Laboratório de Biotecnologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre culturas de células vegetais in vitro e aplicações práticas, nomeadamente micropropagação e transformação de plantas.
Fornecer aos alunos conhecimentos básicos de manipulação em assépsia.
Resultados de aprendizagem e competências
Após conclusão da UC, o estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer as várias técnicas de culturas in vitro, e boas praticas de manipulação in vitro
- desenvolver metodologias para o estabelecimento de culturas de células vegetais
- executar as técnicas conducentes à propagação de plantas in vitro
- transformar plantas de forma permanente ou transiente
- conhecer aplicações inovadoras das plantas na área da biotecnologia
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Noções fundamentais sobre culturas de células vegetais.
Principais meios e condições de cultura.
Utilização das culturas de células vegetais para micropropagação recorrendo a diferentes metodologias.
Transformação permanente mediada por Agrobacterium.
Expressão transiente de fusões de proteínas fluorescentes em folha de Nicotiana tabacum.
Bibliografia Obrigatória
Canhoto, J.M.; Biotecnologia Vegetal – da Clonagem de Plantas à Transformação Genética. , Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010
Chawla H. S.;
Introduction to plant biotechnology. ISBN: 978-1-57808-636-8
Neumann, K-H., Kumar, A. & Imani, J.; Plant Cell and Tissue Culture – a Tool in Biotechnology, Springer-Verlag, Berlin Heidelberg, 2009
Davies Jr FT, Geneve RL, Wilson SB; Hartmann & Kester's Plant Propagation: Principles and Practices, Pearson, 2018. ISBN: 978-0-13448-367-2
Imogen A Sparkes, John Runions, Anne Kearns & Chris Hawes; Rapid, transient expression of fluorescent fusion proteins in tobacco plants and generation of stably transformed plants, NATURE PROTOCOLS | VOL.1 NO.4, 2019-2025, 2006
Bibliografia Complementar
Caula A. Beyl;
Plant propagation concepts and laboratory exercises. ISBN: 978-1-4665-0387-8
Observações Bibliográficas
A bibliografia aconselhada encontra-se disponível na biblioteca Central da FCUP (ed. FC1). Serão ainda disponibilizados elementos complementares de estudo pelos docentes da unidade curricular.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas de índole laboratorial, proporcionando a aquisição de competências específicas, designadamente as que resultam da execução de técnicas e procedimentos inerentes às culturas in vitro e transformação de plantas.
As metodologias de ensino incluem aulas práticas laboratoriais para ilustrar os principais desafios e as soluções encontradas em temas da UC, onde os estudantes executam trabalhos práticos que lhes permitem desenvolver competências laboratoriais no âmbito das culturas in vitro e transformação de plantas. Nestas aulas, realizadas de uma forma interativa, é fornecida aos estudantes informação e todas as condições para desenvolverem atividades laboratoriais envolvendo trabalho em equipa, que contribuem para consolidar os seus conhecimentos, e desenvolverem o espírito científico através da análise e discussão dos resultados obtidos nessas atividades.
As metodologias de ensino mencionadas serão ajustadas de modo a permitir que os estudantes atinjam os objetivos da UC.Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
38,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de frequência de 75% das aulas previstas
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0,75xExame Final+0,25xApresentação Oral
Melhoria de classificação
Melhoria apenas da componente exame final (EF)
Observações
Professor Coordenador: Fernanda Fidalgo