Código: | 2GE09 | Sigla: | ENT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos de Gestão |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Gestão |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 30 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 7,5 | 56 | 202,5 |
Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma oportunidade de negócio e de a corporizar num plano de negócio passível de apresentação a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Adicionalmente, pretende-se que os alunos distingam processos emergentes e planeados de desenvolvimento de negócios e as stiuações específicas em que estes devem ser desenvolvidos.
Para cumprir este objectivo, os alunos devem desenvolver as seguintes competências: • Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado • Compreender e aplicar os critérios de avaliação de oportunidades de mercado • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio •Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio •Compreender e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio •Elaborar um plano de negócio •Identificar potenciais fontes de financiamento •Apresentar o Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos •Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações •Compreender os mecanismos de desenvolvimento de culturas de inovação organizacional •Ser capaz de trabalhar em equipa, nomeadamente ser capaz de : - apresentar e discutir as suas ideias - ouvir e discutir as ideias dos outros - identificar e explorar as competências complementares dos membros da equipa - organizar e calendarizar tarefas e coordenar a sua execução pela equipa - gerir conflitos Resultados de aprendizagem: espera-se que os alunos desenvolvam as competências técnicas e comportamentais necessárias ao processo empreendedor.
1-Introdução ao Empreendedorismo
2-Empreendedorismo em Portugal e em todo o mundo: Relatórios GEM.
3 - Empreendedorismo e inovação.
4- A perspetiva emergente
4.1 Validar o conhecimento: definir, aprender, experimentar.
4.2 Tranformar ideias em produtos: construir, medir, aprender
4.3 Gerir o crescimento: medir o progresso, definir prioridades
5- A perspetiva planeada
5.1 Identificar e desenvolver uma oportunidade de negócio:
5.2 Reconhecer e gerar idéias de negócios.
5.3 Definição do problema e a identificação do cliente.
5.4 Desenvolvimento do cliente e desenvolvimento do produto.
5.5 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva de mercado.
5.6 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva da indústria
5.7 Definição da estratégia.
5.8 Construção do modelo de negócio.
5.9 Identificação e obtenção de recursos.
5.10 O Plano de Negócio
6 - Intra-empreendedorismo e cultura de inovação.
A UC de Empreendedorismo posiciona-se no segundo ano do Master in Management. Durante o primeiro ano, os alunos tiveram a oportunidade de participar num grupo de UCS, que cobrem um amplo grupo de temas desde a estratégia, gestão de operações, recursos humanos, marketing, contabilidade, finanças e inovação. O objetivo da UC de Empreendedorismo é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar todos os conceitos e ferramentas teóricas dessas UCs num projeto de negócio, usando uma perspetiva mãos-na-massa.
As aulas combinam a discussão teórica de dos conceitos e ferramentas básicas no contexto do empreendedorismo. A discussão teórica e aplicação empírica de conceitos e ferramentas são suportadas pela discussão de casos de estudo, vídeos e outros materiais de apoio e, principalmente, através do desenvolvimento dos projectos de negócio desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre.
O curso também pode integrar oradores convidados e visitas a centros de incubação e de outras instituições ou empresas.
Normalmente, metade de cada sessão é reservada para as apresentações do grupo. Duas sessões (2 * 3 horas) são totalmente dedicadas à apresentação e discussão dos projetos de negócios. Os alunos deverão participar ativamente nas aulas e contribuir para a discussão de todos os projetos de negócios.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho de campo | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Os alunos devem participar obrigatoriamente em, pelo menos, 50% das aulas.
As duas sessões totalmente dedicadas à discussão dos projetos de negócio são de frequência obrigatória. A falta a cada uma dessas sessões implica uma redução 10% da nota final do projeto de negócio (20% de penalização no total das duas sessões).
1) Teste: 40%.
2) Trabalho de grupo/plano de negócio: 50%: distribuídos da seguinte forma: relatório e apresentação intermédia (apresentação e avaliação da oportunidade de negócio): 20%; relatório e apresentação do plano de negócio: 30%
3) Participação individual nas aulas: 10%.
A aprovação na disciplina requer: (1) a realização de todas as provas de avaliação e (2) a obtenção da nota mínima de 8 valores na componente teórica (teste) e no projeto de negócio.
A avaliação dos projetos de negócio integra uma componente de avaliação inter-pares, onde os alunos avaliam o contributo dos elementos do seu grupo para o desenvolvimento, discussão e apresentação dos projetos.
A disciplina não tem exame.
Avaliação na época de recurso para melhorar exclusivamente a componente de teste (40% da nota final). A avaliação pode consistir num exame ou num prova de outra natureza, nomeadamente um ensaio sobre um ou mais tópicos do programa.