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Casos de Estudo Empresariais

Código: 1OP02     Sigla: CES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Instituição Responsável: Faculdade de Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 26 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81
LGES 9 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta disciplina pretende dotar os alunos dos conhecimentos necessários para a análise, resolução e apresentação de recomendações para Business Cases de natureza diversa. Espera-se que no final da disciplina os alunos sejam capazes de, perante um Business Case:

a) identificar o(s) problema(s) em causa;
b) com recurso a bases de dados e metodologias adequadas, analisar criticamente o contexto no qual a empresa se insere e o ambiente no qual opera;
c) identificar soluções alternativas para o(s) problema(s) identificado(s) e, utilizando critérios de decisão adequados, identificar a melhor solução a propor;
d) estudar o impacto financeiro e organizacional da recomendação proposta;
e) apresentar um plano de implementação;
f) identificar e desenhar uma resposta para os principais riscos inerentes à recomendação proposta.
g) apresentar oralmente, de forma clara e convincente, a sua proposta de resolução do Business Case.

Serão trabalhadas nesta disciplina quer competências analíticas quer comportamentais. Os alunos que completem esta disciplina com melhor desempenho ficam aptos a integrar equipas da FEP em futuras Business Case Competitions (BCC) nacionais e internacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta disciplina os participantes serão capazes de :

* Identificar a raiz de problemas e/ou compreender a complexidade de desafios empresariais
* Efectuar uma adequada análise subjacente a problemas/desafios empresariais
* Identificar alternativas possíveis no que respeita a recomendações estratégicas
* Desenhar estratégias suportadas por uma adequada componente analítica
* Planear a implementação da estratégia recomendada
* Identificar as principais consequências (financeiras e em termos de riscos) inerente à recomendação efectuada

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I) Introdução à análise de um Business Case
a. Business Cases: estrutura, tipos e objectivos.
b. Abordagem recomendada para análise e resolução de um Business Case

II) Identificação e contextualização do problema inerente ao Business Case
a. Aspectos relevantes no domínio da contextualização de um problema
b. Frameworks relevantes.

III) Da identificação de soluções alternativas à recomendação final
a. Identificação de soluções alternativas e definição de critérios de selecção
b. Matrizes de decisão para apoio à identificação e selecção de soluções
c. Aspectos críticos do desenho de recomendações
d. Frameworks relevantes.

IV) Medição do impacto das recomendações.
a. Tipos de impactos: impactos organizacionais e impactos financeiros.
b. Conceitos fundamentais de análise de projectos. Cash Flow statements.

V) Desenho de um plano de implementação.
a. Estrutura e conteúdo de um plano de implementação
b. Frameworks relevantes.

VI) Identificação e análise de riscos.
a. Tipos de riscos
b. Resposta ao risco
c. Frameworks relevantes.

Bibliografia Obrigatória

Ostervalder, A. and Pigneur, Y.; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley and Sons Inc., 2010
van Assen, M., van den Berg, G. e Pietersma, P.; Key Management Models: The 60+ models every manager needs to know, Pearson Education Limited, 2009. ISBN: 978-0-273-71910-6

Bibliografia Complementar

Kotler, G. Armstrong, J. Saunders, e V. Wong; Principles of Marketing , Prentice-Hall Inc, 2008
Brealey, R., S. Meyers e F. Allen; Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina será leccionada em inglês e terá cariz teórico-prático, mas será essencialmente prática.

As sessões teóricas terão como objectivo dotar os alunos de conhecimentos novos e relembrar conhecimentos aprendidos noutras disciplinas da licenciatura, essenciais à boa resolução de um Business Case.

A maioria das aulas será de cariz prático e consistirá na apresentação, por grupos de alunos, de soluções para Business Cases previamente seleccionados. Pretende-se que a maioria das aulas tenham um formato similar ao das competições internacionais de resolução de casos. Os alunos recebem os casos com antecedência, trabalham-nos fora de aula ou em aula e posteriormente fazem uma apresentação, que é discutida em aula.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 39,00
Trabalho laboratorial 42,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos serão avaliados com base nas apresentações que efectuam ao longo do semestre. A avaliação será efectuada nos seguintes moldes: 

70% em função do desempenho do grupo em cada apresentação, o qual será ajustado por uma avaliação intra-grupo. No início do semestre será apresentado aos alunos um formulário de avaliação. Após cada apresentação os alunos devem preencher o formulário e avaliar cada um dos colegas de equipa. A nota individual de cada apresentação é ajustada pela avaliação intra-grupo de cada aluno, segundo o seguinte critério: Se a avaliação individial média intra-grupo é:
* inferior à avaliação média do grupo entre 0.5 e 1 valores / correcção da nota em "-0.5" valores
* inferior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores / correcção da nota em "-1" valores
* inferior à avaliação média do grupo ientre 2 e 3 valores/ correcção da nota em "-2" valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 3 valores/ nota máxima 10 valores
* inferior à avaliação média do grupo em mais de 4 valores/ nota máxima 8 valores
* superior à avaliação media do grupo entre 0.5 e 1 valores/ correcção de "+ 0.5" valores
* superior à avaliação média do grupo entre 1 e 2 valores/ correcção de "+ 1" valor 
* superior à media superior a 2 valores/correcção de "+2 valores"
 
10% da nota final pelo trabalho de research e apresentações individuais efectuadas extra casos de estudo. 


20% da nota final pelas capacidades de expressão do aluno, presença e participação nas aulas, contribuição para a discussão de grupo e progresso evidenciado durante a disciplina. 

Fórmula de cálculo da classificação final

70% adjusted average group grade + 10% individual research and presentations + 20% soft skills level, participation in class, contribution to group discussion and evolution evidenced in classes

Melhoria de classificação

Não existe exame nem época de recurso.

Observações

O número de alunos por turma não deverá exceder os 30.

Serão aceites os primeiros 30 alunos inscritos na disciplina.

A discplina decorre em Inglês pelo que se aconselha que os alunos inscritos tenham boas capacidades de expressão oral e escrita naquela língua.

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