
• Apresentar os principais modelos de relato de informação sobre a contribuição para o desenvolvimento sustentável;
• Estudar teoricamente as motivações e implicações do envolvimento nestas práticas.
Desenvolver competências em metodologia de investigação científica, em particular na análise de dados. No âmbito da disciplina os estudantes devem, a partir da definição e desenvolvimento de um tema de investigação, elaborar a proposta da dissertação de mestrado (ou de um relatório de estágio).
Pretende-se envolver os alunos no contacto directo com responsáveis de organizações públicas, empresas e unidades de investigação que virão fazer palestras com debate sobre temas explicita ou implicitamente se encontrem no âmbito do MEGA.
O objetivo é promover um contacto direto com iniciativas empresariais, da Administração Pública e privada, bem como de oportunidades de investigação.