Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE109

Matemática II

Código: 1GE109     Sigla: MAT II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 10-02-2014 a 06-06-2014) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 287 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se dotar os alunos das competências necessárias nas matérias de Cálculo Integral e de Álgebra Linear, a serem utilizadas ao longo e após a licenciatura, na aplicação a situações reais, nomeadamente na área da Economia e em áreas afins.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

      1. Cálculo Integral
        1. Integrais Indefinidos
        2. Integrais Definidos
        3. Integrais Impróprios
        4. Integrais Duplo
      2. Álgebra Linear
        1. Matrizes
        2. Determinantes
        3. Sistemas de Equações Lineares
        4. Espaços Vectoriais
        5. Transformações Lineares
        6. Vectores e Valores Próprios

 

Bibliografia Obrigatória

Aguiar M., Furtado S., Oliveira J. and Reis H.; Cálculo Integral e Álgebra Linear, 2012

Bibliografia Complementar

Pires C.; Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, vol I e II, Pioneira, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. O curso presencial é acompanhado de um "curso on-line" situado na plataforma de e-learning da UP.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Ficam aprovados à disciplina os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é obtida arredondando às unidades:

- a nota do exame no caso de avaliação por exame final

- (T1+T2)/2, no caso de avaliação contínua, onde T1 e T2 representam, respectivamente, as notas dos primeiro e segundo testes.


Para o aluno poder obter aprovação à disciplina por avaliação contínua tem que obter uma nota superior ou igual a 6,0 valores em cada um dos testes.

Observações

- O aluno fica vinculado ao modo de avaliação contínua se tiver obtido uma nota igual ou superior a 6,0 valores no primeiro teste e decidir realizar o segundo teste. Caso o aluno não tenho comparecido ao primeiro teste ou tenho obtido uma classificação inferior a 6,0 valores fica automaticamente excluído da avaliação contínua. Pode no entanto realizar o exame da época normal.


- Um aluno vinculado à avaliação contínua não pode realizar o exame da época normal (nem para melhoria de classificação).


- Qualquer dos modos de avaliação anteriores não excluí o aluno do exame da época de recurso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-30 às 02:28:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2