Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Biblioteca - Divulgação da Secção de Fraude
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Biblioteca - Secção de Fraude

Fraude

A Fraude é uma realidade, com a qual, sistematicamente, nos defrontamos. Juntar à Economia e Gestão conhecimentos de Fraude é uma mais valia para o exercício da atividade profissional.
Nas empresas, fraude significa fuga de recursos, um fator negativo ao exercício da atividade empresarial, que pode tornar-se particularmente gravoso.
A deteção, prevenção e controlo da fraude são extremamente importantes para evitar derrapagens nas empresas, derrapagens essas que podem conduzir a perdas económicas avultadas, perdas de confiança e levar ao descrédito para níveis de difícil recuperação.

Na FEP existe a sensibilidade e preocupação com esta temática, sendo a fraude uma linha de investigação. A biblioteca da FEP reorganizou, recentemente, as obras ligadas à temática -Fraude- e criou uma nova secção (FRD) de caráter multidisciplinar, que agora se promove. Esta tem, em suporte papel e digital, literatura diversa sobre fraude e assuntos correlacionados.

Todos os recursos podem ser pesquisados no Catálogo nos seguintes campos:
  • Cota: FRD*
  • Assunto: Fraude e/ou Gestão da Fraude
A nova secção encontra-se disponível em livre acesso na Galeria – Piso 2.

Curiosidades

  • Pós Graduação em Gestão de Fraude, Curso de pós-graduação, com duração de 270 horas de formação presencial (3 trimestres), correspondentes a 18 módulos letivos e a 3 seminários. A 1ª edição do curso realizou-se em 2008

  • Carlos José Gomes Pimenta, Economista, Professor Catedrático da FEP e Professor Emérito da Universidade do Porto foi em 2012, distinguido com o prémio Outstanding Achievement in Outreach / Community Service, atribuído pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), a maior organização mundial de combate à fraude

  • Economia e Fraude, Curso de formação livre, ministrado na FEP, ano letivo 2013/2014

Opinião
A fraude é uma realidade multifacetada abrangendo todos as áreas da sociedade e cujo estudo exige o contributo de várias áreas do conhecimento. Da Ética à Economia, da Psicologia à Matemática; das Ciências do Desporto ao Direito; da Gestão à Criminologia, a ação na deteção e prevenção da fraude envolve diferentes atores sociais. As últimas décadas aceleraram dinâmicas seculares, ampliaram ao espaço da fraude e da sua deteção e prevenção.

Em boa hora surge a criação e disponibilização, pela Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, de uma secção dedicada à fraude com cerca de uma centena de obras, e a crescer. Esta iniciativa reveste-se de enorme importância e oferece excelente oportunidade para o reforço do estudo e investigação no tema.

A fraude a sua prevenção são tema de estudo do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), com sede na Faculdade, e cujos objetivos são (i) ajudar as instituições, privadas e públicas, a reduzir o risco de fraude e aumentar a sua rendibilidade, (ii) formar quadros técnica e eticamente preparados para a implementação de políticas antifraude de deteção e prevenção, e (iii) contribuir para um melhor conhecimento da realidade portuguesa, europeia e mundial, revelando e prevenindo a economia não-registada e a fraude.

Paulo B. Vasconcelos
Vice-Presidente do OBEGEF

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-04-14 I  Página gerada em: 2024-06-15 às 16:30:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2