Código: | 1EC301 | Sigla: | CE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Agrupamento Científico de Economia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LECO | 333 | Plano de Bolonha a partir de 2012 | 3 | - | 6 | 42 | 162 |
O objectivo principal da unidade curricular consiste em fornecer um conhecimento aprofundado sobre as mais importantes propostas teóricas relativas ao comportamento dinâmico de longo prazo das economia. O programa está centrado na formalização neoclássica. Paralelamente, a unidade curricular comporta a discussão da medida do crescimento e a análise de informação empírica.
A unidade curricular está organizada de forma a assegurar a aquisição de competências tanto em matéria de análise de informação empírica como de compreensão dos modelos matemáticos. Ambas as componentes são indispensáveis a uma compreensão adequada das principais questões relacionadas com o crescimento económico.
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO 1. Os conceitos. 2. A medida. 3. A história da teoria do crescimento.
CAPÍTULO II - EQUILÍBRIO DINÂMICO: DO DEBATE INICIAL AO MODELO NEOCLÁSSICO 1. A dinamização do modelo keynesiano: o modelo de Harrod. 2. O modelo neoclássico de crescimento. 3. Os prolongamentos post-keynesianos: referência aos modelos de Kaldor e Pasinetti.
CAPÍTULO III - FACTOS ESTILIZADOS DO CRESCIMENTO E PROLONGAMENTOS DO MODELO NEOCLÁSSICO 1. O modelo de Solow com progresso técnico. 2. Factos estilizados do crescimento económico. 3. A análise de Barro sobre a convergência.
CAPÍTULO IV - CRESCIMENTO ENDÓGENO 1. Introdução. 2. O primeiro modelo de Romer. 3. O modelo de Lucas. 4. Modelos com alteração tecnológica endógena. 5. Apreciação Final.
As aulas têm uma natureza teórico-prática. O ensino inclui, de forma articulada, quer a exposição de contributos teóricos quer a análise e discussão de trabalhos empíricos. O sistema de informação SIGARRA é utilizado de forma permanente como plataforma de comunicação.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A participação na avaliação distribuída exige a inscrição numa turma.
Avaliação distribuída: Haverá dois testes, cada um dos quais com uma ponderação de 50%. A aprovação exige a obtenção de uma classificação média igual ou superior a 9,5 valores e uma classificação no 2º Teste igual ou superior a 6,0 valores.