Resumo (PT):
Enquanto subsistema educativo no quadro político do Estado Novo português (1926-1974), a
Telescola surge-nos como um meio tecnologicamente inovador e com uma capacidade de
multiplicar destinatários. Este encontro auspicioso entre tecnologia e alunos, garantia ao regime
a possibilidade de encurtar os níveis de analfabetismo e aumentar os anos de escolaridade.
Ouvir os representantes da Nação nos seus discursos no âmbito do poder legislativo é pressentir
o pensamento do regime, da época, mas também o desencontro entre o que se passava em
Portugal e no Mundo. Ajuda-nos também a ver argumentos, dados comparativos e lógicas de
investimento útil. Permite-nos compreender a dinâmica que a geração dos engenheiros
procurou incutir ao regime, elegendo a educação como eixo central do desenvolvimento. A
instalação da Telescola e a sua permanência para além de 1974 é mais uma prova da
significância da sua implementação.
Abstract (EN):
The Telescola, in its quality as pedagogical subsystem of the Portuguese Estado Novo¿s (1926-
1974) policies, emerges as a technologically advanced medium with the potential to reach a
multitude of individuals. This auspicious meeting of technology and students enabled the State
to curtail illiteracy levels, as well as increase the years of compulsory education. To read the
representatives of the Nation¿s speeches concerning the legislative power allows us to perceive
the regime¿s own current of thought at the time; however, the aforementioned discourses also
shed some light on the discrepancies between Portugal and the World in that period. It also aids
us in understanding arguments, the comparative data and the justifications for the investment
in that field. It also enables us to comprehend the dynamics that the generation of engineers
sought to instil into the regime, by favouring education as the central axis of development. The
establishment of the Telescola and its existence beyond 1974 is further proof of the significance
of its implementation.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica