Resumo (PT):
A automatização do processo de geração dos horários ou escalas do pessoal tripulante, ou escalamento, numa empresa de transportes colectivos de média ou grande dimensão é normalmente conseguida apenas parcialmente. Devido à variabili-dade da informação sobre o pessoal, à pouco clara definição das regras do processo, à intervenção de vários departamentos da empresa e simultaneamente ao grande volume de informação manipulada, justifica-se a opção por sistemas de apoio à decisão.
Neste trabalho, que documenta a definição de um sistema de apoio ao escalamento para o STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto), o processo de escalamento interactua com dois outros processos: a gestão do pessoal tripulante e o planeamento operacional de serviços. As interacções entre estes processos, que se devem efectuar através de rede local, obrigam a um cuidado especial na definição das interfaces e protocolos e na normalização da informação.
Torna-se assim fundamental definir uma base de informação que caracterize os motoristas envolvidos, os serviços a afectar aos mesmos (facilmente compatibilizável com a existente na empresa), o conjunto de procedimentos passíveis de serem facilmente automatizados (por exemplo: as interacções no âmbito de protocolos com outros sistemas da empresa e as rotações dos motoristas) e o conjunto de ferramentas que permitam validar as regras mais importantes e estáveis definidas pela empresa que venha a utilizar o sistema (por exemplo: regras sobre pedidos efectuados pelo; motoristas ou regalias adquiridas).
Finalmente a interface do sistema de escalamento com o utilizador deve ser de uso fácil e configurável oferecendo inicialmente um ambiente semelhante ao que é utilizado com documentos em papel.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
15