Competências Pessoais e Sociais I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Competências Pessoais e Sociais I visa sensibilizar os estudantes para a importância das competências pessoais e sociais em diferentes contextos (académico, profissional, pessoal, etc.), apoiando e incentivando a sua autoconsciência e autoavaliação nesta área e o desenvolvimento de competências nestes domínios.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender a importância de pensar criticamente e desenvolver hábitos e estratégias de assessment (de si mesmos e de contextos meso e macro) na área das competências pessoais e sociais.
- Compreender as dimensões de inteligência emocional e o seu impacto nos diversos domínios da vida.
- Reconhecer as competências pessoais e sociais como uma área de contínuo desenvolvimento, identificando o treino e o trabalho pessoal necessários ao desenvolvimento das atitudes e competências desejadas
- Desenvolver estratégias de comunicação eficaz em termos de comportamento verbal e não verbal de acordo com diferentes contextos
- Reconhecer e identificar diferentes técnicas de gestão de tempo e de stress, indicando as vantagens contingenciais de cada uma
- Compreender a reciprocidade como um elemento transversal nas relações humanas
- Identificar e reconhecer os fatores determinantes e as consequências da reciprocidade nas interações humanas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Pensamento Crítico
1.1 Pensamento crítico: ideias fundamentais e exercícios
1.2 Self Assessment na área das CPS: importância, metodologias e exercícios
1.3 Eu, tu, nós: princípios de avaliação e análise de sitações micro, meso e macro
2. Inteligência Emocional
2.1. A Expressão Emocional: componente fisiológica, cognitiva e comportamental
2.2. Modelos da Inteligência Emocional
2.2.1. Self Awareness: quais são as minhas emoções
2.2.2. Social Awareness
2.3. Como melhorar a Inteligência Emocional
3. Comunicação e Gestão Pessoal
3.1. Expectativas e Construtos Sociais: a importância dos preconceitos e percepções na comunicação
3.2. Comunicar em diferentes contextos: diferentes aspetos da comunicação no estabelecimento de relações interpessoais
3.3. Noções básicas de comunicação não verbal
3.4. Comunicar em público, comunicar para criar valor
3.5. Gestão de tempo e de stress
4. Reciprocidade
4.1.Reciprocidade e teoria da troca social: noções básicas e aplicação transversal
4.2.Antecedentes e consequências da reciprocidade humana em geral
4.3.Reciprocidade positiva e negativa
Bibliografia Obrigatória
Daniel Goleman; Inteligência Emocional, Temas e Debates, 1999
Goleman, D., Boyatzis, R. & McKee, A. ; Os novos lideres. A inteligência emocional nas organizações, Gradiva, 2002
Cunha, M. P., Rego, A., Campos e Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. ; Manual de comportamento organizacional e gestão 6.ª edição. , Editora de Recursos Humanos, 2007
Rego, A. ; Comunicação pessoal e organizacional - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2007
Watzlawick, P., Beavin, J. & Jackson, D. ; Pragmática da comunicação humana. Lisboa: Cultrix, Cultrix, 2007
Ekman, P. ; Emotions Revealed – recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life 2nd Ed., Henry Holt Editions, 2003
Martins, H. & Proença, T.; “Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim” – mas só às vezes e em circunstâncias muito especiais – Uma reflexão sobre o crescente interesse da Gestão de Recursos Humanos no “lado humano” dos seus trabalhadores. (Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11)
Goleman, D. ; Como ser um Líder. , Lisboa. Temas e Debates, 2015
Amy Cuddy; Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges, Little, Brown and Company, 2015
Catalão, J. A. & Penim, A. T.; Ferramentas de Coaching., Lidel, 2010
Chris Anderson ; TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, Houghton Mifflin Harcourt, 2016
Daniel Kahneman ; Pensar depressa e devagar, Círculo de Leitores, 2012
Bibliografia Complementar
Daniel Kahneman ; Thinking, Fast and Slow, Farrar, Straus and Giroux, 2013
Observações Bibliográficas
Disponível em: http://www.incomunidade.com/v28/art_bl.php?art=11
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O uso combinado do método ativo (jogos pedagógicos, metodologia world café, inquirição apreciativa, exercícios de reflexão individual e trabalhos em grupo em aula etc.) com método expositivo contribui para o desenvolvimento das dimensões atitudinal, cognitiva e técnica dos objetivos e resultados de aprendizagem da Unidade Curricular. Os temas têm um enquadramento concetual associado a uma elevada componente prática.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
65,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
18,00 |
Estudo autónomo |
21,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de campo |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A presença e a participação nas aulas é condição essencial para a obtenção de aproveitamento. Só por exceção as ausências serão tidas como justificadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação da unidade curricular é composta por três componentes:
- trabalho de grupo 1 (25%) +
- trabalho de grupo 2 (65%) +
- participação nas aulas (10%)
Provas e trabalhos especiais
Em cada aula serão dadas instruções detalhadas sobre as atividades a realizar e o seu peso para a classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Não aplicável