A FCUP organiza um conjunto de palestras disponíveis para os estudantes do ensino básico e secundário, cujo principal objetivo consiste em despertar o interesse pelas diversas áreas das ciências. Os docentes e investigadores deslocam-se às escolas através de marcação prévia e a disponibilidade está condicionada pela avaliação logística para as escolas não localizadas no Grande Porto.
A aceleração cognitiva na aprendizagem Físico-Matemática
Público alvo: Todos
A nossa galáxia e as outras: uma viagem através do Universo
Público alvo: Todos (e' adaptavel 'as diferentes faixas etarias)
À procura de outras Terras
Público alvo: Secundário e Docentes
Alguma Física que todos sabem mas que às vezes está esquecida
Público alvo: Mini-curso para Docentes
Aprendizagem ativa em sala de aula
Público alvo: Secundário e Docentes
As dez mais belas experiências de Física
Público alvo: Secundário e Docentes
Asteroides: mineralogia, deflexão e exploração
Público alvo: Todos
Astroquimica das Estrelas
Público alvo: Secundário e Docentes
Biofotónica
Público alvo: 3º ciclo e Docentes
Clima e Mudanças Climáticas
Público alvo: Secundário e Docentes
Comunicando
Público alvo: 3º ciclo e Secundário
Eletricidade divertida
Público alvo: Secundário
Eletrónica, uma abordagem elementar
Público alvo: 3º ciclo
Física e os progressos da Medicina
Público alvo: Secundário e docentes
Forças de atrito: uma caixinha de surpresas
Público alvo: Todos
Microondas e Gastronomia
Público alvo: 3º ciclo e Secundário
O Laser contado às criancinhas
Público alvo: 3º ciclo
O Raio Verde
Público alvo: Todos
O Osciloscópio, um brinquedo maravilhoso
Público alvo: Docentes
Que é que a Física tem a ver com aneurismas e ataques cardíacos?
Público alvo: Secundário
Quem disse que a Física não serve para nada?
Público alvo: Secundário
Quente e Frio, reflexões em torno do 1º Princípio da Termodinâmica
Público alvo: Secundário e docentes
Sensores em Fibra Óptica
Público alvo: Todos
por definir
Tsunami
Público alvo: 3º ciclo
Uma Viagem no Tempo
Público alvo: Todos
Para agendar uma palestra, contactar Florbela Martins:
fmartins@fc.up.pt
Palestras do Departamento de Química e Bioquímica
Química da Cerveja
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor
Breve descrição: Com esta palestra, os estudantes ficarão a conhecer os vários processos industriais do fabrico de uma
cerveja, desde a cevada ao produto final. Os aspetos bioquímicos e enzimáticos do processo de maltagem e brassagem,
a fermentação e a componente sensorial também serão abordados nesta palestra, com exemplos práticos. Os alunos
terão oportunidade de observar e distinguir as características sensoriais das matérias-primas, em particular a cevada,
o malte e o lúpulo.
A química no espaço virtual
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor
Breve descrição: Esta palestra pretende mostrar o papel que um computador pode desempenhar na química, ao simular
com realismo as experiências que são realizadas no laboratório e aquelas que são impossíveis/difíceis/perigosas de
desempenhar. A palestra pretende ainda apresentar aos estudantes imagens de simulações de sistemas atómicos, fazê-
los ver a matéria tal como ela é realmente é à escala atómica. A palestra pretende ser uma janela para ver o mundo
invisível dos átomos e moléculas.
Materiais do dia-a-dia. Onde está a Química, a Física e a Tecnologia?
Público-alvo: 9-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor
Breve descrição: No dia-a-dia usamos materiais comuns, banais, mais ou menos sofisticados/avançados. A química, a
física e a tecnologia associada à produção, desenvolvimento e conhecimento dos materiais é fascinante! Este tema é
apresentado de forma simples, interativa (incluindo demonstrações prática). É feita uma abordagem direta,
interrogativa e provocatória sobre o conhecimento das propriedades, funcionalidades e aplicação prática de uma série
de materiais que todos pensamos conhecer.
