Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1EC301
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Crescimento Económico

Código: 1EC301     Sigla: CE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2014/2015 - 1S (de 15-09-2014 a 09-01-2015)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LECO 333 Plano de Bolonha a partir de 2012 3 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo principal da unidade curricular consiste em fornecer um conhecimento aprofundado sobre as mais importantes propostas teóricas relativas ao comportamento dinâmico de longo prazo das economia. O programa está centrado na formalização neoclássica. Paralelamente, a unidade curricular comporta a discussão da medida do crescimento e a análise de informação empírica.

Resultados de aprendizagem e competências


A unidade curricular está organizada de forma a assegurar a aquisição de competências tanto em matéria de análise de informação empírica como de compreensão dos modelos matemáticos. Ambas as componentes são indispensáveis a uma compreensão adequada das principais questões relacionadas com o crescimento económico.

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO 1. Os conceitos. 2. A medida. 3. A história da teoria do crescimento.

CAPÍTULO II - EQUILÍBRIO DINÂMICO: DO DEBATE INICIAL AO MODELO NEOCLÁSSICO 1. A dinamização do modelo keynesiano: o modelo de Harrod. 2. O modelo neoclássico de crescimento. 3. Os prolongamentos post-keynesianos: referência aos modelos de Kaldor e Pasinetti.

CAPÍTULO III - FACTOS ESTILIZADOS DO CRESCIMENTO E PROLONGAMENTOS DO MODELO NEOCLÁSSICO 1. O modelo de Solow com progresso técnico. 2. Factos estilizados do crescimento económico. 3. A análise de Barro sobre a convergência.

CAPÍTULO IV - CRESCIMENTO ENDÓGENO 1. Introdução. 2. O primeiro modelo de Romer. 3. O modelo de Lucas. 4. Modelos com alteração tecnológica endógena. 5. Apreciação Final.

Bibliografia Obrigatória

Figueiredo, A.M., Pessoa, A. e Silva, M.R.; Crescimento Económico, Escolar Editora, 2005
Barro, R. e Sala-i-Martin, X.; Economic Growth (2ª ed.), MIT Press, 2004
Jones, C. e Vollrath, D.; Introduction to Economic Growth (3ª ed.), W. W. Norton

Bibliografia Complementar

Barro, R.; Economic Growth in a Cross Section of Countries, Quarterly Journal of Economics, vol. 106, 1991 (pp. 407-443)
Harrod, R.; An Essay in Dynamic Theory, Economic Journal, vol. 49, 1939 (pp. 14-33)
Jones, C., Romer, P. ; The New Kaldor Facts: Ideas, Institutions, Population, and Human Capital, American Economic Journal: Macroeconomics, 2(1), 224–45, 2010
Kravis, I.; The Three Faces of the International Comparison Project, The World Bank Research Observer, vol. 1, 1986 (pp. 3-26)
Lucas, R.E.; On the Mechanics of Economic Development, Journal of Monetary Economics, vol. 22, 1988 (pp. 3-42)
Romer, P.M.; Increasing Returns and Long-Run Growth, Journal of Political Economy, vol. 94, 1986 (pp. 1002-1037)
Romer, P.M.; Endogenous Technical Change, Journal of Political Economy, vol. 98, 1990 (pp. S71-S102)
Romer, P.M.; The Origins of Endogenous Growth, Journal of Economic Perspectives, vol. 8, 1994 (pp. 3-22)
Solow, R. ; A Contribution to the Theory of Economic Growth, Quarterly Journal of Economics, vol. 70, 1956 (pp. 65-94)
Solow, R.; Perspectives on Growth Theory, Journal of Economic Perspectives, vol. 8, 1994 (pp. 45-54.)
Global Purchasing Power Parities and Real Expenditures: 2005 International Comparison Program, The World Bank, 2008
Human Development Report, Nações Unidas, vários anos
World Development Report, Banco Mundial, vários anos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma natureza teórico-prática. O ensino inclui, de forma articulada, quer a exposição de contributos teóricos quer a análise e discussão de trabalhos empíricos. O sistema de informação SIGARRA é utilizado de forma permanente como plataforma de comunicação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A participação na avaliação distribuída exige a inscrição numa turma.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: Haverá dois testes, cada um dos quais com uma ponderação de 50%. A aprovação exige a obtenção de uma classificação média igual ou superior a 9,5 valores e uma classificação no 2º Teste igual ou superior a 6,0 valores.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 08:23:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2