Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Sistema de apoio à geração de escalas de pessoal no planeamento operacional de sistemas de transportes colectivos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Sistema de apoio à geração de escalas de pessoal no planeamento operacional de sistemas de transportes colectivos

Título
Sistema de apoio à geração de escalas de pessoal no planeamento operacional de sistemas de transportes colectivos
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
1995
Autores
José Luís Borges
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): A automatização do processo de geração dos horários ou escalas do pessoal tripulante, ou escalamento, numa empresa de transportes colectivos de média ou grande dimensão é normalmente conseguida apenas parcialmente. Devido à variabili-dade da informação sobre o pessoal, à pouco clara definição das regras do processo, à intervenção de vários departamentos da empresa e simultaneamente ao grande volume de informação manipulada, justifica-se a opção por sistemas de apoio à decisão. Neste trabalho, que documenta a definição de um sistema de apoio ao escalamento para o STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto), o processo de escalamento interactua com dois outros processos: a gestão do pessoal tripulante e o planeamento operacional de serviços. As interacções entre estes processos, que se devem efectuar através de rede local, obrigam a um cuidado especial na definição das interfaces e protocolos e na normalização da informação. Torna-se assim fundamental definir uma base de informação que caracterize os motoristas envolvidos, os serviços a afectar aos mesmos (facilmente compatibilizável com a existente na empresa), o conjunto de procedimentos passíveis de serem facilmente automatizados (por exemplo: as interacções no âmbito de protocolos com outros sistemas da empresa e as rotações dos motoristas) e o conjunto de ferramentas que permitam validar as regras mais importantes e estáveis definidas pela empresa que venha a utilizar o sistema (por exemplo: regras sobre pedidos efectuados pelo; motoristas ou regalias adquiridas). Finalmente a interface do sistema de escalamento com o utilizador deve ser de uso fácil e configurável oferecendo inicialmente um ambiente semelhante ao que é utilizado com documentos em papel.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 15
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Modelação de Dados em UML - Uma Abordagem por Problemas (2015)
Livro
José Luís Moura Borges; Teresa Galvão Dias; João Falcão e Cunha
A new group-formation method for student projects (2009)
Artigo em Revista Científica Internacional
José Borges; Teresa Galvão Dias; João Falcão e Cunha
Sistema de Apoio à Geração de Escalas de Pessoal no Planeamento Operacional de Sistemas de Transportes Colectivos (1994)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
João Falcão e Cunha; José Luís Moura Borges
Aspectos Organizacionais no Projecto de um Sistema de Apoio à Decisão (1992)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
João Falcão e Cunha; Jorge Pinho de Sousa; Isabel Branco; Teresa Galvão Dias; José Luís Moura Borges
The Gist-Line Concept in a DSS for Operational Planning at Public Transport Companies (1994)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
João Falcão e Cunha; Jorge Pinho de Sousa; Teresa Galvão Dias; José Luís Moura Borges

Ver todas (9)

Da mesma revista

Um Algoritmo Genético Baseado em Chaves Aleatórias para Sequenciamento de Operações (2000)
Artigo em Revista Científica Nacional
José F. Gonçalves; Nuno Beirão
Um Algoritmo Genético Baseado em Chaves Aleatórias para Sequenciamento de Operações (2000)
Artigo em Revista Científica Nacional
José Fernando Gonçalves; Nuno Beirão
Time to deplete a resource with gamma usage (1994)
Artigo em Revista Científica Nacional
Bernardo Vasconcelos; Virgínia Machado
The solution of the linear bilevel programming problem by using the linear complementarity problem (1988)
Artigo em Revista Científica Nacional
J. Júdice; Ana Maria Faustino

Ver todas (47)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-03 às 08:18:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2