Química Nuclear: dos conceitos às aplicações
Público-alvo: 9-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor
Breve descrição: Pretende-se aumentar o conhecimento dos estudantes para o entendimento de questões fundamentais
do mundo actual relacionadas com Química Nuclear. Foca-se a importância das modernas tecnologias e as aplicações
energéticas e em vários outros domínios: medicina, química, astronomia, metrologia, controle de qualidade, controle
ambiental, conservação de alimentos, arqueologia, estudos geológicos etc. Por outro lado os riscos de poluição
ambiental provocados pela sua utilização não podem ser ignorados.
Catálise e Catalisadores: um trajeto verde rumo a um desenvolvimento
sustentável
Público-alvo:9-12º Ano
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: Catálise e Catalisadores são conceitos que fazem parte dos 12 Princípios da Química Verde e
consequentemente, as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da sociedade é aceite atualmente
como uma das grandes metas e desafios da Química atual. Dentro da área da Catálise e Catalisadores destacam-se os
processos catalíticos que usam catalisadores heterogéneos (sólidos), que quando comparados com os catalisadores
homogéneos (líquidos), são tipicamente mais estáveis, são facilmente separados do meio reacional e são
reutilizáveis, permitindo o desenvolvimento de processos químicos mais limpos e ecossustentáveis. Nesta palestra,
irão ser apresentados os princípios gerais da Catálise, os diversos tipos de reações catalíticas e catalisadores com
recurso a vários exemplos onde se pode reconhecer a sua importância no desenvolvimento sustentável:
i) processos catalíticos heterógeneos – catálise química - para a produção de bioprodutos e biocombustíveis a partir da
valorização da biomassa, como produtos alternativos aos obtidos a partir do petróleo; ii) processos catalíticos ativados
por radiação UV/visível – fotocatálise - para a degradação de poluentes em águas, permitindo melhorar a qualidade da
água, e iii) processos electrocatalíticos – eletrocatálise – para a produção de energia limpa: pilhas de combustível.
Alimentação: Do período Quinhentista ao Contemporâneo
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor
Breve descrição: A alimentação é uma ciência que tem evoluído muito ao longo dos tempos. Inicialmente havia uma
concepção filosófica-metafísica (filosofia médica clássica) do “alimento” baseado na doutrina proposta por Cláudio
Galeno (médico e filósofo romano do ano 129 d.C.) conhecida como teoria dos quatro humores. Até então as três
componentes Culinária, Dietética e Medicinal eram vista em conjunto. A partir do século XVIII com a afirmação das
ciências naturais, o conhecimento científico introduziu alguma racionalidade separando as três componentes e
desenvolveu-se um novo conceito de “Qualidade Alimentar” focada essencialmente em três aspetos: nutricional;
sensorial; segurança alimentar (química e microbiológica).
Nanoquímica e Nanotecnologia: rumo aos Têxteis do Futuro
Público-alvo: 9-12º Ano
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: Nos últimos tempos, tem havido uma procura crescente por novos produtos têxteis e peças de
vestuário com propriedades inovadoras e high-tech para um vasto leque de aplicações, desde o Desporto, Moda e
Decoração até à Proteção, Transporte e Saúde. A Nanoquímica e a Nanotecnologia têm assumido um papel de destaque
na Indústria Têxtil e do Vestuário para a criação e desenvolvimento desses novos produtos. Estas ciências têm permitido
desenvolver novos nanomateriais cujas propriedades físico-químicas podem ser controladas minuciosamente,
nomeadamente grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas de sílica, dióxido de titânio e nanopartículas metálicas.
Através da incorporação desses nanomateriais em substratos têxteis é possível conferir novas funcionalidades de valor
acrescentado às peças de vestuário, como por exemplo propriedades de auto-limpeza, repelência à água e à sujidade,
termocromismo, proteção à radiação ultravioleta, retardância à chama, propriedades anti-microbianas, entre outras.
