Código: | 1GE306 | Sigla: | ESTE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LGES | 272 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 6 | 63 | 162 |
Fornecer aos alunos uma perspetiva consistente dos principais conceitos de estratégia. Fornecer-lhes instrumentos para: 1) análise dos contextos externo e interno da empresa or ourganzação focal; 2) caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas; 3) identificação dos mecanismos de formação das estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais. Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efectivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão que lhes serão úteis para participarem activamente nos processos de elaboracão e implementação de estratégias empresariaos. A presente disciplina de Estratégia Empresarial parte da perspetiva clássica, por ser mais familiar aos alunos, mas apresenta-lhes correntes alternativas de pensamento sobre a fundamentação das estratégias e sobre os processos de formação de estratégias.
Espera-se que os alunos sejam capazes de analisar problemas e de tomar decisões usando as ferramentas discutidas nas aulas. Devem ser capazes de distinguir os diferentes níveis de estratégia, identificar e analisar os fatores organizacionais e externos relevantes em cada caso e delinear estratégias adequadas em cada um deles. Sendo a análise, decisão e implementação estratégica um processo integrador, os alunos deverão ser capazes de avaliar os requisitos e os impactos que as estratégias colocam às organizações. Os estudantes devem ainda desenvolver competências comportamentais, tais como a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar e discutir as suas ideias e argumentos duma forma clara e atraente. Isto será conseguido principalmente através dos trabalhos de grupo (mini casos e projeto de grupo) e da apresentação dos resultados desses trabalhos nas aulas.
Não existem pré-requisitos.
1. Introdução à Estratégia
1.1. Introdução
1.2. Conceito de estratégia
1.3. O Modelo “Exploring Strategy”
1.4. Trabalhar com a estratégia
1.5. Estudar estratégia
1.6. Avaliar as estratégias
2. Análise do Marco-Ambiente
2.1. Introdução
2.2. Análise análise PESTAL
2.3 A previsão
2.4. Análise de cenários
3. Análise da Indústria e do Setor
3.1. Introdução
3.2. As forças competitivas
3.3. Dinâmicas e tipos de indústria
3.4. Mercados e competição
3.5. Oportunidades e Ameaças
4. Recursos e competências
4.1. Introdução
4.2. Bases das competências e recursos
4.3. Recursos e competências distintivas como base da vantagem competitiva
4.4. Diagnóstico baseado em recursos e competências
4.5. Capacidades dinâmicas
4.6 Forças e Fraquezas
5. Propósito e Stakeholders
5.1 Introdução
5.2. Missão, Visão e Valores
5.3. Stakeholders
5.4. Responsabilidade Social e ética
6. História e Cultura
6.1. Introdução
6.2. Importância da história
6.3. Cultura e sua importância
6.4 Deriva estratégica
7. Estratégias (a nível) do ramo de negócio
7.1. Introdução
7.2. Estratégias competitivas genéricas
7.3. Estratégias interativas
7.4. Modelos de negócios
8. Estratégia (ao nível) corporate e diversificação
8.1. Introdução
8.2. Direções estratégicas
8.3. Indutores de diversificação
8.4. Diversificação e desempenho
8.5. Integração vertical
8.6. Criação de valor e a função parental
8.7. Matrizes de portefólio: BCG, McKinsey e parental
9. Estratégia internacional
9.1. Introdução
9.2. Indutores de internacionalização
9.3. Fontes geográficas de vantagem
9.4. Estratégias internacionais
9.5. Seleção e entrada em mercados
8.6. Papéis no portefólio internacional
9.7. Internacionalização e desempenho
10. Empreendedorismo e Inovação
10.1 Introdução
10.2. Empreendedorismo
10.3. Os dilemas da inovação
10.4. A difusão da inovação
10.5. Inovadores e seguidores
11. Fusões, aquisições e alianças
11.1. Introdução
11.2. Desenvolvimento orgânico
11.3. Fusões e aquisições
11.4. Alianças estratégicas
11.5. Comparação entre aquisições, alianças e desenvolvimento orgânico
12. Avaliação das Estratégias
As aulas combinam sessões expositivas com a apresentação, análise e debate de casos reais e, eventualmente, material videográfico. Os alunos apresentarão em sala os seus trabalhos de grupo. Desta forma, que estimulará a participação e o debate, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e ferramentas teóricas e a sua aplicabilidade a contextos reais.
Os estudantes são desafiados a resolver um desafio estratégico de uma empresa real. O trabalho é desenvolvido ao longo do semestre, com uma apresentação intermédia e outra final.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
Estudo autónomo | 67,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 162,00 |
A aprovação na disciplina não implica a frequência dum número mínimo de aulas.
Os estudantes têm que participar nas apresentações finais dos projetos de grupo, que constituem um momento de avaliação.
A participação nas aulas de aplicação dos conteúdos ao projeto de grupo é registada e é considerada na avaliação dos elementos dos grupos.
O processo de avaliação prevê duas alternativas:
1) Avaliação contínua que consiste na realização da componente de trabalho de grupo e 3 testes parcelares obrigatórios, realizados ao longo do semestre.
A aprovação na disciplina implica uma classificação mínima de 7 valores na componente teórica (testes) e na componente prática (trabalho de grupo).
2) Exame final.
Nota: podem ser realizadas orais para confirmação das classificações das provas escritas, se tal for considerado necessário pela equipa docente
A melhoria de nota faz-se unicamente por exame de recurso. Substitui a classificação da avaliação distribuída.