Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Pedro Perdigão

Pedro Perdigão

Fotografia de Pedro Emanuel Reis Perdigão
Nome: Pedro Emanuel Reis Perdigão
Sigla: PERP
Estado: Ativo

Funções

Categoria: Assistente Convidado
Grupo profissional: Docente
Vínculo: (10,7%)
Área Científica: Agrupamento Científico de Gestão
Secção: Secção de Contabilidade e Controlo de Gestão

Apresentação Pessoal

Após a licenciatura em Civil, concluí o mestrado em Estruturas e fui professor na Faculdade de Engenharia da UP.

Em 1996 iniciei a minha carreira profissional na gestão de projetos na Águas do Douro e Paiva em empreendimentos envolvendo o projeto e construção de várias infraestruturas e ainda de uma barragem e túnel no rio Paiva. Na AdDP aceitei, também, liderar o desenvolvimento e implementação de um sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança (em 2003 foi a primeira certificação simultânea nas 3 normas no sector, e uma das dez primeiras no país).

Paralelamente assumi a responsabilidade por: 1) Qualidade da Água (mais de 1,5 Milhões de consumidores); 2) Planeamento e Controlo Empresarial (coordenação do planeamento, orçamentação e informação de gestão, incluindo o Relatório de Sustentabilidade - A+ GRI) e 3) Programa de I&D (+40 projetos concluídos).

Em 2007 saí do setor para ser Diretor de Planeamento e Controlo Empresarial do grupo Habiserve (promoção imobiliária - 17 milhões de euros de vendas) onde fui também responsável pelos departamentos de Gestão de Negócio, Sistemas de Informação e Pós-Venda, assim como, Diretor Executivo da Imperbor (importação e comércio de materiais de construção).

De 2008 a 2009 fui Diretor Geral da Tgeotecnia, SA, empresa do grupo DST.

Em 2009 regressei ao setor como Diretor Geral da Águas de Gondomar (170 trabalhadores e um volume anual de negócios de 20 milhões de euros), conseguindo, em cerca de dois anos, a redução da Água Não Faturada (ANF) de 30% para 20% e o aumento do EBITDA em 54%.

Ainda no mesmo grupo (de 2011 a 2016) assumi as funções de Diretor Geral da Águas de Cascais (maior concessão em Portugal com 220 mil habitantes, 205 trabalhadores e volume de negócios de 47 milhões de euros). Num projeto de transformação da empresa foi possível: reduzir as perdas em 2/3 (ANF de 27% para 10%); reduzir os custos operacionais em 2,2 milhões de euros ano; aumentar 85% o EBITDA e executar um programa de investimento de 30 milhões de euros.

Atualmente sou Presidente da Comissão Executiva do grupo Indaqua, com responsabilidade nas empresas deste grupo que, só em Portugal, assegura o abastecimento de água e saneamento a mais de 750.000 habitantes.


Sou professor no Mestrado de Economia e Gestão Ambiental na Faculdade de Economia da UP.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-03 às 10:26:40 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2