Por outro lado, a redução das dimensões dos materiais incorporados nos têxteis permite proporcionar maior conforto,
leveza e flexibilidade, sem comprometer o aspeto e o toque. Nesta palestra serão apresentados diversos exemplos do
contributo da Nanoquímica para a produção de uma nova geração de têxteis funcionais e inteligentes que tem vindo a
revolucionar a nossa Sociedade.
Combustíveis verdes: as alternativas de futuro aos combustíveis fósseis
Público-alvo: 9-12º Ano
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: A utilização massiva dos combustíveis fósseis a que se tem assistido desde há muitos anos faz antever
uma possível escassez no futuro, o que terá consequências muito importantes em termos de sociedade e economia.
Paralelamente, a sua utilização em grande escala origina também a emissão de gases de efeito de estufa para o
ambiente (por ex. CO2 e vapor de água), contribuindo para as alterações climáticas que se observam hoje em dia. É
por isso um dos grandes desafios do século XXI encontrar combustíveis alternativos ecossustentáveis, designados
combustíveis verdes. Neste contexto, a produção de biocombustíveis a partir dos diferentes tipos de biomassa
existentes no planeta, apresenta-se como uma das alternativas mais promissoras. Assim, nesta palestra serão
apresentados diversos exemplos da utilização de diferentes tipos de biomassa e resíduos industriais para a produção
de biocombustíveis, como por exemplo a produção de biodiesel.
Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: Géis, lipossomas, nanoemulsões e cristais líquidos são exemplos de materiais moles que estão
organizados à nano-escala. São constituídos por moléculas—como por ex., lípidos, tensioativos e polímeros—com
propriedades fascinantes de auto-agregação. Como e porque se formam estes nanomateriais? Qual a sua estrutura à
escala microscópica? Para que servem? Desde a formulação de medicamentos e conceção de écrãs LCD à produção de
alimentos e tintas, passando pelos materiais avançados e a nanotecnologia, veremos como a área da Química dos
materiais moles tem estado na vanguarda de diversas inovações tecnológicas e tem trazidos inúmeros benefícios à
sociedade.
Química em Ação
Público-alvo: 9-11º Ano
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: A Química tem uma importância inquestionável e determinante em áreas tão diversas quanto as da
pesquisa de recursos à aplicação de produtos, da produção de energia à indústria farmacêutica, da agricultura à arte.
No âmbito desta ação de divulgação, realizam-se algumas experiências simples que evidenciam a presença da Química
no nosso quotidiano.
Química e Desenvolvimento Sustentável: Desafios no Século XXI!
Público-alvo: 10º-11º-12º Anos
Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: Compreender a estrutura da matéria tem permitido criar novos e úteis materiais, alguns
absolutamente essenciais à sociedade moderna, bem como à sua futura evolução. O método científico conduz à
compreensão da formação da matéria e da produção de substâncias com as propriedades desejadas. No séc. XX, a
Química desenvolveu-se sem o devido acompanhamento crítico dos efeitos laterais de muitos produtos no ambiente,
na biosfera ou na saúde humana, com frequente uso abusivo de meios não indispensáveis à vida. A importância de
conciliar as necessidades contínuas da h
Bebés, Diabetes, Próteses, Navios e Torres de Refrigeração – há uma
Química que os une...
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário:Data-show e mesa para as demonstrações
Breve descrição: Uma das maiores ameaças atuais em Saúde Pública é o surgimento de bactérias e outros
microorganismos patogénicos multi-resistentes aos antibióticos convencionais. É do senso comum que tal situação tem
impacto direto na eficácia de tratamentos usados contra diferentes infeções, desde uma simples faringite, até situações
mais graves, como tuberculose, ulceração crónica do pé diabético, ou mesmo infeções profundas associadas à
implantação de próteses dentárias ou ortopédicas. Em qualquer um destes contextos, um dos problemas mais difíceis
de combater são os biofilmes, colónias complexas de bactérias, que são como “pequenas cidades bacterianas” que se
instalam na lesão ou na superfície da prótese e têm grande resistência à antibioterapia. O que talvez não seja tão
conhecido é o facto de que são estes mesmos biofilmes os responsáveis por surtos de Legionella provenientes de
canalizações, sistemas de ar condicionado ou torres de refrigeração, ou, por exemplo, pelo gasto crescente de
combustível em navios, à medida que envelhecem. A palestra pretende abordar este problema e uma das formas como
a Química está a pensar dar-lhe solução. E é aí que os bebés entram na história...
