Competências Pessoais e Sociais I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos de Gestão |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e experiência prática sobre competências e comportamentos de inteligência emocional, aplicáveis às mais diversas situações da vida pessoal e empresarial, no sentido de ajudar o aluno a lidar eficazmente com diversas situações.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Desenvolve-se ao longo de 7 aulas (3 horas de 15 em 15 dias), abordando os seguintes temas:
Aula I
Apresentação
Temas a abordar e método de avaliação
O modelo teórico de Inteligência Emocional: competências e comportamentos associados
Exercício Individual
Aula II
Consciência de si mesmo: a base da inteligência Emocional
Diagnóstico Individual para promoção de auto-conhecimento
Auto-Gestão: como gerimos as nossas emoções e controlamos as nossas respostas a novos desafios.
Exercício Individual:”Qual o meu objectivo?”
Aula III
Compreensão Social: Trabalhar a empatia e compreensão interpessoal
Exercício de Grupo: ” Radar Social”
Aula IV
Gestão de Relações: Trabalhar a argumentação eficaz
Exercício de Avaliação: “Tempo de Antena”
Aula V
Gestão de Relações: Trabalhar a comunicação influente
Exercício de Avaliação: “Comunicação de Improviso”
Aula VI
Gestão de Relações: trabalho em equipa para consecução de resultados
Exercício de Grupo:”Dinâmica”
Exercício de Avaliação: “IE na prática”
Aula VII
Resumo do Modelo de Inteligência Emocional
Exercício Individual de Avaliação:”Elevator Pitch”
Entrega de Trabalho Final
Bibliografia Obrigatória
• The Brain and Emotional Intelligence: New Insights by Daniel Goleman, 2011
• Social Intelligence: The New Science of Human Relationships by Daniel Goleman, Jul 31, 2007
• Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ by Daniel Goleman, Sep 26, 2006
• Working with Emotional Intelligence by Daniel Goleman, Jan 4, 2000
• Vital Lies, Simple Truths: The Psychology of Self-Deception by Daniel Goleman, Bloomsbury Publishing, 1998
The Seven Habits of Highly Effective People; by Stephen R. Covey
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia empírica que consiste em fazer os alunos vivenciar, através de exercícios de grupo e individuais, diversos exercícios nos quais o docente levará os alunos a deduzir os princípios teóricos subjacentes aos exercícios efectuados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
27,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final terá por base uma avaliação distribuída por 4 Exercícios de Avaliação em sala e 1 Trabalho escrito final. Será utilizada uma escala de 0 a 5, ie. “não cumpriu” a “excedeu as expectativas”. A avaliação final será o somatório da avaliação obtida nos exercícios e trabalho final.
A avaliação pressupõe a assiduidade do aluno.
Observações
A docência da disciplina será assegurada pela Drª Filipa Varela Martins.