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Comportamento Organizacional

Código: 1GE108     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 250 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-07-10.

Campos alterados: Observações, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Analisar como as estruturas, os processos e as práticas organizacionais condicionam e são condicionadas pelos comportamentos individuais, grupais e organizacionais.
- Avaliar o papel da gestão na configuração do comportamento de indivíduos e grupos no quotidiano organizacional.
- Confrontar as abordagens mainstream e as abordagens críticas sobre as temáticas comportamentais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Articular a gestão do comportamento de indivíduos e grupos com as estruturas e dinâmicas de funcionamento das organizações.
- Pensar criticamente o papel da gestão no âmbito das dimensões comportamentais.
- Pensar criticamente a produção de conhecimento sobre as temáticas comportamentais nas organizações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


1. Comportamento organizacional
    1.1 Modos de pensar   
    1.2 Imagens de organização
    1.3 Contextualização histórica dos temas em análise
    1.4 Perspetivas mainstream e críticas


I - O INDIVÍDUO E O GRUPO

2. Personalidade, diferenças individuais e influência social

    2.1 Personalidade, inteligência e percepção 
    2.2 Influência social informacional e normativa, normalização, conformismo, obediência à autoridadade
    2.3 Perspetivas críticas

3. Motivação no trabalho
    3.1 Abordagens de conteúdo
    3.2 Abordagens de processo
    3.3 Perspetivas críticas 

4. Grupos e equipas de trabalho
    4.1 Tipologias, propriedades, coesão e processos grupais
    4.2 Conflitos na equipa
    4.3 Perspetivas críticas


II - A ORGANIZAÇÃO

5. A tomada de decisão nas organizações

    5.1 Modelo racional de tomada de decisão
    5.2 Racionalidade limitada, garbage can, modelo político
    5.3 Perspetivas críticas

6. Cultura, identidade e controlo organizacional
    6.1 Tipos de controlo nas organizações 
    6.2 Visões tradicional, radical e Foucauldiana de poder   
    6.3 Cultura organizacional e identidade: visão mainstream e perspetivas críticas
    6.4 Cultura, controlo de pessoas e relações de poder 

7. Mudança organizacional
    7.1 Visões de organização, mudança e estratégia
    7.2 Abordagens planeada e emergente
    7.3 Sensemaking, linguagem e mudança
    7.4 Comunicação da mudança
    7.5 Transição psicológica e mudança a nível individual
    7.6 Perspetivas críticas
    7.7 Caso especial: mudança da cultura organizacional

8. Liderança
    8.1 Gestão e liderança
    8.2 Liderança como construção
    8.3 Liderança centrada nos líderes
    8.4 Propostas alternativas ao mainstream 

Bibliografia Obrigatória

Mullins Laurie J.; Management and organisational behaviour

Observações Bibliográficas

A lista bibliográfica completa será fornecida aos alunos na primeira aula e disponibilizada na página da disciplina no Sigarra, na pasta 'Documentos'. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas com exposição de conteúdos pelo docente;
- Análise de casos;
- Apresentações e discussão de casos pelos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

- Presença em pelo menos 3/4 das aulas.
- Nota mínima de 7 valores em cada teste.

Fórmula de cálculo da classificação final

POR AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA SEM EXAME FINAL:
2 testes: o 1º teste (35%) incide sobre os temas 1 a 4; o 2º teste (65%) incide sobre os temas 5 a 8. A nota mínima em cada teste é de 7 valores.


POR EXAME FINAL:
Em alternativa, através de exame final (100%), que incide sobre todo o programa da unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais


 

Melhoria de classificação

Através de exame final, na época de recurso.

Observações

1. O regime de avaliação distribuída pressupõe a presença em, pelo menos, 3/4 das aulas. Quem não cumprir este requisito, qualquer que seja o motivo, deverá realizar exame final.

2. Poderão realizar exame final na época normal todos os estudantes, incluindo os que fizeram e entregaram o primeiro teste.

3. Poderão realizar exame final na época de recurso todos os estudantes.
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