Química e Nano(bio)tecnologia
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário:Projetor multimédia.
Breve descrição: Conversa com os estudantes sobre o que é a nanotecnologia e a bionanotecnologia e qual o papel da
química nestas novas tecnologias. Apresentação de alguns exemplos de produtos já comercializados, bem como de
produtos em desenvolvimento e discussão sobre o impacto da nanotecnologia na sociedade atual e futura.
Máquinas moleculares: da biologia para a alta-tecnologia
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Projetor multimédia.
Breve descrição: Máquinas moleculares são moléculas ou agregados moleculares capazes de desempenhar uma função
mecânica em resposta a um estímulo físico ou químico. Tendo como inspiração os sistemas biológicos, as máquinas
moleculares são consideradas o futuro da nanotecnologia, em aplicações que irão desde os computadores moleculares
de alto desempenho até nanorobots para aplicações médicas.
Química, alquimia, cultura científica, filosofia e religião
Público-alvo: 10-12º Ano
Material necessário: Projetor multimédia.
Breve descrição: A Ciência em geral e a Química, em particular, desbravam os "mistérios da natureza", com uma
aproximação e uma metodologia próprias. Estas abordagens conferem às ciências uma robustez e uma relevância social
e intelectual impressionante. Era quase inimaginável a vida de hoje em dia sem a ciência e os seus contributos, para a
compreensão do mundo e para a base da tecnologia de que nos servimos para qualificar a nossa vida. A química, neste
contexto, assume papel particular. As questões sobre 'o livro da natureza' não esgotam as perguntas do homem e os
cruzamentos com outras questões de natureza filosófica, artística e religiosa estão em cima da mesa. A alquimia, nos
primórdios da química, é um exemplo de uma combinação algo 'explosiva' entre a questão científica e a questão
religiosa e metafísica. Da alquimia se parte para o olhar contemporâneo e uma cosmovisão onde podem coexistir e até
se compatibilizar as questões científicas e as questões filosóficas e religiosas.
Histórias com Química
Público-alvo:1-4º Ano
Material necessário: Projetor multimédia.
Breve descrição: Contando histórias nas quais os valores e o conteúdo informativo podem ser apresentados,
principalmente, por meio de aspetos lúdicos, distribuindo informações científicas ao longo de uma narrativa ficcional,
onde há lugar para coloridas naves espaciais e viagens no interior das estrelas, ou ainda conversas com um mocho sobre
a densidade e elementos químicos, poderá contribuir para despertar curiosidade e preparar o cérebro dos mais jovens
para o processamento de conhecimentos mais intrincados. Nesta iniciativa, onde as informações precisas e complexas
do meio científico são condensadas em linguagem acessível e histórias que se desejam que sejam atraentes, bem como
em propostas práticas e experiências simples, o convite é fascinante: experienciar o território das histórias e do lúdico
para nele aprender, com fascínio, o grande fascínio da química.
Simulações computacionais – a Química in silico
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Projetor multimédia.
Breve descrição: A contínua evolução dos computadores e dos algoritmos de cálculo permite o estudo de modelos
moleculares cada vez maiores e realistas, tornando a química computacional estratégica no plano do desenvolvimento
tecnológico, especialmente nas áreas da química biológica e na conceção de novos fármacos, catalisadores e novos
materiais. Não é de estranhar, portanto, que a comunidade científica internacional tenha reconhecido o valor desta
área ao atribuir dois prémios Nobel da Química, em 1998 e 2013, a trabalhos de desenvolvimento de metodologias de
química computacional. Nesta palestra mostra-se a importância crescente da química computacional na investigação
científica e no desenvolvimento tecnológico em contexto industrial. Apresentam-se também exemplos de modelação
e visualização de estruturas moleculares usando programas específicos de acesso livre que qualquer
estudante/professor pode descarregar da internet e manipular facilmente no seu computador pessoal.
