Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Landscape, memory and urban transport. Rio de Janeiro by Joao Chagas (1897)
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Landscape, memory and urban transport. Rio de Janeiro by Joao Chagas (1897)

Título
Landscape, memory and urban transport. Rio de Janeiro by Joao Chagas (1897)
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2011
Revista
Título: História UnisinosImportada do Authenticus Pesquisar Publicações da Revista
Vol. 15 2
Páginas: 243-255
ISSN: 1519-3861
Indexação
Publicação em ISI Web of Knowledge ISI Web of Knowledge - 0 Citações
Publicação em Scopus Scopus - 0 Citações
Classificação Científica
FOS: Humanidades > História e arqueologia
Outras Informações
ID Authenticus: P-002-RKG
Resumo (PT): Este artigo procura evidenciar as novas formas de percepção da paisagem e de fruição do espaço urbano permitidas pela irrupção do transporte urbano sobre carril, com base num texto de memórias sobre o Rio de Janeiro publicado em 1897 por João Chagas, português, escritor, jornalista e importante político republicano. João Chagas assume um estatuto de flâneur e apresenta uma leitura surpreendente do seu primeiro dia na cidade, com particular incidência no efeito do ¿bond¿ (tramway). A utilização do ¿bond¿ permite-lhe captar a cidade em relance, na cadência de um movimento acelerado, tanto pelas ruas da cidade antiga como pelas alamedas da cidade em expansão, colhendo, desta forma, impressões gerais sobre a civilização urbana da capital do Brasil.
Abstract (EN): This article seeks to highlight the new forms of landscape perception and enjoyment of the urban space made possible by the appearance of urban transport on rails, based on a text of memories about Rio de Janeiro published in 1897 by Joao Chagas, a Portuguese writer, journalist and important Republican politician. Joao Chagas assumed the status of a flaneur and presents a striking reading of his first day in town, particularly focusing the effect of the tram. The use of the tram allowed him to capture a glimpse of the city at an accelerated pace, observing both the streets of the old town and the avenues of the growing city. In this way, he describes overall impressions of urban civilization in the capital of Brazil.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: elsap@letras.up.pt; jfalves@letras.up.pt
Nº de páginas: 13
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Marco de Canaveses : o poder local (2017)
Livro
Alves, Jorge Fernandes; Pacheco, Elsa ; Dias, Lino Tavares
Rede migratória, integração social e refluxos da ruralidade minhota (2012)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Pacheco, Elsa ; Alves, Jorge
O reconhecimento geográfico dos lugares da emigração no Brasil (1882-1883) por António Lopes Mendes (2012)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Alves, Jorge ; Pacheco, Elsa

Ver todas (18)

Da mesma revista

Paisagem, memória e transportes urbanos. O Rio de Janeiro segundo João Chagas (1897). (2011)
Artigo em Revista Científica Internacional
Pacheco, Elsa ; Alves, Jorge
Os caminhos das plantas: redes informais e auto-organizadas de produção e circulação de conhecimento no Império português (2023)
Artigo em Revista Científica Internacional
Conceição, Gisele Cristina da; Bracht, Fabiano
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-21 às 07:25:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2