Código: | AGR1003 | Sigla: | AGR1003 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Agronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 3 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | Regente |
Teórica: | 1,54 |
Práticas Laboratoriais: | 2,15 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,538 |
Susana Maria Pinto de Carvalho | 0,00 | ||
Ana Álvares Ribeiro Marques de Aguiar | 0,00 | ||
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 0,00 | ||
Albano Gonçalo Beja Pereira | 0,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,153 |
Susana Maria Pinto de Carvalho | 0,00 | ||
Ana Álvares Ribeiro Marques de Aguiar | 0,00 | ||
Albano Gonçalo Beja Pereira | 0,00 | ||
Mário Manuel de Miranda Furtado Campos Cunha | 0,00 |
Aplicação dos conceitos básicos de agricultura e agronomia através de uma visão integrada dos principais sistemas de produção vegetal e animal. No final desta Unidade curricular pretende-se que o aluno: 1) compreenda as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas; 2) consiga executar projectos básicos das necessidades hídricas das culturas e respectiva programação de rega, 3) conheça o processo de tomada de decisão na protecção integrada, 4) integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura.
- Fundamentar a integração das componentes agronómicas em projetos de arquitetura paisagista com diferentes funcionalidades (ex ornamento, recreativas…).
- Compreender as técnicas e práticas de intensificação utilizadas em fitotecnias especializadas e produção animal e respetiva integração eficiente em projetos de arquitetura paisagista;
- Habilitar os alunos para integrar equipas multidisciplinares para estudar problemas complexos ao nível do sistema de agricultura (A paisagem).
- Desenvolver uma visão integradora da agricultura na promoção de serviços ecossistémicos.
Agricultura I
6.1 Sistemas de produção extensivos
6.3. Sistema de produção tradicionais: diversidade de plantas cultivadas (ecótipos) e raças de animais domésticos; a sua utilização, principais produtos, designações e serviços; paisagens agrárias.
Nas aulas teóricas serão expostos os conteúdos programáticos sobre a forma de slides onde a informação estará sistematizada e, sempre que possível, com recurso a exemplificação visual (fotografias, esquemas, figuras vídeos). As aulas práticas irão incluir ensaios com plantas hortícolas e florícolas em estufa (Campus de Vairão), visita de estudo a produtor de flor cortada em sistema hidropónico, aula de campo de viticultura e trabalho de análise e discussão sobre “casos de estudo reais” de explorações pecuárias e seus impactos ambientais. As aulas práticas serão intercaladas com as teóricas para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na respetiva componente teórica.
Tipo de Avaliação: Avaliação distribuida com exame final
Condições de Frequência: Participar em 75% das aulas práticas
Designação | Peso (%) |
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Exame | 69,00 |
Trabalho de campo | 17,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 14,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 28,00 |
Estudo autónomo | 58,00 |
Trabalho de campo | 14,00 |
Total: | 100,00 |
CF = (EEabp x 0,70 + TPabpx0,30) x 0,60 + EEsc x 0,20 + EEaa x 0,20
Ponderação: 60% Albano Beja (ABP), 20% Ana Aguiar (AA), Susana Carvalho (20%).
Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.
No caso de alguma das provas previstas não se realizar o seu valor percentual atribuído na classificação será adicionado ao exame escrito (EE).
Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas.
Apenas pode ser feita melhoria nas Provas EE
Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.
Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.
Na “época de avaliação especial de conclusão de curso” e na “época de avaliação para estudantes com estatuto ou condição especial”, além do exame escrito, os estudantes deverão ser avaliados em todas as componentes previstas na "formulação de avaliação" da UC, como trabalhos práticos (TPn), projetos ou estudos de caso. Para este efeito, não poderão ser utilizados trabalhos realizados em momentos anteriores de avaliação.
Os estudantes que pretendam usufruir desta época especial de avaliação devem, após verificar a sua elegibilidade, contactar o docente da UC com, pelo menos, uma semana de antecedência em relação ao exame, para que lhes sejam fornecidos os protocolos dos TPn, projetos ou estudos de caso a realizar.
A melhoria da classificação na UC abrange todas as componentes de avaliação previstas (cf. fórmula de avaliação), além do exame escrito. Não é permitida a melhoria parcial de componentes individuais da UC. Todos os trabalhos práticos (TPn)/projetos/estudos de caso submetidos para melhoria deverão ser diferentes daqueles apresentados em momentos de avaliação anteriores, como na época normal.
Para realizar a prova de melhoria, os estudantes devem, previamente, inscrever-se na “secretaria de alunos” da FCUP.