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Economia do Ambiente

Código: 1EC403     Sigla: EA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 146 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-01-31.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Esta UC analisa as ligações entre Economia e o Ambiente, fundamentais nos dias de hoje e com uma relevância crescente. São analisados os comportamentos dos vários agentes económicos envolvidos, bem como as suas consequências. São dados a conhecer os principais métodos de avaliação ambiental. São ainda estudados estrumentos de política ambiental que permitem a internalização de externalidades ambientais. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC pertende-se que os estudantes estejam familiarizados com os conceitos base da Economia do Ambiente. Estes devem ainda ser capazes de analisar de forma crítica a existência de problemas ambientais, os desafios que estes acarretam, e as possíveis soluções de política ou de mercado para estes problemas. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa indicativo


1.Introdução: interação entre Economia e Ambiente, conceitos básicos.

2.Paradima atual e a economia circular

3.Alguns conceitos fundamentais da Economia do Ambiente: tragédia dos comuns, recursos de base comum, externalidades.

4.Conceitos de valor e valoração monetária dos danos ambientais: fundamentos teóricos, métodos de avaliação mais usados (mercados de substituição e hipotéticos).

5.Abordagem económica de instrumentos de política ambiental: nível socialmente eficiente de poluição; comando e controlo; impostos e taxas sobre poluição; subsídios. Reforma Fiscal Verde e duplo dividendo. 

6.Desenvolvimento sustentável: sustentabilidade fraca e forte; indicadores de sustentabilidade.

Bibliografia Obrigatória

Field, Barry C.; Field, Martha K.;, ; Environmental Economics – An Introduction , McGraw-Hill, 2002 (3rd ed.)
Pearce, David W.; Turner, R. Kerry; Economics of Natural Resources and the Environment, Harvester Wheatsheaf, 1990

Bibliografia Complementar

Määttä, Kalle:; Environmental taxes : an introductory analysis, Edward Elgar, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia adotada baseia-se em aulas convencionais, em regime teórico-prático, dando-se particular importância à participação dos estudantes nas aulas e à sua intervenção crítica sobre os temas em análise.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 10,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Trabalho de investigação e teste final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: Classificação final = 30% (realização e apresentação oral do trabalho de investigação)+ 70% (teste final)

Regime condicionado a um mínimo de 70% de frequência das aulas. A frequência e participação nas aulas permitirão a obtenção de um bónus que pode ir até 1 valor.
Classificação mínima exigida no teste: 6,0 valores.


Provas e trabalhos especiais

Trabalho de investigação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


  1. Exames especiais (DA e TE), com exceção do exame de época especial para conclusão do curso: O formato para aferir o conhecimento do estudante sobre a matéria será uma prova oral.


 

Melhoria de classificação

Conforme o RAC

Observações

Em qualquer das turmas não é permitido o uso de telemóveis e outros equipamentos eletrónicos afins, que possam perturbar o funcionamento da aula.

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