Código: | 2MiF10 | Sigla: | MAR |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Finanças |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIF | 44 | Plano Oficial a partir de 2020-2021 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
O principal objectivo desta unidade curricular é introduzir os alunos à análise de tópicos de fusão, aquisição e reestruturação de empresas que possam permitir quer uma análise de operações concretas na sua práctia profissional como uma indentificação de possíveis questões de pesquisa académica.
Compreender os principias desafios existentes sobre os tópicos de investigação em fusões, aquisições e reestruturações empresariais.
Parte I – Fusões e Aquisições (F&A)
1. Introdução e Mecanismos de F&A
2. Aspectos Contabilísticos em F&A
3. Aspetos Financeiros e Estruturação de Transações em F&A
4. Fontes de Criação de Valor e Teorias de F&A
5. Evidência empírica sobre F&A
Parte II - Outras operações de reestruturação empresarial
1. Panorama geral sobre estratégias de reestruturação empresarial
2. Desinvestimentos
3. Spin-offs, split-ups e split-offs
4. Equity carve-outs
5. Liquidações voluntárias
6. Tracking stocks
Esta unidade curricular usará uma metodologia teórica e prática. Numa primeira parte serão expostos em termos teóricos os principais conceitos de diagnóstico e avaliação de operações de Fusão, Aquisição ou Reestruturação Empresarial, o que será seguido de uma aplicação prática dos conceitos a empresas envolvidas em operações reais de F&A ou outro tipo de restruturação empresarial.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 65,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 81,00 |
Trabalho em grupo e um exame final.
A realização do trabalho em grupo é obrigatória para todos os alunos, quer estes realizem o exame final em época normal ou de recurso.
A participação presencial é aferida através da participação em quizzes efetuados durante as aulas, sendo a classificação proporcional ao numero de quizzes efetuados.
Trabalho de grupo (25%), exame final (65%) e participação em quizzes (10%)
Para ter aprovação na disciplina, uma nota mínima de 8 valores deverá ser alcançada no exame final, independentemente das classificões obtidas no trabalho em grupo e quizzes e mesmo que da média ponderada calculada como atrás referido resulte uma classificação igual ou superior a 9.5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).