Ética e Responsabilidade Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A presente unidade curricular (UC) pretende fornecer aos estudantes um retrato sobre dilemas éticos e práticas de responsabilidade social das empresas e outras organizações na atualidade.
O curso pretende desenvolver o conhecimento dos estudantes sobre ética e responsabilidade social nas sociedades contemporâneas e contribuir para uma reflexão crítica sobre a ética e a responsabilidade social enquanto práticas sociais, económicas e organizacionais em evolução, sem perder de vista a discussão do papel dos gestores no âmbito destas dinâmicas.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve ser capaz (i) de mobilizar os principais conceitos relacionados com a ética e a responsabilidade social (ERS) na identificação e análise de práticas de ERS das empresas e outras organizações, bem como (ii) de analisar de forma crítica casos concretos ilustrativos das temáticas base em discussão no quadro da UC.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Perspetivas sobre ética. Conceitos de ética e de ética na gestão. Problemas e dilemas éticos. O processo de decisão ética nas empresas e outras organizações.
- Responsabilidade social em empresas e outras organizações. Conceito e principais dimensões de RSE. Relação trabalho-vida privada. Perspetivas sobre igualdade nos contextos organizacionais.
- O papel do gestor na promoção de práticas de gestão socialmente responsáveis. Iniciativas, experiências e casos de Responsabilidade Social.
Bibliografia Obrigatória
O. C. Ferrell;
Business ethics. ISBN: 978-1-305-50084-6
Van Tulder, R.; van Wijk, J.; Kolk, A; From chain liability to chain responsibility, Journal of Business Ethics, vol. 85
Guerreiro, M. D; Pereira, I. ; Corporate Social Responsibility, Gender Equality and the Reconciliation of Work and Family Life. ISBN: ISBN: 978-972-8399-18-4
Russo, M.; Morandin, G. ; Better work-life balance starts with managers, Harvard Business Review, 2019
Andrew Crane;
The^Oxford handbook of corporate social responsibility. ISBN: 978-0-19-921159-3 (Swanson, Diane L. (2008), “Top managers as drivers for corporate social responsibility”, in Andrew Crane et al. (editors) The Oxford Handbook of Corporate Social Responsibility, Oxford, Oxford University Press, pp. 227-248.)
Rego, A.,Cunha,M. P.,Costa,N. G., Gonçalves, H. e Cardoso, C. C; Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. ISBN: ISBN: 9789728871093
Observações Bibliográficas
Outras referências bibliográficas (artigos científicos) são apresentadas na página eletrónica da unidade curricular (cf. "Documentos", pasta "Referências bibliográficas").
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na componente mais teórica, dedicada à apresentação e discussão dos principais conceitos e perspetivas sobre as temáticas base da UC, recorre-se aos métodos expositivo e interrogativo, com o apoio, sempre que relevante, de materiais audiovisuais e recurso a ilustrações concretas dos conteúdos programáticos, capazes de fomentar uma análise e reflexão crítica em torno dos mesmos.
Na componente prática, recorre-se a uma metodologia essencialmente ativa, sustentada no desenvolvimento de exercícios individuais e/ou em grupo e na dinamização de discussões orientadas em torno de casos práticos sobre ética e responsabilidade social nas empresas e outras organizações.
Complementarmente, e de forma a aprofundar a articulação entre teoria e prática, serão dinamizadas, quando possível, aulas com a presença de convidados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Classificação mínima no teste de avaliação de 7 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste (a) (incidente sobre os 3 pontos programáticos) + trabalho (b) (igualmente incidente sobre os 3 pontos programáticos) = (a+b), segundo a fórmula: classificação final=a*50%+b*50%
Uma nota inferior a 7 valores no teste implica a reprovação, independentemente da média global resultante, tendo o estudante que realizar a avaliação por exame final na época de recurso.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação apenas poderá ocorrer por exame final na época de recurso.