Código: | 1EC209 | Sigla: | ESTII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LECO | 449 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
1. Formar utilizadores críticos dos métodos estatísticos.
2. Criar competências para que os alunos sejam capazes de aplicar corretamente as técnicas e os conceitos estatísticos em situações novas e aplicadas a problemas reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade.
3. Desenvolvimento de capacidades para a utilização crítica das principais técnicas da Inferência Estatística. Em particular, criar competências para a interpretação dos outputs do software R.
4. Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria.
5. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
No fim da UC os estudantes devem
· Compreender os conceitos e técnicas da inferência estatística e sua aplicação correta a casos reais, nunca esquecendo a sua rigorosa formulação matemática e condições de aplicabilidade, mesmo quando compreendidos intuitivamente.
· Aquisição de conhecimentos indispensáveis para o estudo da Econometria, nomedamente de Inferência Estatística.
· Desenvolvimento da capacidade de raciocínio, de análise e de adaptação a novas situações.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
1. INTRODUÇÃO E NOÇÕES BÁSICAS DE AMOSTRAGEM
1.1 Amostragem aleatória simples.
2. ESTIMAÇÃO PONTUAL
2.1 Estimadores e estimativas.
2.2 Propriedades desejáveis dos estimadores.
2.3 Métodos de estimação: método dos momentos e método da máxima verosimilhança. Aplicações em R.
3. ESTIMAÇÃO POR INTERVALOS
3.1 Noção de intervalo de confiança.
3.2 Intervalo de confiança para o valor médio de uma população normal com variância conhecida ou desconhecida.
3.3 Intervalo de confiança para a variância de uma população normal.
3.4 Intervalo de confiança para a proporção.
3.5 Intervalo de confiança para a diferença dos valores médios de duas populações normais.
3.5.1 Amostras independentes e variâncias conhecidas.
3.5.2 Amostras independentes e variâncias desconhecidas.
3.5.3 Amostras emparelhadas.
3.6 Intervalo de confiança para o quociente das variâncias de duas populações normais.
3.7 Intervalo de confiança para a diferença de proporções.
3.8 Aplicações em R.
4. TESTES DE HIPÓTESES
4.1 Introdução.
4.2 Teste para o valor médio de uma população normal com variância conhecida ou desconhecida.
4.3 Teste para a variância de uma população normal.
4.4 Teste para a proporção.
4.5 Teste para a diferença dos valores médios de duas populações normais.
4.5.1 Amostras independentes e variâncias conhecidas.
4.5.2 Amostras independentes e variâncias desconhecidas.
4.5.3 Amostras emparelhadas.
4.6 Teste para o quociente das variâncias de duas populações normais.
4.7 Teste para a diferença de proporções.
4.8 Aplicações em R.
5. TESTES DO QUI-QUADRADO
5.1 Teste de qualidade do ajustamento. Aplicações em R.
5.2 Teste de independência. Aplicações em R.
6. ANÁLISE DE VARIÂNCIA
6.1 Análise de variância a um fator. Comparações múltiplas.
6.2 Aplicações da ANOVA em R.
Aulas teórico-práticas, ou seja, teóricas com resolução de exemplos práticos e aulas de resolução de exercicios, com recurso ao computador e utilização do software R para a resolução dos problemas sempre que tal seja apropriado.
A disciplina está inserida na plataforma de elearning Moodle, complementando os métodos de ensino tradicionais.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 20,00 |
Exame | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |
ÉPOCA NORMAL: Os estudantes poderão optar por um dos seguintes regimes de avaliação
1) Teste + Exame,
2) apenas Exame
A classificação final de cada estudante será calculada através da fórmula:
Nota Final = MAX ( 0.20(nota Teste)+0.80(nota Exame), nota Exame )
ou seja, o teste terá a ponderação de 20% para a nota final e o exame a de 80%. Se a nota do exame for superior à nota do teste, o estudante ficará com a nota do exame.
Na modalidade 1), a realização do teste está condicionada quer à assiduidade a pelo menos 75% das aulas lecionadas, tanto no total do semestre como até à data do teste, quer a uma inscrição no moodle para a sua realização até 7 dias antes da data do mesmo. As faltas dos estudantes com estatuto de trabalhador estudante não são contabilizadas mas estes terão igualmente que efetuar uma inscrição para a sua realização no moodle.
Teste: Incide sobre o capítulo 1 (a realizar-se em data a anunciar)
Exame: Incide sobre todos os capítulos do programa (a realizar-se a 13 de junho).
Obterão aprovação à disciplina todos os estudantes cuja classificação final obtida na fórmula anterior seja não inferior a 9.5 valores e simultaneamente cuja nota de exame seja não inferior a 8.0 valores (nota mínima quando realizado em conjunto com o teste)
Na modalidade 2), obterão aprovação à disciplina todos os alunos em que a classificação de exame seja não inferior a 9.5 valores.
Em ambas as modalidades, a classificação final poderá ter de ser confirmada através de uma prova oral, sempre que a equipa docente considere necessário (tanto para estudantes que realizarem uma prova presencial como para estudantes que eventualmente realizarem uma prova online).
ÉPOCA DE RECURSO: Todos os estudantes que não obtiveram aprovação na época normal ou que pretendam efetuar melhoria de classificação, poderão realizar o exame de recurso. Obterão aprovação à disciplina todos os estudantes cuja classificação de exame seja não inferior a 9.5 valores.
A classificação final poderá ter de ser confirmada através de uma prova oral, sempre que a equipa docente considere necessário (tanto para estudantes que realizarem uma prova presencial como para estudantes que eventualmente realizarem uma prova online).
ÉPOCA NORMAL
AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA -
Terão aprovação à disciplina todos os estudantes cuja classificação final obtida pelo maior valor entre uma média aritmética ponderada e a nota do exame,
MAX ( 0.20(nota Teste)+0.80(nota Exame), nota Exame ) ,
seja não inferior a 9.5 valores e além disso apresentem, uma classificação não inferior a 8.0 valores no Exame. Para a realização do teste, os estudantes terão que satisfazer as condições apresentadas anteriormente.
AVALIAÇÃO POR EXAME FINAL
Terão aprovação à disciplina todos os estudantes cuja classificação de exame seja não inferior a 9.5 valores.
ÉPOCA DE RECURSO
Obterão aprovação à disciplina todos os estudantes cuja classificação de exame seja não inferior a 9.5 valores.
Regras gerais, segundo regulamento de avaliação de conhecimentos da FEP.
Melhoria da classificação final: exame de recurso.