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Estratégia Empresarial

Código: 1GE306     Sigla: ESTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 171 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos alunos uma perspetiva consistente dos principais conceitos de estratégia. Fornecer-lhes instrumentos para: 1) análise dos contextos externo e interno da empresa or ourganzação focal; 2) caracterização da natureza (conteúdo) das estratégias prosseguidas; 3) identificação dos mecanismos de formação das estratégias na empresa e nas suas contrapartes principais. Treinar os alunos em atividades de caracterização das estratégias efectivamente em curso nas empresas, na utilização analítica das ferramentas teóricas e no desenvolvimento de capacidades de pesquisa, análise e discussão/decisão que lhes serão úteis para participarem activamente nos processos de elaboracão e implementação de estratégias empresariaos.  A presente disciplina de Estratégia Empresarial parte da perspetiva clássica, por ser mais familiar aos alunos, mas apresenta-lhes correntes alternativas de pensamento sobre a fundamentação das estratégias e sobre os processos de formação de estratégias.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos sejam capazes de analisar problemas e de tomar decisões usando as ferramentas discutidas nas aulas. Devem ser capazes de distinguir os diferentes níveis de estratégia, identificar e analisar os fatores organizacionais e externos relevantes em cada caso e delinear estratégias adequadas em cada um deles. Sendo a análise, decisão e implementação estratégica um processo integrador, os alunos deverão ser capazes de avaliar os requisitos e os impactos que as estratégias colocam às organizações. Os estudantes devem ainda desenvolver competências comportamentais, tais como a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar e discutir as suas ideias e argumentos duma forma clara e atraente. Isto será conseguido principalmente através dos trabalhos de grupo (mini casos e projeto de grupo) e da apresentação dos resultados desses trabalhos nas aulas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existem pré-requisitos.

Programa

1. Introdução à Estratégia
1.1. Introdução
1.2. Conceito de estratégia
1.3. O Modelo “Exploring Strategy”
1.4.Trabalhar com a estratégia


2. Análise e caracterização do ambiente externo
2.1. Introdução
2.2. Caracterização do macro ambiente – análise PESTAL e construção de cenários
2.3. Caracterização da indústria: o modelo das cinco forças de Porter e a dinâmica competitiva
2.4. Análise da concorrência e mercados: grupos estratégicos, segmentos de mercado e oceanos azuis
2.5. Análise das oportunidades e ameaças

3. Competências estratégicas
3.1. Introdução
3.2. Bases das competências estratégicas – recursos e competências, competências dinâmicas e competências limiares e distintivas
3.3. As competências estratégicas VRI0 como base da vantagem competitiva
3.4. O diagnóstico das competências estratégicas – benchmarking, cadeia de valor e sistema de valor, sistemas de atividades e SWOT
 3.5. A gestão das competências estratégicas

4. Propósito estratégico
4.1. Introdução
4.2. Missão, visão, valores e objetivos
4.3. Proprietários e gestores
4.4. Análise das expectativas e poder dos stakeholders
4.5. Ética e responsabilidade social

5. Cultura e Estratégia
5.1. Introdução
5.2. Importância da história
5.3. Conceito de cultura e sua importância
5.4. Deriva Estratégica

6. Estratégias (a nível) do ramo de negócio
6.1. Introdução
6.2. Identificação das unidades estratégicas de negócio
6.3. Estratégias competitivas genéricas
6.4. Estratégias interativas 

 

7. Estratégia (ao nível) corporate e diversificação
7.1. Introdução
7.2. Direções estratégicas: penetração, desenvolvimento do produto e do mercado e diversificação
7.3. Indutores de diversificação
7.4. Diversificação e desempenho
7.5. Integração vertical
7.6. Criação de valor e a função parental
7.7. Matrizes de portefólio: BCG, McKinsey e parental

8. Estratégia internacional
8.1. Introdução
8.2. Indutores de internacionalização
8.3. Fontes geográficas de vantagem
8.4. Estratégias internacionais
8.5. Seleção e entrada em mercados
8.6. Internacionalização e desempenho
8.7. Papéis no portefólio internacional

9. Inovação
9.1. Conceito de inovação
9.2. Os dilemas da inovação
9.3. A difusão da inovação
9.4. Inovadores e seguidores

10. Fusões, aquisições e alianças
10.1. Introdução
10.2. Desenvolvimento orgânico
10.3. Fusões e aquisições
10.4. Alianças estratégicas
10.5. Comparação entre aquisições, alianças e desenvolvimento orgânico 

 

11. Avaliação das estratégias
11.1. Introdução
11.2. Breve referência aos critérios de Adequação, Aceitabilidade e Viabilidade

 

Bibliografia Obrigatória

Johnson, Gerry; Whittington, Richard; Scholes, Kevan; Exploring Strategy: Text and Cases, FT Prentice Hall, 2013. ISBN: ISBN-13: 9781292002545

Bibliografia Complementar

António J. Robalo Santos; Gestão Estratégica - Conceitos, modelos e instrumentos, Escolar Editora , 2008. ISBN: 978-972-592-229-3
Rothaermel, Frank; Strategic Management: Concepts and Cases, New York: McGraw Hill
Rumelt, Richard; Good Strategy Bad Strategy: The Difference and Why it Matters, London: Profile Books, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas combinam sessões expositivas com a apresentação, análise e debate de casos reais e, eventualmente, material videográfico. Os alunos apresentarão em sala os seus trabalhos de grupo. Desta forma, que estimulará a participação e o debate, pretende-se que os alunos compreendam os conceitos e ferramentas teóricas e a sua aplicabilidade a contextos reais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 67,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina não implica a frequência dum número mínimo de aulas.

Os estudantes têm que participar nas apresentações finais dos projetos de grupo, que constituem um momento de avaliação. 

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação prevê duas alternativas:

1) Avaliação contínua que consiste na realização da componente de trabalho de grupo e três testes obrigatórios, realizados ao longo do semestre.
Os estudantes podem realizar um quarto teste, opcional e sumativo (i.e., sobre todo o programa da disciplina) para (1) melhorar a classificaçao final: a nota do 4º miniteste substitui a pior nota obtida nos testes anteriores; (2) completar a avaliação no caso do estudante ter faltado a um dos testes anteriores.      

A aprovação na disciplina implica uma classificação mínima de 7 valores na componente teórica (testes) e na componente prática (trabalho de grupo).

2) Exame final na época de recurso.

 

Melhoria de classificação

A melhoria de nota faz-se unicamente por exame.

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