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Análise Filogenética e Sistemática

Código: B4001     Sigla: B4001

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
E:BBC 0 PE_Bioinformática e Biologia Computacional 1 - 6 42 162
M:BBC 4 Plano estudos a partir de 2018 2 - 6 42 162
M:BGE 16 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 42 162
M:GF 0 plano de estudos do Mestrado em Genética Forense a partir de 2013_2014 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O curso tem como objectivo fornecer aos estudantes a capacidade de compreender a importância da análise filogenética nos domínios da sistemática, biologia comparativa, ciências biomédicas e conservação. Serão discutidas e comparadas as metodologias mais comummente utilizadas, bem como os princípios e filosofia de cada uma delas.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no final do curso os estudantes tenham adquirido a capacidade de analisar dados numa perspectiva filogenética, bem como poderem avaliar as diferenças entre métodos alternativos de análise. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Introdução à análise filogenética. Porque é tão importante?
Uma breve história. Desde Darwin e as primeiras “árvores”, aos debates entre as abordagens cladística vs fenética, de parsimónia vs verosimelhança, e a situação actual.

Metodologias. Máxima parsimónia, métodos baseados em distâncias (evolução mínima, neighbor-joining, e UPGMA), Máxima verosimelhança e inferências Bayesianas. Os prós e contras das diversas abordagens.

Métodos de consenso. Como combinar os diferentes tipos de informação?

Métodos de suporte. Bootstrapping, Bayesian Posterior Probabilities, Decay
Index. O que significam e como compará-los?

Filosofia. Se Popper estivesse certo, estaremos nós a dar uma orientação incorrecta?

Avaliação da relação entre a genética populacional e a reconstrução filogenética. Porquê utilizar “redes” em vez de “árvores”? A comparação das metodologias de reconstrução filogenética acima e abaixo do nível específico.

Bibliografia Obrigatória

Wiley E. O.; Phylogenetics. ISBN: 978-0-471-05975-2 (A titulo exemplificativo. Uma lista de artigos científicos será fornecida aos estudantes.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso esta organizado em aulas teóricas e práticas. Os estudantes obterão dados reais a partir do GenBank, ou outras bases de dados moleculares, que serão objecto de análise durante a componente prática. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização da componente prática e elaboração do relatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação do relatório final: 80%
Assistência e participação nas aulas: 20%

Melhoria de classificação

Não aplicável

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