Introdução às Ciências Sociais II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Facultar o domínio dos procedimentos metodológicos da investigação científica, privilegiando a articulação com os conteúdos substantivos apreendidos na Introdução às Ciências Sociais I
Programa
Problemas de pesquisa empírica em ciências sociais
1. Formulação da questão de partida: importância na estratégia de pesquisa, segundo ópticas disciplinares diferentes
2. Fase exploratória da pesquisa
3. Enunciado de problemas e identificação de problemáticas
4. Elaboração de hipóteses e modelos de análise
5. Construção de indicadores/variáveis
6. Métodos e técnicas de recolha de informação
6.1. Tipos de métodos
6.2. Tipos de técnicas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dentro do quadro teórico da aprendizagem significativa, procura-se proporcionar a combinação de aprendizagens teóricas com aprendizagens de investimento na análise de problemas concretos e diversificados. Nessa linha, sem pôr de lado vantagens da aula expositiva, procura-se mobilizar a reflexão conjunta dos alunos no sentido de ultrapassar as práticas de mera memorização e repetição sem imaginação.
Como horizonte dos métodos de ensino no campo das ciências sociais, privilegia-se a formação de uma matriz de capacidades de leitura teórica transferíveis para outras disciplinas e para o estudo de problemas concretos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Condições para o regime de avaliação distribuída:
Presença nas aulas: controlo por assinatura de folha de presenças, mínimo de 75% de presenças
Nota mínima para vinculação na avaliação distribuída: 8 valores (não arredondados) nas primeiras duas provas.
Possibilidade de desvinculação/desistência: após a conclusão do segundo momento de avaliação, inclusivé. Neste caso, os alunos podeam realizar o exame na época normal.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ponderação dos momentos de avaliação distribuída: 30%+30%-40%