Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 2MiF01
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Teoria Financeira

Código: 2MiF01     Sigla: TFF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Finanças

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ME 3 Plano de estudos 1 - 6 42 162
MIF 42 Plano Oficial a partir de 2020-2021 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Dada a natureza do curso, esta unidade é sobretudo teórica. O seu programa visa permitir o estudo em profundidade dos principais temas da teoria Financeira através de uma abordagem crítica das suas principais propostas e problemas. 

O programa não procura uma apresentação dos conceitos básicos da disciplina embora não deixe de concretizar, sempre que possível, uma revisão expedita dos conceitos e modelos de base.  


Resultados de aprendizagem e competências

O principal objectivo é consolidar o conhecimento dos alunos sobre questões de Finanças e dotá-los de uma visão crítica sobre esses temas de forma a que possam mais tarde conduzir trabalhos de pesquisa e, deste modo, questionar todas as certezas apresentadas por uma discplina teórica que tem vindo a ser sujeita a um processo de rápido desenvolvimento.  

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Estudantes que estão a contactar com esta disciplina pela primeira vez são aconselhados a começar por estudar cuidadosamente um texto básico sobre Finanças, dentro dos muitos disponíveis. O mesmo poderá ser dito em relação àqueles que possam ter adquirido a sua educação financeira há demasiado tempo e que deste modo poderão precisar de uma actualização. 

Programa

1. Introdução

2. Teoria das Carteiras

3. Teoria da Estrutura de Capitais 

4. Teoria de Avaliação de Activos 

5. Teoria de Avaliação de Opções 

6. Teoria da Agência





Bibliografia Obrigatória

Copeland, Thomas E., J. Fred Weston e Kuldeep Shastri; Financial Theory and Corporate Policy, Pearson-Addison Wesley, 2005. ISBN: 0-321-12721-8

Bibliografia Complementar

Tirole, Jean; The theory of corporate finance. ISBN: 978-0-691-12556-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O desenvolvimento do programa é essencuialmente teórico. No entanto, um esforço será efectuado com vista a estabelecer relações com a  realidade prática, através da apresentação de casos de estudo e problemas do mundo real, por forma a demonstrar a relevância e utilidade dos conceitos, formulações e modelos actualmente oferecidos pela Teoria Financeira.  

A participação directa dos alunos na sala de aula é encorajada. Adicionalmente, as classes serão organizadas em grupos de trabalho, cada um dos quais deverá subemeter um ou mais trabalhos sobre um número de temas financeiros cujos contornos serão propostos em devido momento. 


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Trabalho escrito 25,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 112,00

Obtenção de frequência

Os estudantes serão avaliados tomando em atenção o seu desempenho na realização de trabalhos de grupo teóricos ou aplicados, num exame final e na participaçáo em quizzes nas aulas. 

Fórmula de cálculo da classificação final

a classificação final dos alunos resultará da média ponderada das classificações seguintes: 

- Participação nas aulas (quizzes): 10%;
- Exame final: 65%;
- Trabalho em grupo: 25%;


10% da classificação final será baseada na participação em quizzes durantes as aulas (usanto o aplicativo Socrative). Uma classificação de 20 valores será dada alunos que obtenham participação em 100% dos quizzes

O trabalho de grupo é uma componente obrigatória da avaliação de cada aluno, independentemente do facto desse aluno realizar o exame final de época normal ou de recurso. 

Para obter aprovação nesta disciplina, uma nota mínima de 8 valores (numa escala de 0 de 20 valores) será requerida para o exame final independentemente da classificação obtida no trabalho em grupo e na participação nas aulas e mesmo que a média ponderada acima descrita resulte numa classificação igual ou superior a 9.5 valores (numa escala de 0 a 20 valores).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 03:46:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2