Economia da Estratégia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEE |
52 |
Plano de estudos |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes um conhecimento aprofundado dos fundamentos económicos das decisões estratégicas que as organizações enfrentam. O conteúdo foi organizado de modo a cobrir todos os tópicos necessários para um conhecimento exaustivo da estratégia empresarial, desde a teoria económica da estratégia até à aplicação de modelos microeconómicos e da teoria dos jogos aos desenho e avaliação da estratégia. Todos os tópicos relevantes para os processos estratégicos contemporâneos, das estratégias-preço à I&D e inovação são abrangidos pelo programa. A cobertura temática assegura o domínio da disciplina, enquanto que as metodologias de ensino (aulas, discussão em sala e estudos de casos) asseguram a capacidade de utilização os conhecimentos teóricos para compreender e discutir criticamente opções estratégicas concretas e oferecer consultoria em estratégia.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão da unidade curricular, os estudantes:
- Possuirão conhecimento aprofundado sobre:
- A teoria e os modelos teóricos da estratégia empresarial;
- A origem do poder de mercado e a sua relação com estratégias-preço em diferentes contextos;
- Estratégias de inovação e desenvolvimentos recentes no domínio da propriedade intelectual;
- Como adquirir e manter uma vantagem competitiva.
e
- Serão capazes de:
- Refletir sobre os fatores que determinam as opções estratégicas das empresas e as suas respostas a alterações no seu ambiente externo;
- Refletir e analisar criticamente as opções estratégicas das empresas em contextos reais em matéria de preço, publicidade e inovação;
- Apresentar e defender as opções estratégicas de uma empresa real e avaliar o seu contributo para o sucesso ou insucesso da empresa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os estudantes deverão ter conhecimentos de microeconomia de primeiro ciclo.
Programa
1 Estratégia e Economia
2 Os limites horizontais da empresa
3 Os limites verticais da empresa
4 Análise da Indústria
5 Posicionamento Estratégico para Vantagem Competitiva
6 Manter a Vantagem Competitiva
7 Case study sobre Apple
8 Case study sobre Ant/Alipay
Bibliografia Obrigatória
David Besanko;
Economics of strategy. ISBN: 978-1-119-37876-1
A. G. Lafley and Roger L. Martin; Playing to Win: How Strategy Really Works, Harvard Business Review Press, 2013. ISBN: 9781422187395
Observações Bibliográficas
A bibliografia recomendada será complementada com artigos selecionados para cada capítulo do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino combina aulas, leituras e discussões em sala, abrangendo desde a exposição dos conceitos teóricos e da aquisição do conhecimento até à aplicação desse mesmo conhecimento para a discussão de tópicos relevantes e para a resolução de problemas estratégicos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Microeconomia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem assistir a pelo menos 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: a classificação final resulta da média ponderada de duas componentes: participação na sala de aula (50%) e teste (50%).
Exame final: Não existe exame final na época normal. Nas épocas de recurso ou especial, a classificação final é igual à do exame final.