Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Ciberjornalismo de proximidade: o exercício da cidadania nas ferramentas de interação de notícias do jornal A Voz de Trás-os-Montes
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Ciberjornalismo de proximidade: o exercício da cidadania nas ferramentas de interação de notícias do jornal A Voz de Trás-os-Montes

Título
Ciberjornalismo de proximidade: o exercício da cidadania nas ferramentas de interação de notícias do jornal A Voz de Trás-os-Montes
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2024
Autores
Ferrador, Susana
(Autor)
Outra
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Zamith, Fernando
(Autor)
FLUP
Jerónimo, Pedro
(Autor)
Outra
Outras Informações
Resumo (PT): O jornal A Voz de Trás-os-Montes é um dos maiores media regionais a operar em Trás-os-Montes e Alto Douro, uma das regiões com maiores índices de envelhecimento e desertificação da população. O jornal chega aos leitores através da edição impressa, da edição digital, do website e da aplicação móvel. Em maior ou menor escala, todas estas opções oferecem aos leitores a possibilidade de interagirem com o jornal. No entanto, o próprio meio disponibiliza online o alargamento dessas opções de interação através de várias ferramentas digitais que permitem comunicar de forma mais rápida, fluida e aberta. É o próprio meio que dá a possibilidade aos seus leitores de comentarem os diversos conteúdos que publica. O objetivo deste artigo é o de mostrar quais são essas ferramentas, o tipo e número de publicações disponibilizadas pelo jornal ao longo de uma semana e o nível de interatividade que suscitam. Analisadas 41 publicações, destacamos a nula contribuição do jornal nos debates viabilizados nas caixas de comentários. Palavras-chave: Ciberjornalismo; Media regionais; Interatividade; Media transmontanos; Cid
Abstract (EN): The newspaper A Voz de Trás-os-Montes is one of the largest regional media operating in Trás-os-Montes and Alto Douro, one of the regions with the highest rates of population aging and desertification. The newspaper reaches readers through the print edition, digital edition, website and mobile application. To a greater or lesser extent, all these options offer readers the possibility of interacting with the newspaper. However, the medium itself makes available online the broadening of these interaction options through various digital tools that allow for faster, more fluid and open communication. It is the medium itself that gives its readers the opportunity to comment on the various contents it publishes. The purpose of this article is to show what these tools are, the type and number of publications made available by the newspaper over the course of a week and the level of interactivity they evoke. After analysing 41 publications,
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19892.pdf
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
19892 250.92 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Precariedade no ciberjornalismo: o caso dos jornais transmontanos (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Ferrador, Susana ; Zamith, Fernando ; Jerónimo, Pedro
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 autores)
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedro, Margarete Vieira ; Fonseca, Adalton dos Anjos; Botão, Alexandre; Ramos, Alexandre; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo; Corrêa, Elizabeth Saad; Zamith, Fernando ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia; Mallmann, Julia Pinho; Baldessar, Maria José; Alcântara, Mariana; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro...(mais 9 autores)
Precariedade no ciberjornalismo: o caso dos jornais transmontanos (2019)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ferrador, Susana ; Zamith, Fernando ; Jerónimo, Pedro
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel ; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder ; Lima, Helena; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 autores)

Ver todas (6)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-01 às 01:42:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2