Código: | 1EC402 | Sigla: | ERU |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 44 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 3 | 42 | 81 |
Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.
Formação teórica e aprendizagem de métodos de análise regional que permita aos estudantes fazer uma leitura espacial da realidade económica.
1. INTRODUÇÃO 1.1. O espaço e a teoria económica 1.2. O espaço de análise 1.2.1. Conceito de espaço 1.2.2. Conceito de região 1.2.3. Metodologias de caracterização e delimitação das regiões 1.2.3.1. Medidas de caracterização da concentração das actividades e da especialização regional 1.2.3.2. O conceito de distância económica e a análise de clusters 1.2.3.3. O método dos grafos 1.2.3.4. O conceito de interação e os modelos de interação espacial 1.2.3.5. A teoria da base económica 1.2.3.6. A análise shift-share 1.2.4.
2. OS ANTECEDENTES TEÓRICOS DA ECONOMIA REGIONAL: A TEORIA DA LOCALIZAÇÃO 2.1. Teoria da localização das actividades agrícolas: o modelo de von Thünen 2.2. Teoria da localização industrial: o modelo de Weber 2.3. Interdependência de localização e áreas de mercado 2.3.1. Os contributos de Launhardt e de Palander 2.3.2. O modelo de Hotelling 2.3.3. O modelo de Lösch
3. A CIDADE E O SISTEMA DE CENTROS URBANOS 3.1. O conceito de cidade 3.2. Traços gerais do processo de urbanização 3.3. Os factores determinantes da formação de aglomerados urbanos 3.4. A teoria dos lugares centrais e o conceito de hierarquia urbana
4. RENDA FUNDIÁRIA E USO RESIDENCIAL DO SOLO URBANO 4.1. O conceito de renda fundiária e de preço do solo 4.2. O modelo básico de equilíbrio de localização da família 4.3. Caso de estudo
5. POLÍTICA REGIONAL E URBANA 5.1. Análise das disparidades regionais em Portugal 5.2. Tipologias de políticas de desenvolvimento regional 5.3. O Acordo de Parceria Portugal -UE 2020.
Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 20,00 |
Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 81,00 |
O regime de avaliação distribuída com exame final é composto por um mini-teste, um teste global, este último a realizar na data indicada para o exame da época normal e um trabalho de grupo.
Para obter aprovação à disciplina, o estudante não poderá ter classificação inferior a 6,0 valores em qualquer um dos momentos de avaliação (mini-testes e teste global). A falta a qualquer um desses momentos implica a atribuição de uma classificação de zero valores a essa componente.
Na época normal, haverá sempre lugar a exame final como forma de avaliação supletiva.
No regime de avaliação distribuída com exame:
- 1 trabalho de grupo com a ponderação na classificação final de 20%.
- 1 mini teste, com uma ponderação na classificação final de 20%;
- 1 exame global, com a ponderação na classificação final de 60%;
Nota final: Máximo (0,6*exame+0,2*mini teste+0,2*trabalho de grupo; exame)
No caso de avaliação por exame final: o exame corresponderá a 100% da classificação final.
Aplica-se o RAC.
Aplica-se o RAC. Melhoria em exame final.