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Agricultura II

Código: AGR1003     Sigla: AGR1003     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Agronomia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 3 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.

Resultados de aprendizagem e competências

- Fundamentar a integração das componentes agronómicas em projetos de arquitetura paisagista com diferentes funcionalidades (ex ornamento, recreativas…).

- Compreender as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas e produção animal e respetiva integração eficiente em projetos de arquitetura paisagista;

- Habilitar os alunos para integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura (A paisagem).

- Desenvolver uma visão integradora da agricultura na promoção de serviços ecossistémicos.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


Agricultura I

Programa

 

  1. Introdução

 

  1. Operações gerais de cultura

 

  1. Protecção de plantas
  • Conceitos fundamentais
  • Princípios e conceitos sobre infestantes
  • Sanidade do solo
  • Conceitos básicos sobre fitofarmacologia
  • Utilização, manuseamento, transporte e armazenamento de produtos fitofarmacêuticos.
  • Equipamento para a aplicação de pesticidas

 

  1. Necessidades hídricas das culturas e programação de rega
  • Conceitos básicos sobre solo, planta e atmosfera e sistemas de rega;
  • Necessidades hídricas das culturas e programação de rega baseadas em coeficientes técnicos do solo, clima e da cultura;
  • Desenvolvimento de projecto sobre programação de rega para diferentes situações tipo ao nível do sistema do sistema em diferentes escalas espaciais.

 

  1. Valorização agrícola de resíduos orgânicos
  • Fertilização organica de um solo
  • Conceitos fundamentais
  • Métodos para processamento e valorização agrícola de resíduos orgânicos.
  • Gestão de resíduos orgânicos e serviços agro-sistémicos.
  • Técnicas e prática da compostagem.

 

  1. Portugal e o seu meio rural

6.1 Sistemas de produção extensivos

6.3. Sistema de produção tradicionais: diversidade de plantas cultivadas (ecótipos) e raças de animais domésticos; a sua utilização, principais produtos, designações e serviços; paisagens agrárias.

 

  1. Agricultura em meio urbano

 

  1. Produção vegetal: viticultura, horticultura, fruticultura
  • Diversidade e sua utilização
  • Principais factores ecológicos condicionantes da produção.
  • Informação estatística a níveis regional, national e mundial sobre: área ocupada, produções, importância socio-económica e indicadores ambientais.
  • Sistemas de produção: sistema de cultura e principais práticas.

 

  1. Produção animal
  • Diversidade e sua utilização
  • Principais sistemas de produção
  • Produção animal e interação paisagista

 

Bibliografia Obrigatória

Allen RG, Pereira LS, Raes D, Smith M, ; Crop Evapotranspiration. Guidelines for Computing Crop Water Requirements., FAO Irrig. Drain. Pap. 56, FAO, Rome, 1998
Almeida, D. ; Manual de culturas hortícolas (2 volumes). , Editorial presença, Lisboa., 2006
Costa, M. S; As Bases Biológicas das Produções Animais (3 volumes), Ed. ISA/UTL−DPAA, 2002
Hartmann & Kester; Plant propagation principles and practices, Ed. Prentice Hall 8th edition, 2011
Pereira LS; Necessidades de Água e Métodos de Rega, Europa-America, Lisboa, 2004
Terrón, U; Fitotecnia. Ingeniería de la production vegetal, Ed Mundi Prensa, Espanha, 2002
Magalhães Nuno; Tratado de viticultura. ISBN: 978-972-8987-15-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Nas aulas teóricas serão expostos os conteúdos programáticos sobre a forma de slides onde a informação estará sistematizada e, sempre que possível, com recurso a exemplificação visual (fotografias, esquemas, figuras vídeos). As aulas práticas irão incluir ensaios com plantas hortícolas e florícolas em estufa (Campus de Vairão), visita de estudo a produtor de flor cortada em sistema hidropónico, aula de campo de viticultura e trabalho de análise e discussão sobre “casos de estudo reais” de explorações pecuárias e seus impactos ambientais. As aulas práticas serão intercaladas com as teóricas para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na respetiva componente teórica.

 

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuida com exame final


Condições de Frequência: Participar em 75% das aulas práticas

 

Software

crop wat

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 69,00
Trabalho de campo 17,00
Trabalho prático ou de projeto 14,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 28,00
Estudo autónomo 58,00
Trabalho de campo 14,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência


  1. Cumprimento da assiduidade conforme estabelecido no regulamento de avaliação discente (https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025), respeitando o limite máximo de faltas de 25% das aulas lecionadas.

  2. Entrega e aceitação dos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso dentro dos prazos estipulados.

  3. Estudantes que já obtiveram frequência e aprovação nos trabalhos práticos, projetos ou estudos de caso em anos anteriores (até 2 anos) serão admitidos ao exame final, sem necessidade de repetir essa componente de avaliação.

  4. Os estudantes com estatuto que permita a dispensa de assiduidade (ex. isenção de faltas), para obtenção da frequência, devem realizar os trabalhos práticos/projetos/estudos de caso previstos na UC.




 

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Exame escrito (EE) sobre a matéria lecionada.

  • Trabalho prático (TPmc): planeamento de rega


CF = (EEabp x 0,70 + TPabpx0,30) x 0,60  + EEsc x 0,20 + EEaa x 0,20



Ponderação: 60% Albano Beja (ABP), 20% Ana Aguiar (AA), Susana Carvalho (20%).


Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.


No caso de alguma das provas previstas não se realizar o seu valor percentual atribuído na classificação será adicionado ao exame escrito (EE).


Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.


 


Apenas pode ser feita melhoria nas Provas EE


 


 

Provas e trabalhos especiais

Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.

Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.

Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.

Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.

 

Observações

Acompanhamento dos alunos fora dos tempos letivos Disponibilizo todos os meus contactos (telefone, telemóvel, e e-mails) e dou autorização para me telefonarem a qualquer hora, alertando para a ponderação em função da urgência do assunto. Antes do exame, farei 1 aula de esclarecimento de dúvidas Por imperativos do ECDU, manterei um horário de assistência aos alunos fora dos tempos letivos: Horário de atendimento: quintas-feiras das 13h às 14h, Vairão.


Júri da disciplina
Mário Cunha
Albano Pereira
Ana Aguiar
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