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Introdução às Ciências Sociais I

Código: LEC104     Sigla: ICS I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências Sociais
Curso/CE Responsável: Economia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECO 2 Plano Oficial a partir de 2004 1 2 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo central da disciplina é fornecer aos alunos um quadro estrutural de conhecimentos que permita interpretar criticamente as principais dinâmicas de transformação das sociedades contemporâneas, familiarizando-os com diferentes perspectivas teóricas e interpretativas, designadamente da economia, da sociologia e da psicologia social.

Programa

Estrutura e transformações das sociedades contemporâneas: globalização, economia e sociedade

1. Globalização, economia-mundo e economia global
2. A diferenciação regional da economia e a emergência de novos protagonistas
3. Ciência, tecnologia e informação: sociedade em rede
4. Estrutura da produção mundial, sistemas de trabalho e emprego
5. Migrações, economia e sociedade
6. Desafios geopolíticos: Estados-Nação e instituições políticas
7. Desigualdades sociais, exclusão social e desenvolvimento humano
8. A cultura na globalização
9. Outros desafios institucionais: a família e a escola

Bibliografia Obrigatória

Castells, Manuel; A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002 (Texto n.1: "A economia global: génese, estrutura e dinâmica": 123-180.)
Cassen, Bernard; Hoang-Ngoc, Liêm; e Imbert, Pierre-André (coords.); ATTAC. Contra a Ditadura dos Mercados, Campo da Comunicação, 2000 (Texto n.2: Plihon, Dominique, "Tirania da globalização": 17-23. Texto n.3: Houtart, François, "No Sul, as novas redes transnacionais": 31-39. Texto n.4: Husson, Michel, "Uma forma exacerbada de rendibilizar o capital": 51-53.)
Stiglitz, Joseph E.; Globalização. A grande desilusão, Terramar, 2002 (Texto n.8: "A promessa das instituições internacionais": 39-59)
Ferrão, João; Serviços e Inovação: Novos caminhos para o desenvolvimento regional, Celta, 1992 (Texto n.10: "Terciarização: o que é?": 1-17.)
Giraud, Pierre-Noël; As desigualdades do Mundo. Economia do mundo contemporâneo, Terramar , 1998 (Texto n. 5: O aparecimento de pequenos países com baixos salários e capacidade tecnológica": 139-168.)
Waters, Malcom; Globalização, Celta, 1999 (Texto n.6: "Poderes terrenos. A globalização política": 93-118.)
D. Martinez, M.L. e V. Ruiz; La globalizacion Gobernada. Estado, sociedad y mercado en el siglo XXI, Tecnos, 2001 (Texto n.9: "Migrações" (Tradução adaptada pela equipa docente de "Demografia y migracíon" e "Los pobres y los emigrantes salen a buscar el paraíso": 101-103 e 191-195, resp. )
Cordelier, Serge (dir.); O Novo Estado do Mundo, Campo das Letras, 2001 (Texto n.7: Chevalier, Jacques, "O Estado mantém-se presente na economia, mas sob a forma de um «estratega» e já não como «piloto»": 109-111.)
PNUD, Relatório do Desenvolvimento Humano, Vários anos
Kovács, Illona ; "Consequências da reorganização das empresas no emprego", Organizações e Trabalho, 22: 9-25, 1999 (Texto n.11)
Silva, Augusto Santos; Dinâmicas Sociais do Nosso Tempo, Universidade do Porto, 2002 (Texto n. 15: "Consumo, lazer e cultura de massas": 123-156)
Gaulejac, Vinvent de; Léonetti, Isabel Taboada; com a colaboração de Blondel, Frédéric e Boullier, Dominique-Marie; La Lutte des Places. Insertion et désinsertion, Hommes et perspectioves, 1994 (Texto n.12: "Problemática da exclusão: o económico, o social e o simbólico": 51+ - Tradução adaptada pela equipa docente.)
Gaulier, Guillaume e Kousnetzoff, Nina; L'Économie Mondiale 2007, La Découverte, 2006 (Texto n.14: "A medida das ligações entre o ambiente e o crescimento": 93-107 - Tradução adaptada pela equipa docente)
Warnier, Jean-Pierre; A Mundialização da Cultura, Editorial Notícias, 2000 (Texto n. 16: "Um aumento de criações culturais": 91-103. Texto n.17: "Conclusões - questões de democracia": 105-108.)
Sennett, Richard; A Corrosão do Carácter. As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, Terramar, 2007 (Texto n.13: "O pronome perigoso": 209-225.)

Bibliografia Complementar

Silva, Augusto Santos; Dinâmicas Sociais do Nosso Tempo, Universidade do Porto, 2002
Sennett, Richard; A Corrosão do Carácter. As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, Terramar, 2001
Castells, Manuel; A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002
PNUD, Relatório do Desenvolvimento Humano, Vários anos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dentro do quadro teórico da aprendizagem significativa, o objectivo é proporcionar a combinação de competências teóricas com competências de análise de problemas concretos e diversificados. Nessa linha, procura-se articular a prática expositiva com a mobilização da reflexão conjunta dos alunos, no sentido de motivar a crítica e a argumentação sustentada.

Como horizonte dos métodos de ensino no campo das ciências sociais, privilegia-se a formação de uma matriz de capacidades de leitura teórica transferíveis para outras disciplinas e para o estudo de problemas concretos.
A equipa docente continuará a participar activamente na experiência ensaiada em 2006/2007 de articulação dos conteúdos programáticos com a reflexão crítica a partir de um conjunto de conferências temáticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída estará sujeita a um mínimo de 75% de presenças nas aulas, e vinculará os alunos que obtenham, no primeiro momento de avaliação, nota válida para o regime distribuído.
A nota mínima para validar a presença na avaliação distribuída é seis valores, arredondados à unidade (em qualquer das provas).

Fórmula de cálculo da classificação final

30%+30%+40%
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