Apresentação Pessoal
João F. Proença é professor catedrático e Presidente do Agrupamento Científico de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde Março de 2023.
Foi Reitor da Universidade Europeia, Laureate International Universities, onde também foi Presidente do Conselho Universitário, Presidente do Conselho Cientifico, Presidente do Conselho Pedagógico e Chief Academic Officer para as operações do grupo em Portugal, 2015-2017, que incluíam a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM Porto e IPAM Lisboa.
Foi Diretor e Presidente do Conselho Cientifico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2010-2015) e ainda Diretor do Doutoramento em Gestão (2008-2010), Diretor do Mestrado em Gestão de Serviços (2008-2010) e Diretor da Licenciatura em Gestão (2000-2006) na FEP-Universidade do Porto.
Tem vasta experiência internacional, sendo ainda professor e investigador visitante na University of Montana, USA (2023), SolBridge International School of Business, Woosong University, Coreia do Sul (2022); University of Malaya, Kuala Lumpur, Malásia (2022); Universidade de Sousse, Tunisia (2022); HUST - Hanoi Science & Technology University, Vietnam (2018); Ateneo de Manila University, Filipinas (2019); Universidade Federal do Ceará, Brasil (2019); no Center for Excellence in Service, Robert H. Smith School of Business, University of Maryland, USA (2006-07) e na EM Lyon Business School, Lyon, França (1993-1994). Desde 2008 é investigador do Advance-CSG, ISEG, University of Lisbon, “R&D unit” classificada com “Very Good” pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Tem ainda desempenhado cargos profissionais relevantes em várias empresas, nomeadamente do Grupo Probos, atualmente integrado na H.B. Fuller, onde entre outros cargos desempenhou o de administrador, CEO, diretor geral e ainda de diretor comercial e de vendas. Foi ainda membro do Conselho Geral do INESC Porto e da Porto Business School e do Senado da Universidade do Porto.
Tem vasta obra publicada, nomeadamente no Industrial Marketing Management (3 papers), Journal of Service Management, Journal of Services Marketing, Service Industries Journal, Service Business - An International Journal, Managing Service Quality (atualmente Journal of Service Theory and Practice), Journal of Business and Industrial Marketing (3 papers), Sustainability (2), Journal of Social Marketing, VOLUNTAS: International Journal of Voluntary Nonprofit Organizations, Tourism Review, Journal of Strategic Marketing, Journal of Macromarketing (4), European Journal of Marketing, Information Systems and e-Business Management, International Review on Public and Nonprofit Marketing (4 papers), Journal of Human Values, Corporate Governance, Health Marketing Quarterly, Journal of Financial Services Marketing, Journal of Relationship Marketing, International Journal of Bank Marketing (2 papers), International Journal of Engineering and Industrial Management, Journal of Customer Behaviour, International Journal on WWW/Internet, Journal of Marketing Management e ainda na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (3 papers), Revista Portuguesa de Marketing (2 papers), Revista de Gestão e Economia e no Portuguese Journal of Management Studies. Publicou ainda livros, inúmeros capítulos de livros internacionais, papers em conferências e artigos de opinião em jornais e revistas.
Leciona ainda formação executiva na Porto Business School e foi professor visitante na Universidade Católica Portuguesa e nas Faculdades de Engenharia e de Letras da Universidade do Porto.