Vibrações moleculares e efeito de estufa: uma perspetiva química
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Projetor multimédia.
Breve descrição: As problemáticas do efeito de estufa e do aquecimento global do nosso planeta têm despertado um
crescente interesse na sociedade. Por isso, a sua abordagem foi introduzida nos programas de algumas disciplinas
científicas do ensino secundário. Este assunto é normalmente analisado de uma forma qualitativa e os gases de estufa
são identificados tendo em conta se absorvem ou não radiação eletromagnética na região do infravermelho (IV). Uma
abordagem deste tipo é bastante limitada e não permite que o estudante aprenda a correlacionar a contribuição de
um gás para o efeito de estufa com as suas propriedades físico-químicas. Para este efeito, é necessário considerar as
frequências e intensidades das bandas de absorção dos gases de estufa no infravermelho (tendo em conta a sua
sobreposição com o espetro de emissão da terra), o seu tempo de vida na atmosfera e as suas emissões resultantes de
atividades humanas. Nesta palestra, será abordado o problema do efeito de estufa dentro de uma perspetiva química.
Neste contexto, serão discutidas as caraterísticas essenciais que deve apresentar gás de estufa eficiente,
designadamente: (i) absorver significativamente radiação IV nas janelas espetrais da Terra, (ii) apresentar um tempo
de vida médio na atmosfera elevado e (iii) ser emitido em grandes quantidades devido a atividades humanas.
A água
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor.
Breve descrição: Todos sabemos que a água desempenha um papel fundamental
na vida e no equilíbrio ambiental do nosso planeta, onde existe em abundância nos
estados sólido, líquido e gasoso. Esta relevância da água deriva das suas peculiares
propriedades físico-químicas. Serão discutidas características e consequências dessas
propriedades, com especial relevo para aquelas que decorrem das ligações de hidrogénio,
quer na água líquida, quer na água sólida (gelo).
A cor das plantas e dos Alimentos
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor.
Breve descrição: A cor é um dos fenómenos da natureza mais extraordinários que acompanha o homem ao longo da sua
evolução, tendo um papel importante na sociedade, quer do ponto de vista comunicacional, como na orientação da
forma como nos vestimos e como comemos, podendo ainda desencadear um conjunto vasto de emoções. Por estas e
outras razões, a cor tem sido intensamente estudada e, de um modo geral, resulta da interação da luz (visível) com a
matéria envolvendo fenómenos físicos (p. ex. dispersão da luz), químicos (presença de composto com grupos
cromogénicos ) e físico-químicos (ex. iridescência).
Química, sustentabilidade e ambiente.
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor.
Breve descrição: A química foi e continuará a ser uma ciência central para o desenvolvimento da humanidade e das
Sociedades. A sustentabilidade dos compostos e novos materiais propostos para satisfazer as necessidades básicas e
tecnológicas das gerações futuras depende do seu desempenho na interação com o ambiente e com o Homem.
Nesta palestra serão abordados vários episódios da evolução do contributo da química para o desenvolvimento da
humanidade, da sustentabilidade desse contributo e o seu impacto no ambiente.
CO 2 @Planet
Público-alvo:10-12º Ano
Material necessário: Vídeo Projetor.
Breve descrição: A molécula de dióxido de carbono servirá de ponto de partida para uma viagem pela química e o
ambiente, passando pela vida e a tecnologia, suportes da atividade humana no planeta terra.
Nesta palestra serão abordados alguns tópicos de química fundamental tendo como mote esta molécula e,
simultaneamente, apresentada a sua importância na sustentabilidade da vida, para varias áreas da atividade industrial
e implicações para o ambiente.