Código: | AGR1004 | Sigla: | AGR1004 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Agronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 2 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
L:CC | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Susana Maria Pinto de Carvalho | Regente |
Teórica: | 1,61 |
Práticas Laboratoriais: | 2,07 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórica | Totais | 1 | 1,61 |
Tânia Alícia Ribeiro Fernandes | 0,00 | ||
Susana Maria Pinto de Carvalho | 0,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,07 |
Tânia Alícia Ribeiro Fernandes | 0,00 | ||
Susana Maria Pinto de Carvalho | 0,00 |
O objetivo geral desta Unidade Curricular (UC) é proporcionar conhecimentos sobre as respostas fisiológicas que determinam o desenvolvimento, resiliência e rendimento das culturas. Em particular, pretende-se dotar os estudantes de competências para:
- Compreender os mecanismos morfológicos e fisiológicos subjacentes ao crescimento, desenvolvimento e produção das culturas.
- Perceber a relevância das hormonas e dos metabolitos no desenvolvimento vegetal.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na compreensão da resposta das plantas a condições adversas, a fim de estabelecer práticas culturais ajustadas a cada cultura.
- Compreender as bases de um delineamento experimental na instalação de um ensaio de campo.
Esta UC permitirá aos estudantes adquirir conhecimentos sólidos sobre o processo fotossintético, incluindo a diferenciação entre metabolismo fotossintético em plantas C3, C4 e CAM, o processo de partição da matéria seca entre fontes e drenos, o processo de respiração celular, a relevância das hormonas e metabolitos especializados na regulação do desenvolvimento e, por último, a fisiologia do stress em plantas.
n/a
Teóricas
Práticas
Estudo do efeito da densidade de plantação no crescimento e desenvolvimento de três culturas: trigo, azevém e aveia. Instalação de um ensaio em estufa (com três réplicas) onde se pretende avaliar a performance das plantas através da determinação de diferentes parâmetros morfológicos e fisiológicos durante o ciclo produtivo. Deste modo, os estudantes participarão na preparação do ensaio desde a sementeira até à colheita, sendo que determinarão o impacto do tratamento na alturada planta, número de folhas, número de afilhamentos, taxa fotossintética, índice de área foliar, teor de clorofilas, produção de biomassa e produtividade das culturas em estudo, entre outros.
Sadras, V. O., & Calderini, D. F. (Eds.). (2021). Crop physiology: Case histories for major crops (3rd ed.). Academic Press. ISBN 978-0-12-819194-1.
Taiz, L., Zeiger, E., Møller, I. M., & Murphy, A. (2018). Fundamentals of Plant Physiology. Oxford University Press. ISBN 9781605357904.
Aulas Teóricas: exposição de temas com recurso a material de apoio multimédia.
Aulas Práticas Laboratoriais: instalação e acompanhamento de culturas agrícolas em ensaio conduzido em estufa. Utilização de equipamentos para determinação de vários parâmetros fisiológicos.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 75,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 168,00 |
Os alunos terão que ter nota mínima de 9,5 valores na componente teórica e 9,5 valores na componente prática.
Terão que frequentar 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas.
Classificação Final (CF) = Exame Final * 0,75 + relatório * 0,25
Para aprovação à U.C. a CF terá que ser igual ou superior a 9,5 valores e classificação mínima de 9,5 valores no exame final.
Os estudantes poderão optar por fazer a componente de Exame Final em duas frequências (tipicamente com cerca de metade da matéria cada). Se numa das frequências o estudante tiver uma nota inferior a 8,5 val, este fica automaticamente proposto para Exame Final. Caso isso aconteça aquando da 1ª frequência o estudante poderá fazer o Exame Final na Epoca Normal. Se acontecer na 2ª frequência, passa a ter apenas disponível o Exame de Epoca de Recurso.
Trabalhadores-estudantes poderão estar dispensados da componente de práticas laboratoriais (relatório), transitando essa componente da avaliação para a componente de "Exame Final" - desde que solicitado por escrito até ao final da 2ª semana de aulas.
Regente: Prof. Susana Carvalho
Júri da UC:
Susana Carvalho
Tânia Fernandes
Miguel Santos