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Economia Regional e Urbana

Código: 1EC402     Sigla: ERU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 95 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 3 42 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Cabe à disciplina de Economia Regional e Urbana introduzir pela primeira vez, a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos. A disciplina visa fornecer aos estudantes conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocinar e abordar a realidade económica. Por outro lado, dada a natureza semestral da disciplina e a complexidade de que se reveste a introdução do espaço na análise económica, nos conteúdos programáticos de natureza teórica, dá-se particular ênfase à apresentação dos conceitos e à explicitação das hipóteses dos modelos. Sempre que possível, recorre-se à apresentação de resultados de estudos aplicados à realidade portuguesa.

Resultados de aprendizagem e competências

Formação teórica e aprendizagem de métodos de análise regional que lhes permita fazer uma leitura espacial da realidade económica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. INTRODUÇÃO 1.1. O espaço e a teoria económica 1.2. O espaço de análise 1.2.1. Conceito de espaço 1.2.2. Conceito de região 1.2.3. Metodologias de caracterização e delimitação das regiões 1.2.3.1. Medidas de caracterização da concentração das actividades e da especialização regional 1.2.3.2. O conceito de distância económica e a análise de clusters 1.2.3.3. O método dos grafos 1.2.3.4. O conceito de interação e os modelos de interação espacial 1.2.3.5. A teoria da base económica 1.2.3.6. A análise shift-share 1.2.4.
2. OS ANTECEDENTES TEÓRICOS DA ECONOMIA REGIONAL: A TEORIA DA LOCALIZAÇÃO 2.1. Teoria da localização das actividades agrícolas: o modelo de von Thünen 2.2. Teoria da localização industrial: o modelo de Weber 2.3. Interdependência de localização e áreas de mercado 2.3.1. Os contributos de Launhardt e de Palander 2.3.2. O modelo de Hotelling 2.3.3. O modelo de Lösch
3. A CIDADE E O SISTEMA DE CENTROS URBANOS 3.1. O conceito de cidade 3.2. Traços gerais do processo de urbanização 3.3. Os factores determinantes da formação de aglomerados urbanos 3.4. A teoria dos lugares centrais e o conceito de hierarquia urbana
4. RENDA FUNDIÁRIA E USO DO SOLO URBANO 4.1. O conceito de renda fundiária e de preço do solo 4.2. O modelo básico de equilíbrio de localização da família 4.3. A localização intra-urbana das actividades económicas
5. POLÍTICA REGIONAL E URBANA 5.1. Análise das disparidades regionais em Portugal 5.2. Tipologias de políticas de desenvolvimento regional 5.3. O Acordo de Parceria Portugal -UE 2020. 

Bibliografia Obrigatória

José da Silva Costa, Peter Nijkamp, Tomaz Ponce Dentinho (coord.); Compêndio de economia regional, Principia, 2009. ISBN: (E/k5/ 359(6))
P. McCann; Urban and Regional Economics, Oxford University Press, 2001. ISBN: 0-19-877645-4 ((E(k5) 221))

Bibliografia Complementar

A. O’Sullivan; Urban Economics, Irwin, Chicago, 2007. ISBN: 978-0-07-298476-7(13) ((E(K5) 302))
Brakman, S., H. Garretsen, C. van Marrewijk; The new introduction to geographical economics, Cambridge University Press, 2009. ISBN: 978-0-521-87532-5
E.M. Hoover, F. Giarratani; An Introduction to Regional Economics, West Virginia University, 1999 (The WEB Book of Regional Science (www.rri.wvu.edu/WebBook)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

SAulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas e realização de dois testes.

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação distribuída sem exame final é composto por 2 testes, com igual ponderação (50%) e um ensaio (opcional) com a bonificação máxima de 1,0 valor.

O ensaio é individual, tem a dimensão máxima de 10 páginas (incluindo anexos e excluindo a bibliografia) e aborda temas a definir até ao final de fevereiro. Os ensaios serão classificados entre 0 e 1, a adicionar à média não arredondada dos testes. O ensaio é apenas considerado na avaliação distribuída.

Para obter aprovação à disciplina, o estudante não poderá ter classificação inferior a 6,0 valores em qualquer um dos testes. Na época normal, haverá sempre lugar a exame final como forma de avaliação supletiva.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o RAC.

Melhoria de classificação

Aplica-se o RAC. Melhoria em exame final.

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