Laboratório de Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Prática laboratorial em Física e Eletrónica.
Familiarização dos estudantes com aspectos de eletrónica e instrumentação necessários à realização de trabalho experimental, através da execução de um conjunto representativo de trabalhos de Física e Eletrónica, incluindo análise dos resultados experimentais, cálculo de erros, representação gráfica, e avaliação crítica dos resultados obtidos;
Promoção da pesquisa de informação relevante para o trabalho experimental;
Elaboração e redação de relatórios de atividades experimentais;
Desenvolvimento de competências de trabalho de grupo.
Resultados de aprendizagem e competências
Competência de execução experimental. Conhecimento dos princípios de funcionamento e utilização de instrumentos científicos. Capacidade de modelização e análise de resultados experimentais. Elaboração e escrita de relatórios de atividades experimentais.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Saber como fazer um registo dos aspetos relevantes de cada experiência em logbook e saber como preceder à respetiva análise de dados, tal como aprendido numa UC introdutória como Laboratório de Física 1 ou outra disciplina equiparável a esta.
Programa
Trabalhos práticos possíveis:
Série A
1. Circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
2. Circuitos com Díodos
3. Filtro RLC
4. Circuitos LC acoplados capacitivamente
5. Circuitos monoestável e multivibrador
6. OPAMP: montagens inversora, não-inversora e circuito diferenciador
7. Características Ic(Vce; Ib) de um transístor npn
8. Amplificador AC com transistor
Série B
1. Ressonâncias acústicas em tubos
2. Radiação térmica
3. Propagação de sinais num cabo coaxial
4. Momento magnético de espiras circulares
5. Determinação de módulos elásticos num material pelo método as vibrações de uma barra encastrada e pelo pêndulo de torsão
6. Determinação do coeficiente de viscosidade da água pela lei de Poiseuille
7. Indução magnética
8. Estudo do campo magnético criado por uma espira utilizando uma técnica de deteção síncrona
9. determinação de uma indutância e uma indutância mutua com a ponte de Anderson
Bibliografia Obrigatória
Vários; Apontamentos da disciplina de Laboratórios de Física II
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Acompanhamento na execução dos trabalhos experimentais. Verificação semanal da preparação dos trabalhos e da análise dos resultados obtidos, com registo da respetiva correção.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
0,00 |
Trabalho laboratorial |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Participação em 3/4 das aulas previstas.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série A.
Realização de 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um caderno laboratorial (Logbook) contendo a preparação, registo e análise de pelo menos 3/4 dos trabalhos da Série A e 3/4 dos trabalhos da Série B.
Apresentação de um relatório escrito de um trabalho da Série A e um outro da Série B, ambos a indicar pelo docente.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: (35%)
1 - avaliação de desempenho e respetiva evolução no laboratório: 10%
2 - Avaliação dos últimos 4 trabalhos de cada série em logbook: 25%.
Avaliação específica: (65%)
1 - Avaliação de um relatórios: 30% (um relatório sorteado para cada série, 15% cada)
2 - Prova individual de laboratório, que inclui a realização de uma experiência sorteada entre as indicadas para realização no início das aulas para cada estudante bem como breves questões sobre outros trabalhos: 35%
Para obtenção de aprovação, têm que ter uma classificação igual ou superior a 8.0 em 20 na avaliação contínua e na avaliação específica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial, recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com os docentes de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível.
Melhoria de classificação
Dada a natureza laboratorial da Unidade Curricular, só é considerada para obtenção de melhoria da classificação a componente correspondente à avaliação individual de laboratório (realização experimental e questões), na época de recurso/melhoria do mesmo ano letivo.
As outras componentes de avaliação só poderão ser objeto de melhoria no ano letivo seguinte, nos termos da alínea b do número 2 do artigo 12º do “Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular. Esta inscrição é feita no início do ano letivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.
Observações
Júri da Unidade Curricular:
Paulo Marques
Manuel Silva
Nuno Silva
Tiago Magalhães