Código: | 1GE101 | Sigla: | CF |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LGES | 258 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
- Familiarizar os estudantes com o cálculo financeiro, sendo capazes de o usar na resolução de problemas financeiros práticos.
- Permitir aos estudantes conhecer alguns instrumentos financeiros e aplicar o cálculo financeiro na sua avaliação.
- Proporcionar aos estudantes a possibilidade de utilizar as funções do Excel na resolução de problemas de cálculo financeiro.
Espera-se que os estudantes adquiram competências para:
- Ser capazes de utilizar o cálculo financeiro na resolução de problemas práticos.
- Conhecer e saber aplicar o cálculo financeiro a alguns instrumentos financeiros.
- Conhecer e saber utilizar funções de cálculo financeiro no Excel.
Serão disponibilizados aos estudantes:
- Os acetatos utilizados nas aulas.
- Cadernos de exercícios.
- Testes e exames de anos anteriores.
Flipped class room: O principio subjacente a esta metodologia prevê que o estudante se prepare antes de cada aula para os conteúdos que serão abordados. O objetivo é que em aula o estudante tenha maior capacidade critica sobre os conteúdos abordados e se liberte tempo para análise de casos e de exercícios, com o apoio do docente.
Para tal, serão disponibilizados materiais (video e texto) antes de cada aula que o estudante deverá analisar.
As aulas teórico-práticas iniciam-se com um breve quiz que permitirá aferir a assimilação dos temas abordados nos materiais disponibilizados. Posteriormente, serão tratados temas específicos reservados para a aula e esclarecidas as questões que os materiais tenham suscitado. A segunda parte da aula será dedicada à resolução de problemas. Serão utilizadas folhas de cálculo Excel para a resolução de exercícios, sem prejuízo da sua resolução nos termos tradicionais com máquinas de calcular.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 90,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Total: | 162,00 |
- É admitida a avaliação distribuída com exame final ou a avaliação apenas por exame final.
- A avaliação distribuída com exame final é constituída por dois testes (o primeiro com peso de 30% e o segundo com peso de 60%) e pela participação em aula (realização de quizzes) com um peso de 10%.
- O primeiro teste realiza-se em data a anunciar oportunamente, e o segundo teste realiza-se na data do exame final da época normal, pelo que a avaliação distribuída só poderá ser concluída na Época Normal.
- O segundo teste é global e terá o mesmo enunciado que o exame final de Época Normal.
- A classificação relativa à avaliação distribuída com exame final corresponde à média ponderada das classificações em cada componente (arredondadas a uma casa decimal). São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,5 valores e que não tenham obtido classificação inferior a 6,0 valores em qualquer dos testes.
- O estudante que se apresentar a prova em Época Normal terá como classificação final a maior das classificações decorrentes da avaliação distribuída e do exame final de Época Normal.
- A avaliação distribuída com exame final apenas pode ser realizada pelos estudantes que estejam inscritos para frequência efetiva de alguma das turmas.
- O exame final, na época normal ou na época de recurso, é constituído por uma prova escrita, sendo aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
- Os estudantes que não obtiverem aprovação no exame final da época normal ou na avaliação distribuída com exame final podem realizar o exame da época de recurso.
De acordo com os regulamentos da U.Porto em vigor.
A melhoria de classificação só pode ser feita por exame final.