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Investigação Operacional

Código: 1GE208     Sigla: IO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 260 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-02-09.

Campos alterados: Programa, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Introduzir a Investigação Operacional e a sua utilidade.

  • Apresentar as principais caraterísticas dos modelos de Programação Linear.

  • Apresentar os conceitos fundamentais dos métodos de resolução de modelos de Programação Linear.

  • Apresentar os conceitos fundamentais da dualidade.

  • Apresentar os conceitos fundamentais da análise de sensibilidade e pós-otimização em Programação Linear.

  • Ilustrar a interpretação económica de alguns dos modelos de Programação Linear.

  • Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo discreto, sem e com estados absorventes.

  • Apresentar os conceitos fundamentais de cadeias de Markov em tempo contínuo.

Resultados de aprendizagem e competências

Após completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:

  • Formular um problema por via de um modelo de programação linear.
  • Resolver um problema de programação linear pelo método gráfico, bem como utilizando o Solver do Excel.
  • Construir o dual de um problema de programação linear.
  • Retirar e interpretar informação relevante a partir dos relatórios de solução e sensibilidade gerados pelo Solver do Excel.
  • Formular um problema por via de uma cadeia de Markov.
  • Retirar e interpretar informação relevante a partir dos outputs proporcionados pelo software de apoio às cadeias de Markov

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios de Álgebra Linear e de distribuições de probabilidade.

Programa

1. Introdução à Investigação Operacional

2. Programação Linear
2.1. Construção de Modelos
2.2. Métodos de Resolução
2.3. Dualidade
2.4. Interpretação Económica e Análise de Sensibilidade

3. Processos Estocásticos
3.1. Cadeias de Markov em Tempo Discreto
3.2. Cadeias de Markov em Tempo Discreto com Estados Absorventes
3.3. Cadeias de Markov em Tempo Contínuo

Bibliografia Obrigatória

Hillier Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 978-007-126767-0
Mourão S.; Pinto L.; Simões O.; Valente J., Pato M.; Investigação Operacional - Exercícios e Aplicações, Escolar Editora, 2018. ISBN: 978-972-592-536-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Exposição teórica.

  • Resolução de exercícios.

Software

Microsoft Excel

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos podem realizar exame final. Naturalmente, os estudantes que concluirem o regime de avaliação distribuída na época normal (entregando o último teste) não se poderão submeter a exame final na época normal.

O regime de avaliação distribuída consiste em dois testes. O primeiro teste ocorrerá a meio do semestre e o segundo teste na data do exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal

Na época normal existem dois regimes de avaliação: 1) avaliação distribuída; 2) avaliação por exame final.

1) Avaliação distribuída.

O regime de avaliação distribuída consiste em dois testes. O primeiro teste tem uma ponderação de 60% na classificação final, enquanto o segundo teste tem uma ponderação de 40%.

Apenas têm acesso a este regime de avaliação os estudantes inscritos nas turmas Assim, o estudante deverá estar inscrito não apenas na unidade curricular, mas também numa das turmas.

Se um teste tiver lugar no horário das aulas, os estudantes apenas poderão fazer esse teste no horário da turma na qual se encontram inscritos.

Um estudante que complete este regime de avaliação, entregando o último teste, não se poderá submeter a exame na época normal.

Existe uma classificação mínima de 6.0 em cada teste. Assim, se um estudante obtiver uma classificação inferior a 6.0 num dos testes, esse estudante não obterá aprovação à unidade curricular por avaliação distribuída, independentemente da média ponderada dos testes.

2) Avaliação por exame final.

Este regime de avaliação consiste na realização de um exame final.

Época de Recurso e Época Especial

Na época de recurso e na época especial apenas existe avaliação por exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação apenas é possível por via da realização de exame final.

Observações

Em testes, os estudantes podem consultar os conteúdos de uma folha A4 por si preparada. Em exames, os estudantes podem consultar os conteúdos de duas folhas A4 por si preparadas.

Os estudantes apenas podem utilizar a sua própria calculadora.

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