Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > 1GE206
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Competências Pessoais e Sociais I

Código: 1GE206     Sigla: CPS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos de Gestão

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Gestão
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Gestão

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LGES 149 Plano de Bolonha a partir de 2012 2 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e experiência prática sobre competências e comportamentos de inteligência emocional, aplicáveis às mais diversas situações da vida pessoal e empresarial, no sentido de ajudar o aluno a lidar eficazmente com diversas situações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolve-se ao longo de 7 aulas (3 horas de 15 em 15 dias), abordando os seguintes temas:

Aula I
Apresentação
Temas a abordar e método de avaliação
O modelo teórico de Inteligência Emocional: competências e comportamentos associados
Exercício Individual

Aula II
Consciência de si mesmo: a base da inteligência Emocional
Diagnóstico Individual para promoção de auto-conhecimento
Auto-Gestão: como gerimos as nossas emoções e controlamos as nossas respostas a novos desafios.
Exercício Individual:”Qual o meu objectivo?”

Aula III
Compreensão Social: Trabalhar a empatia e compreensão interpessoal
Exercício de Grupo: ” Radar Social”

Aula IV
Gestão de Relações: Trabalhar a argumentação eficaz
Exercício de Avaliação: “Tempo de Antena”

Aula V
Gestão de Relações: Trabalhar a comunicação influente
Exercício de Avaliação: “Comunicação de Improviso”

Aula VI
Gestão de Relações: trabalho em equipa para consecução de resultados
Exercício de Grupo:”Dinâmica”
Exercício de Avaliação: “IE na prática”

Aula VII
Resumo do Modelo de Inteligência Emocional
Exercício Individual de Avaliação:”Elevator Pitch”
Entrega de Trabalho Final

Bibliografia Obrigatória

• The Brain and Emotional Intelligence: New Insights by Daniel Goleman, 2011
• Social Intelligence: The New Science of Human Relationships by Daniel Goleman, Jul 31, 2007
• Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ by Daniel Goleman, Sep 26, 2006
• Working with Emotional Intelligence by Daniel Goleman, Jan 4, 2000
• Vital Lies, Simple Truths: The Psychology of Self-Deception by Daniel Goleman, Bloomsbury Publishing, 1998
The Seven Habits of Highly Effective People; by Stephen R. Covey

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia empírica que consiste em fazer os alunos vivenciar, através de exercícios de grupo e individuais, diversos exercícios nos quais o docente levará os alunos a deduzir os princípios teóricos subjacentes aos exercícios efectuados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 27,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final terá por base uma avaliação distribuída por 4 Exercícios de Avaliação em sala e 1 Trabalho escrito final. Será utilizada uma escala de 0 a 5, ie. “não cumpriu” a “excedeu as expectativas”. A avaliação final será o somatório da avaliação obtida nos exercícios e trabalho final.
A avaliação pressupõe a assiduidade do aluno.

Observações

A docência da disciplina será assegurada pela Drª Filipa Varela Martins.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-28 às 04:19:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2