Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Palestras nas Escolas

Palestras nas Escolas ATUALIDADES > INICIATIVAS > FCUP NAS ESCOLAS


A FCUP organiza um conjunto de palestras disponíveis para os estudantes do ensino básico e secundário, cujo principal objetivo consiste em despertar o interesse pelas diversas áreas das ciências. Os docentes e investigadores deslocam-se às escolas através de marcação prévia e a disponibilidade está condicionada pela avaliação logística para as escolas não localizadas no Grande Porto.



Palestras do Departamento de Biologia


  • Biodiversidade nas zonas costeiras
    Público alvo: escolas do ensino básico, 5ºano ao 8º anos
    Atividade: é um conjunto de actividades apoiadas e explicadas por monitores
    Material necessário: A transportar pelo Dep. Biologia: aquários, bombas de ar, lupa, extensão eléctrica, tabuleiros, bidão para transporte de água do mar, frascos para transporte de organismos, caixas de arrumação. Para agendar uma palestra, contactar Paulo Talhadas dos Santos


Palestras do Departamento de Ciência de Computadores


  • Iniciação à programação
    Público alvo: alunos do 7º ao 10º
    Atividade: Palestra e desenvolvimento de programas
    Material necessário: data-show e computadores para os alunos (2-3 alunos por computador máximo) Para agendar uma palestra, contactar Pedro Brandão


