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Introdução às Ciências Sociais II

Código: LEC109     Sigla: ICS II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 3 Plano Oficial a partir de 2004 1 2 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Facultar o domínio dos procedimentos metodológicos da investigação científica, privilegiando a articulação com os conteúdos substantivos apreendidos na Introdução às Ciências Sociais I

Programa

Problemas de pesquisa empírica em ciências sociais

1. Formulação da questão de partida: importância na estratégia de pesquisa, segundo ópticas disciplinares diferentes
2. Fase exploratória da pesquisa
3. Enunciado de problemas e identificação de problemáticas
4. Elaboração de hipóteses e modelos de análise
5. Construção de indicadores/variáveis
6. Métodos e técnicas de recolha de informação
6.1. Tipos de métodos
6.2. Tipos de técnicas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dentro do quadro teórico da aprendizagem significativa, procura-se proporcionar a combinação de aprendizagens teóricas com aprendizagens de investimento na análise de problemas concretos e diversificados. Nessa linha, sem pôr de lado vantagens da aula expositiva, procura-se mobilizar a reflexão conjunta dos alunos no sentido de ultrapassar as práticas de mera memorização e repetição sem imaginação.
Como horizonte dos métodos de ensino no campo das ciências sociais, privilegia-se a formação de uma matriz de capacidades de leitura teórica transferíveis para outras disciplinas e para o estudo de problemas concretos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Condições para o regime de avaliação distribuída:
Presença nas aulas: controlo por assinatura de folha de presenças, mínimo de 75% de presenças
Nota mínima para vinculação na avaliação distribuída: 8 valores (não arredondados) nas primeiras duas provas.
Possibilidade de desvinculação/desistência: após a conclusão do segundo momento de avaliação, inclusivé. Neste caso, os alunos podeam realizar o exame na época normal.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ponderação dos momentos de avaliação distribuída: 30%+30%-40%
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