Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE306
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Estratégia Empresarial

Código: 1GE306     Sigla: ESTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 241 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 63 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Catarina de Almeida Roseira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 22,50
Maria de Belém da Conceição Ferreira Barbosa 4,50
Maria Catarina de Almeida Roseira 9,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Fornecer aos estudantes uma perspetiva consistente dos principais conceitos de estratégia. Fornecer-lhes instrumentos para: 1) análise dos contextos externo e interno da empresa ou organização focal; 2) caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas; 3) identificação dos mecanismos de formação das estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais.

Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efectivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão que lhes serão úteis para participarem ativamente nos processos de elaboracão e implementação de estratégias empresariais.  A presente disciplina de Estratégia Empresarial parte da perspetiva clássica, por ser mais familiar aos alunos, mas apresenta-lhes correntes alternativas de pensamento sobre a fundamentação das estratégias e sobre os processos de formação de estratégias.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os estudantes sejam capazes de analisar problemas e de tomar decisões usando as ferramentas discutidas nas aulas. Devem ser capazes de distinguir os diferentes níveis de estratégia, identificar e analisar os fatores organizacionais e externos relevantes em cada caso e delinear estratégias adequadas em cada um deles. Sendo a análise, decisão e implementação estratégica um processo integrador, os alunos deverão ser capazes de avaliar os requisitos e os impactos que as estratégias colocam às organizações.

Os estudantes devem ainda desenvolver competências comportamentais, tais como a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar e discutir as suas ideias e argumentos duma forma clara e atraente. Isto será conseguido principalmente através dos trabalhos de grupo (mini casos e projeto de grupo) e da apresentação dos resultados desses trabalhos nas aulas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existem pré-requisitos.

Programa

1. Introdução à Estratégia
1.1. Introdução
1.2. Conceito de estratégia
1.3. O Modelo “Exploring Strategy”
1.4. Trabalhar com a estratégia
1.5. Estudar estratégia
1.6. Avaliar as estratégias

2. Análise do Marco-Ambiente
2.1. Introdução
2.2. Análise análise PESTAL
2.3  A previsão
2.4. Análise de cenários

3. Análise da Indústria e do Setor
3.1. Introdução
3.2. As forças competitivas
3.3. Dinâmicas e tipos de indústria
3.4. Mercados e competição
3.5. Oportunidades e Ameaças

4. Recursos e competências
4.1. Introdução
4.2. Bases das competências e recursos
4.3. Recursos e competências distintivas como base da vantagem competitiva
4.4. Diagnóstico baseado em recursos e competências
4.5. Capacidades dinâmicas
4.6 Forças e Fraquezas

5. Propósito e Stakeholders
5.1 Introdução
5.2. Missão, Visão e Valores
5.3. Stakeholders
5.4. Responsabilidade Social e ética

6. História e Cultura
6.1. Introdução
6.2. Importância da história
6.3. Cultura e sua importância
6.4 Deriva estratégica

7. Estratégias (a nível) do ramo de negócio
7.1. Introdução
7.2. Estratégias competitivas genéricas
7.3. Estratégias interativas
7.4. Modelos de negócios

 8. Estratégia (ao nível) corporate e diversificação
8.1. Introdução
8.2. Direções estratégicas
8.3. Indutores de diversificação
8.4. Diversificação e desempenho
8.5. Integração vertical
8.6. Criação de valor e a função parental
8.7. Matrizes de portefólio: BCG, McKinsey e parental

9. Estratégia internacional
9.1. Introdução
9.2. Indutores de internacionalização
9.3. Fontes geográficas de vantagem
9.4. Estratégias internacionais
9.5. Seleção e entrada em mercados
8.6. Papéis no portefólio internacional
9.7. Internacionalização e desempenho

10. Empreendedorismo e Inovação
10.1 Introdução
10.2. Empreendedorismo
10.3. Os dilemas da inovação
10.4. A difusão da inovação
10.5. Inovadores e seguidores

11. Fusões, aquisições e alianças
11.1. Introdução
11.2. Desenvolvimento orgânico
11.3. Fusões e aquisições
11.4. Alianças estratégicas
11.5. Comparação entre aquisições, alianças e desenvolvimento orgânico 

 
12. Avaliação das Estratégias

Bibliografia Obrigatória

Johnson, Gerry; Whittington, Richard; Scholes, Kevan; Angwin, Duncan; Regner, Patrick; Exploring strat, Pearson, 2017

Bibliografia Complementar

António J. Robalo Santos; Gestão Estratégica - Conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora , 2008. ISBN: 978-972-592-229-3
Rothaermel, Frank; Strategic Management: Concepts and Cases, New York: McGraw Hill
Rumelt, Richard; Good Strategy Bad Strategy: The Difference and Why it Matters, London: Profile Books, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam sessões expositivas com a apresentação, análise e debate de casos reais e, eventualmente, material videográfico. Os alunos apresentarão em sala os seus trabalhos de grupo. Desta forma, que estimulará a participação e o debate, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e ferramentas teóricas e a sua aplicabilidade a contextos reais.

Os estudantes são desafiados a resolver um desafio estratégico de uma empresa real. O trabalho é desenvolvido ao longo do semestre, com uma apresentação intermédia e outra final.  

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina não implica a frequência dum número mínimo de aulas.

Os estudantes têm que participar nas apresentações finais dos projetos de grupo, que constituem um momento de avaliação. 

A participação nas aulas de aplicação dos conteúdos ao projeto de grupo é registada e é considerada na avaliação dos elementos dos grupos.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação prevê duas alternativas:

1) Avaliação contínua que consiste na realização da componente de trabalho de grupo e 3 testes parcelares obrigatórios, realizados ao longo do semestre.
 
A aprovação na disciplina implica uma classificação mínima de 7 valores na componente teórica (testes) e na componente prática (trabalho de grupo).

2) Exame final.

Nota: podem ser realizadas orais para confirmação das classificações das provas escritas, se tal for considerado necessário pela equipa docente


 

Melhoria de classificação

A melhoria de nota faz-se unicamente por exame de recurso. Substitui a classificação da avaliação distribuída. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 08:28:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2