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Empreendedorismo

Código: 2GE09     Sigla: ENT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 20-12-2013)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Mestrado em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 13 Plano de estudos oficial 2 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma ideia de negócio e de a corporizar num plano de negócio passível de apresentação a potenciais financiadores. Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Para cumprir este objectivo, os alunos devem desenvolver as seguintes competências: • Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado • Compreender e aplicar os critérios de avaliação de oportunidades de mercado • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio •Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio •Compreender e aplicar as ferramentas financeiras básicas para a avaliação e planeamento do negócio •Elaborar um plano de negócio •Identificar potenciais fontes de financiamento •Apresentar o Plano de negócio a potenciais investidores e outros parceiros externos •Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações •Compreender os mecanismos de desenvolvimento de culturas de inovação organizacional •Ser capaz de trabalhar em equipa, nomeadamente ser capaz de : - apresentar e discutir as suas ideias - ouvir e discutir as ideias dos outros - identificar e explorar as competências complementares dos membros da equipa - organizar e calendarizar tarefas e coordenar a sua execução pela equipa - gerir conflitos Resultados de aprendizagem: espera-se que os alunos desenvolvam as competências técnicas e comportamentais necessárias ao processo empreendedor.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1-Introdução ao Empreendedorismo



2-Empreendedorismo em Portugal e em todo o mundo: Relatórios GEM.



3 - Empreendedorismo e inovação.



4 Identificar e desenvolver uma oportunidade de negócio:



4.1 Reconhecer e gerar idéias de negócios.



4.2 Definição do problema e a identificação do cliente.



4.3 Desenvolvimento do cliente e desenvolvimento do produto.



4.4 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva de mercado.



4.5 Avaliação da oportunidade de negócio a partir da perspectiva da indústria: análise da concorrência, vantagens competitivas; sustentabilidade de vantagens competitivas.



4.6 Definição da estratégia.



4.7 Construção do modelo de negócio.



4.8 Identificação e obtenção de recursos.



4.9 Desenvolver, escrever e apresentar o Plano de Negócios.
 



5 - Intra-empreendedorismo e cultura de inovação.

Bibliografia Obrigatória

William Bygrave e Andrew Zacharakis; Entrepreneurship, Wiley, 2008. ISBN: 978-0-471-75545-6
Morris, Michael H.; Kuratko, Donald F.; Covin, Jeffrey G.; Corporate entrepreneuship & innovation, Thomson, 2007
Mullins, John W; The new business road test, Prentice-Hall, 2006
Stutely, Richard ; The Definitive Business Plan, Financial Times - Prentice-Hall, 2002
Osterwalder, Alexander & Pigneur, Yves ; Business Molde Generation, Wiley, 2010. ISBN: 978-0470-87641-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

A UC de Empreendedorismo posiciona-se no segundo ano do Master in Management. Durante o primeiro ano, os alunos tiveram a oportunidade de participar num grupo de UCS, que cobrem um amplo grupo de temas desde a estratégia, gestão de operações, recursos humanos, marketing, contabilidade, finanças e inovação. O objetivo da UC de Empreendedorismo é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar todos os conceitos e ferramentas teóricas dessas UCs num projeto de negócio, usando uma perspetiva mãos-na-massa.


As aulas combinam a discussão teórica de dos conceitos e ferramentas básicas no contexto do empreendedorismo. A discussão teórica e aplicação empírica de conceitos e ferramentas são suportadas pela discussão de casos de estudo, vídeos e outros materiais de apoio e, principalmente, através do desenvolvimento dos projectos de negócio desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre.


O curso também pode integrar oradores convidados e visitas a centros de incubação e de outras instituições ou empresas.

Normalmente, metade de cada sessão é reservada para as apresentações do grupo. Duas sessões (2 * 3 horas) são totalmente dedicadas à apresentação e discussão dos projetos de negócios. Os alunos deverão participar ativamente nas aulas e contribuir para a discussão de todos os projetos de negócios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 50,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os alunos devem participar obrigatoriamente em, pelo menos, 50% das aulas.

 

As duas sessões totalmente dedicadas à discussão dos projetos de negócio são de frequência obrigatória. A falta a cada uma dessas sessões implica uma redução 10% da nota final do projeto de negócio (20% de penalização no total das duas sessões).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Teste: 40%.

2) Trabalho de grupo/plano de negócio: 50%: distribuídos da seguinte forma: relatório e apresentação intermédia (apresentação e avaliação da oportunidade de negócio): 20%; relatório e apresentação do plano de negócio: 30%

3) Participação individual nas aulas: 10%.

A aprovação na disciplina requer: (1) a realização de todas as provas de avaliação e (2) a obtenção da nota mínima de 8 valores na componente teórica (teste) e no projeto de negócio.

A avaliação dos projetos de negócio integra uma componente de avaliação inter-pares, onde os alunos avaliam o contributo dos elementos do seu grupo para o desenvolvimento, discussão e apresentação dos projetos.

 

A disciplina não tem exame. Na época de recurso, haverá um exame apenas para efeitos de melhoria de nota.

Melhoria de classificação

Exame. Para efeitos de melhoria de nota, é considerada apenas a nota do exame.

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