Palestras do Departamento de Física e Astronomia




Palestras do Departamento de Química e Bioquímica


  • A química e a descoberta de fármacos
    Público-alvo: 9ºAno ao 12ºAno;
    Material necessário: Requer Data-show e computador.
    Breve descrição: Nesta palestra vamos explorar o papel fundamental da química na descoberta de novos medicamentos. Vamo-nos concentrar nas etapas mais inventivas de todo o processo e explicar como o uso de computadores ajuda a descoberta de medicamentos inovadores.
  • A Química e os desafios do nosso tempo
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show e computador, som e ligação à Internet mas pode acontecer apenas com Data-show e computador.
  • Agregação de lípidos e tensioativos – implicações biológicas e aplicações tecnológicas
    Público-alvo: Alunos do secundário (último ciclo – 10º a 12º anos)
    Breve descrição: Após apresentação do que são lípidos e tensioativos, apresentam-se as suas formas de agregação, e a razão da tendência para o estado agregado em solução aquosa. As implicações biológicas do estado agregado de lípidos no organismo são apresentadas, assim como várias aplicações biológicas e tecnológicas de estruturas agregadas de lípidos e tensioativos.
    Material necessário: Requer Data-show.
  • Auto-organização molecular: do laboratório de química às aplicações práticas
    Público-alvo: 10º-12º anos;
    Breve descrição: Há uma vasta classe de moléculas que se auto-organizam espontaneamente em meio aquoso formando estruturas agregadas de variável complexidade (micelas, lipossomas, membranas biológicas, nanotubos, cristais líquidos…). Como e porque se formam esses agregados moleculares? Qual a sua estrutura à escala microscópica? Para que servem? Desde a entrega controlada de fármacos no organismo à formulação de alimentos, tintas e produtos de limpeza, passando pela produção de materiais avançados e a nanotecnologia, veremos como esta área da Química tem estado fortemente empenhada em trazer inúmeros benefícios à sociedade.
    Material necessário: Data-show e mesa para as demonstrações.
  • Fluidos enigmáticos: O mundo dos cristais líquidos
    Público-alvo: 10º-12º anos;
    Breve descrição: Ecrãs LCD, janelas de transparência regulável, membranas biológicas, cubossomas para transporte de fármacos no organismo… Os cristais líquidos estão presentes quer na natureza, quer na tecnologia, e têm sido alvo de inúmeros estudos científicos devido, precisamente, à sua importância para o entendimento de processos biológicos e pelo facto de encontrarem aplicações práticas em contínuo desenvolvimento. Mas afinal o que é um cristal líquidos? Que tipos de moléculas os constituem? Quais as suas propriedades diferenciadoras? Nesta palestra abordaremos alguns dos desafios atuais desta fascinante área da Química.
    Material necessário: Requer Data-show e mesa para as demostrações.
  • Histórias com química
    Público-alvo: 1º e 2º ciclos;
    Atividade: Palestra dirigida a alunos dos 1º e 2º ciclos, em pré-formação na área da química, ou professores e alunos que trabalhem com ciência no 1º ciclo.
    Material necessário: Requer Data-show e computador, som e ligação à Internet, mas pode acontecer apenas com Data-show e computador.
  • Histórias dos Metais de Transição
    Público-alvo: Alunos do Secundário;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show e computador.
  • Líquidos Iónicos: O que são e para que servem?
    Público-alvo: Alunos do Secundário;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show.
  • Química, alquimia, cultura científica, filosofia e religião
    Público alvo: 10º-12º anos
    Atividade: Pode ser realizada em dinâmica transdisciplinar com a disciplina de Filosofia
  • Química da Cerveja
    Público-alvo: 10º-12º anos;
    Breve descrição: Com esta palestra, os alunos tomarão conhecimento dos vários processos industriais do fabrico de uma cerveja, desde a cevada ao produto final. Os aspetos bioquímicos e enzimáticos do processo de maltagem e brassagem, a fermentação e a componente sensorial também serão abordados nesta palestra, com exemplos práticos. Os alunos terão oportunidade de observar e distinguir as características sensoriais das matérias-primas, em particular a cevada, o malte e o lúpulo.
    Material necessário: Requer Vídeo Projetor.
  • Química e Nano(bio)tecnologia
    Público-alvo: 10º-12º anos; Breve descrição: Demonstração da preparação de nanopartículas e de algumas propriedades interessantes de nanopartículas de ouro e de nanopartículas magnéticas. Conversa com os estudantes sobre o que é a nanotecnologia e qual será o impacto previsível na sociedade.
    Material necessário: Requer Data-show e mesa onde fazer as demonstrações com acesso a tomada de eletricidade.
  • Química e poesia
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show e computador mas pode acontecer sem qualquer suporte tecnológico.
  • Química e Qualidade de Vida
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show e computador.
  • Química e sustentabilidade: desafios atuais
    Público-alvo: 9º-11º anos;
    Material necessário: Requer Data-show.
    Breve descrição: A Química, tendo uma presença constante no quotidiano de todos nós, é uma ciência cujas potencialidades para novos desenvolvimentos se revelam nos mais diversos contextos. De facto, a Química tem uma importância inquestionável e determinante para áreas tão vastas quanto as da pesquisa de recursos à aplicação de produtos, da produção de energia à indústria farmacêutica, da agricultura à arte. Embora essa presença nem sempre seja evidente, um pouco de reflexão permite-nos encontrá-la.
  • Química em Ação
    Público-alvo: 9º-11º anos;
    Atividade: Palestra e realização de experiências exploratórias
    Material necessário: Requer Data-show, computador e mesa para as demonstrações.
  • Química nas nossas vidas
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra; Recursos: Requer Data-show e computador.
  • Química Nuclear : conceito e aplicações
    Público-alvo: 10º-12º anos;
    Breve descrição: A descoberta da radioatividade. O núcleo atómico: propriedades. Processos de desintegração radioativa. Cuidados a ter no uso de substâncias radioativas. Aplicação de métodos radioquímicos na resolução de diversos problemas. Fissão nuclear; reatores nucleares, constituição e funcionamento. Reações termonucleares, síntese nuclear em estrelas.
    Material necessário: Requer Data-show.
  • Química Verde na FCUP
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Breve descrição: Nesta palestra pretende-se divulgar a excelência e versatilidade do curso de Química da FCUP. Como exemplo ilustrativo da importância da química no desenvolvimento sustentável das sociedades elegeu-se a temática da Química Verde. Falar-se-á em particular de velocidade das reações químicas e processos catalíticos, estando preparadas algumas experiências de execução simples e realização de experiências exploratórias.
    Material necessário: Requer Data-show, computador e mesa para as demostrações.
  • Rumo ao combate às doenças infeciosas - Uma solução quimioinformática
    Público-alvo: 9º-12º anos; Breve descrição: A resistência aos antibióticos é hoje uma realidade em todo o mundo e constitui um problema sério no tratamento das doenças infeciosas. Na realidade, as infeções bacterianas são mais difíceis de tratar e dispendiosas quando as bactérias são resistentes aos antibióticos, pois são necessárias mais consultas médicas, por vezes hospitalização (nomeadamente por períodos prolongados), utilização de antibióticos mais caros e a ausência ao trabalho e, por último, contribui ainda para o aumento das taxas de mortalidade a nível mundial. Novos antibióticos são pois necessários, particularmente considerando que não foram introduzidas novas classes de antibióticos nos últimos anos, apesar dos esforços da investigação da indústria farmacêutica. É que durante muito tempo, sempre que se procurava descobrir uma nova droga efetiva, os estudos de potenciais candidatos era feita apenas com base na sua atividade. No entanto tal revelou ser completamente ineficaz, uma vez que se subestimavam outras propriedades assaz importantes como a eventual toxicidade, biodisponibilidade, etc. Nesta palestra será apresentada uma solução quimioinformática para uma identificação rápida, barata mas eficaz de compostos químicos com um perfil farmacêutico adequado que possam converter-se com sucesso em drogas efetivas no combate às doenças infeciosas.
    Material necessário: Requer Data-show e computador.
  • Temperaturas nas escalas Kelvin e Celsius (diferentes, mas iguais nas diferenças)
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show.
  • Têxteis do futuro: uma contribuição da (Nano)Química
    Público-alvo: 11º-12º anos;
    Atividade: Palestra e demonstração de alguns nanomateriais usados em têxteis.
    Material necessário: Requer Data-show, computador e mesa para as demostrações.
  • Uma experiência vale mais que mil imagens
    Público-alvo: 10º-12º anos;
    Atividade: Palestra e realização de experiências exploratórias.
    Material necessário: Requer Data-show, computador, retroprojetor e mesa para as demostrações.
  • Vibrações moleculares e efeito de estufa: uma perspetiva química
    Público-alvo: 9º-12º anos;
    Atividade: Palestra;
    Material necessário: Requer Data-show e computador.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2014-10-14 I  Página gerada em: 2017-03-30 às 03:42:24